Recommended Posts

Publicado

boas

tenho um nano de 100lt que em breve terá habitantes: alguns corais moles e 2/3 peixes. para o caso de ter que estar fora durante 1 semana a 15 dias como é que mantenho o aqua se não tiver alguém que possa ir a minha casa diariamente?

iluminação - ponho um temporizador

alimentação - terei que pôr um alimentador automático?

reposição de água evaporada - como é que faço?

tpas - por ex. faço um de 20% ou + antes de sair para férias?

outra hipotese, se tiver alguem que possa ir a minha casa uma vez por semana, o que posso fazer?

agradeço as vossas dicas para estas e outras situações que não me esteja a lembrar

abraço

Publicado:

eehehhe acho que um dia destes ainda alguem vai "oferecer" os seus serviços para manutenção de aquários...a um bom preço.

eu posso apenas dizer-te como eu faço...

Temporizador para as lâmpadas (tenho-o sempre, estando ou não em casa)

Alimentador Automático - Claro que sim, mas convém testares primeiro

TPA - Não são feitas nessa semana...(também uma semana não deve acontecer nada de mais)

Água que evapora (em 15 dias evapora assim tanta água de modo a teres que te preocupar com isso?)

Se tiveres alguém que vá a tua casa e perceba o que está a fazer no aquário, apenas tens que dizer obrigado.

Este é o eterno "problema" que temos, mas deixo-te mais uma sugestão: Leva o aquário contigo ehehehhe eles também merecem férias...

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

www.nelsoncarvalho.net

Publicado:

convem que alguem va a tua casa (tem que saber o que esta a fazer) nao faças TPAS nesse periodo.quanto a evaporaçao tens que saber quantos litros por dia se evaporam,no meu caso sao 4a 5 litros diarios.

nao tens ninguem que te faça esse favor? se fores de VISEU eu vou a tua casa.

comprimentos:

caramelo

Publicado:

Olá,

eu para minimizar a questão da reposição da água, tenho uma bomba peristaltica a bombar 1 l/dia de Kalk para o aquário. A minha evaporação é cerca de 1l (aquário de 120 l brutos)...é claro que tenho a ajuda de um A/C na divisão onde está o aquário.

Bruno Quinzico - The Twin

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Publicado:

Bruno

onde se vende esse tipo de bomba? como é que funciona? ela fica a trabalhar ininterruptamente e permite controlar o fluxo para o aqua?

Publicado:

Ideia maluca para o problema da reposição de água:

1- Arranjas uma bomba fraca mas compotência suficiente para te elevar a água para o aquário.

2- Arranjas 1 ou 2 garrafões de 20L ou mais de capacidade.(conforme o grau de evaporação do aquário para o tempo que estás ausente)

Metes a bomba num temporizador e vês quanto tempo ela precisa de trabalhar até repor a água evaporada por dia. Digo bomba mais fraca que encontrares mas com força suficiente para elevar a água para o aquário pois uma potente colocava a água rápidamente e o "pára" "arranca" não deve fazer muito bem á bomba e sendo uma mais fraquita sempre trabalha mais um pouco e deve sofrer menos. Se precisas de mais que um garrafão metes um T na ligação á bomba de forma que ela tenha água sempre dos dois garrafões duplicando assim a tua capacidade inicial. :x:arrow: :D

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Publicado:
onde se vende esse tipo de bomba? como é que funciona? ela fica a trabalhar ininterruptamente e permite controlar o fluxo para o aqua?

Podes ver isso em várias lojas on-line. Eu comprei a minha na www.underwater-shop.com , é uma loja portuguesa de confiança. Custam desde os 75-80€ até aos €135-€140. Elas bombam de 0.4 a 4l por hora. A Na minha (grotech), dá para regulares a quantidade de água a bombar, bem como o tempo que que bomba, o que te permite reduzir o caudal minimo (Ex: se o caudal minimo for de 0.4l, regulas a bomba para funcionar 30 min em cada hora e ficas com um "caudal" de 0.2l/h

Podes acoplar a mesma bomba a um osmoregulador, ou então fazer o que eu faço...calculei o indice de evaporação e programei a bomba para funcionar com caudal suficiente para repor a água.

Bruno Quinzico - The Twin

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com