bué_fish Publicado Julho 7, 2006 Publicado Julho 7, 2006 Olá pessoal, A 2ª parte do meu projecto está concluida ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=264751#264751 ) , mas para a proxima fase surgem mais duvidas. Proxima fase é o aquario mais a sump, os quais vão ser feitos na Vidromoldura. O tamanho do aquario já está defenido para 150©x60(a)x50(l) e a sump fica com 20% da capacidade do aqua (ou seja com 90lts), o que é pretendido é criar um aquario relativamente plantado e a fauna será composta por Altuns (acho que consigo arranjar), cardinais, corys, botias, ramirezis, etc... A ideia que tenho para a ligação do aquario á sump é, um furo central no vidro de tras, para levar a agua do aqua para a sump (como na imagem): da sump para o aqua será um furo numa das pontas superiores do vidro de tras, em que o tubo entra pelo furo indo até quase á frente do aqua. Esse tubo terá varios furos para a saida da agua para o aquario. A sump vai ter 5 divisões: 1ª - entrada da agua na sump 2ª - esponja + lã de vidro 3ª - termoestatos ( 2 x 200w) 4ª - cerâmicas + biobolas 5ª - bomba de retorno + CO2 A bomba de retorno é para ser a New-Jet NJ3000 http://www.animalife.com.pt/product_info.p...products_id=114 Agora as duvidas: - Será que a maneira como estou a pensar efectuar esta fase do projecto, é a correcta? ( disposição da sump e a bomba a usar) - Qual o diametro da tubagem e dos furos no aqua para a melhor circulação da agua?( isto tendo em conta a fauna e flora, assim como a bomba de retorno) Se houver algum entendido aqui da zona de Sintra que não se importe de marcar um encontro para me ajudar , senão venham dai essas respostas Citar ------------------------------- Um abraço, Nuno Ferreira
Jorge Serrenho Publicado: Julho 7, 2006 Publicado: Julho 7, 2006 Olá! o projecto está giro, da minha parte só tenho 2 comentários a fazer. 1º - o tubo de saida, do lado de fora tem de ficar com um furo no topo para evitar que vaze o aquário em caso de falha eléctrica. 2º eu alterava a posição dos termostatos da 3ª para a 4ª posição e vice versa. a bomba tem potência para o projecto (até demais), os furos eu aconselho à saida pelo menos diametro 32 (1 1/4"), não vá o diabo torcer e depois temos uma bomba e termostatos queimados... espero ter contribuido, abraços p.s. fica o convite se quiser ver a minha sump a funcionar Citar A.K.A. Kapitonio
bué_fish Publicado: Julho 7, 2006 Autor Publicado: Julho 7, 2006 obrigado pela tua ajuda Kapitonio 1º - O tubo vai leval o T na saida com abertura para cima, para desferrar quando falta a electricidade. 2º - passar os termoestatos da 3ª para a 4ª sem problemas. Quanto á bomba não sei se reparaste, mas é de fluxo regulavel. Posso por desde 1200 a 3000 lts, sem contar que como tem de subir 1,40m até á entrada do aquario, não chega com o fluxo para o qual se regular. quanto a ir a Setubal, é possivel lá mais para o final do mês, que estou de férias :D Citar ------------------------------- Um abraço, Nuno Ferreira
bué_fish Publicado: Julho 17, 2006 Autor Publicado: Julho 17, 2006 Não querendo desconfiar da informação dada pelo Kapitonio, que me tem ajudado bastante, gostaria de obter mais respostas. A sump já está em andamento e o aquario só não está por ter a duvida quanto ao diametro dos furos. Citar ------------------------------- Um abraço, Nuno Ferreira
Joao Machado Publicado: Julho 17, 2006 Publicado: Julho 17, 2006 Na minha opinião ou 1'' ou 1,5''. A mais não faz mal. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
paulo duarte Publicado: Julho 17, 2006 Publicado: Julho 17, 2006 1º - O tubo vai leval o T na saida com abertura para cima, para desferrar quando falta a electricidade. E esse sistema permite voltar a ferrar quando a electricidade voltar? Não será melhor colocar um sistema como este: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=durso Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Luís Fortunato Publicado: Julho 17, 2006 Publicado: Julho 17, 2006 Olá. E esse sistema permite voltar a ferrar quando a electricidade voltar? Se reparares, esse sistema nunca está ferrado. É como as saídas de "emergência" dos lavatórios e banheiras. Quando a água está ao nível do buraco, até podes colocar água com um balde. A água que entra, seja porque via fôr, é sempre igual à que sai... desde que o tubo esteja bem dimensionado para o caudal que se quer... Onde se deve ter mais atenção, é no retorno, pois se este for colocado submerso na água, é altamente aconselhável (se não obrigatório) a utilização de uma válvula anti-retorno. Também se pode usar o tubo submerso, e mesmo sem uma válvula de anti-retorno. Não podemos é abusar, e devemos manter o tubo de retorno/flauta perto da superfície, para mesmo havendo retorno, este ser muito pouco e não transbordar a sump. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts