Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Com que idade/tamanho é que se consegue saber se são macho ou fêmea? Pelo que li um das maneiras de se ver isto é que normalmente as fêmeas têm a barriga branca certo?

É que eu quando comprei o meu tentei comprar com a barriga branca mesmo por causa disto, mas até agora tinha-me parecido mais cinzenta que outra coisa... :D Daí eu ter pensado que era demasiado jovem para se poder tirar conclusões e nunca mais pensei no assunto.

Hoje sua excelência decidiu prendar-me com uma visualização à sua barriga e qual não é o meu espanto quando vejo que é completamente branca!! :) Apesar disto não sei se hei-de pensar se é "menino" ou "menina" pois acho-o demasiado pequeno para se ter certezas.

Se calhar estou para aqui a fazer uma grande confusão... :?

Alguém me pode dar uma luz sobre o assunto? :D

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Publicado:

Olá Ana.

Tudo bem que certezas só mesmo:

"Quem põe ovinhos é fêmea, quem os fertiliza é macho"

Técnicas para identificar os Hypancistrus, em particular as Queen Arabesque:

:) Bigodaça (odontes perto das guelras/opérculo, não tenho a certeza), nos machos são muito mais desenvolvidos.

:D O mesmo para os odontes do primeiro raio das barbatanas peitorais. Geralmente, os machos têm-nos mais desenvolvidos.

:D Método das caudas, aí não me atrevo a fazer juízos. Quem sabe bem é o Jacinto Silva. Creio que é um método minimamente fiável, mas é só para quem tem olho :oops: E tem de ser sempre na onda da comparação. Ou seja, com um indivíduo apenas torna-se complicado de fazer comparações.

Segundo este método, os machos têm os lóbulos da barbatana caudal mais "afiados", sendo os das fêmeas mais arredondados. Vê no tópico do Jacinto, que ele tem lá alguns exemplos.

:? Método do ventre (exclusivo, acho eu) dos Queen Arabesque. É como tu julgas. Ventre branco/liso geralmente são fêmeas. Ventre com padrão idêntico ao do resto do corpo são machos. Mas das pessoas que vejo a escreverem isto, é um método empírico... Ou seja, não afirmam a pés juntos. Lê mais aqui.

E agora seguem fotos dos meus meninos:

:arrow:Suposto Macho (segundo a descrição do Shane's World)

Queen_male_01.jpg

Foto de cima, para se ver o formato do corpo. Em indivíduos adultos também se pode distiguir assim, mas mais uma vez, só comparando, diferentes sexos.

Queen_male_02.jpg

Aqui está, o ventre deste meu suposto macho tem um padrão semelhante ao do resto do corpo.

Queen_male_03.jpg

Aqui começa o problema... :? Dos peixes que tenho cá em casa (2 por enquanto), o método das caudas e dos odontes diferem do método do ventre. Se reparares, este suposto macho não tem as barbatanas caudais a acabar "afiadas".

:arrow:Suposta Fêmea (Shane's World)

Queen_female_01.jpg

Supostamente, bate certo com a descrição de machos/fêmea Hypancistrus, pois a fêmea costuma ter o corpo mais arredondado que o do macho... mas como em tudo, isto são suposições.

Queen_female_02.jpg

Ora aqui está o ventre da "senhora"... conclusões? :roll:

Queen_female_03.jpg

Cauda... quanto mais olho... mais confuso fico :oops: Pode ser que o Jacinto passe por aqui e dê uma ajuda.

Queen_female_04.jpg

Odontes perto das guelras/opérculo (não sei o termo correcto). Segundo o Shane's World, isto é um macho, pois as fêmeas nada, ou muito pouco têm os odontes pronunciados nesta zona.

Queen_female_05.jpg

Idém, para os odontes das barbatanas peitorais...

Por isso, a minha conclusão é a mesma do início...

"Quem põe ovos é fêmea, quem os fertiliza é macho... :oops:"

É questão de tomares mais atenção nos outros factores... mas atenção, estes 2 peixes que mostro, não são do mesmo tamanho. O suposto Macho tem já uns 9-10 cm, enquanto que a suposta Fêmea tem 1-2 cm a menos.

Enfim... se algum dia vir peixotes, depois digo-te qualquer coisa :wink:

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá Luís.

Bem agora é que eu fiquei baralhada! :? Ainda para mais porque não consigo ver o meu L-260 tão bem quanto os teus (belos exemplares :shock: ). O meu está sempre bem escondido num dos cantos do aqua.

O meu é bem mais pequeno que esses calculo que tenha para aí 4 cm se tanto daí a minha dúvida da idade em que se pode ver se é macho ou fêmea. A cauda não a consigo ver que na posição em que normalmente está (meio colado a uma gruta na vertical) tem a cauda quase sempre encolhida e ainda para mais só tenho um! Não posso comparar com outros ao vivo a não ser os das fotos o que se torna ainda mais dificil! Os odontes idem... Só há um L cá em casa que sei que é macho pois tem uns odontes enormes! :shock: Parece mesmo um gato! :lol:

Só coloquei esta dúvida porque gostava de arranjar par ao meu, mas já vi que não vai ser fácil... :?

Não há também um método que tem a ver com o raio da barbatana dorsal? Ou isso é noutro tipo de L's? Acho que li qualquer coisa a esses respeito mas já não me lembro se era sobre o L-260... :shock:

Vou tentar tirar-lhe umas fotos como as tuas fora de água pode ser que ajude... Pelo menos tenho a certeza de que a barriga é branquinha.

Já agora eles tiveram muito tempo fora de água para lhes tirares as fotos? Eu uma vez consegui ter o meu L-15 assim por uns segundos na mão mas ele começou a fazer uma espécie de grunhido e eu pu-lo logo dentro de água... :shock:

Para haver reprodução destes meninos não é melhor manter-se um trio? Ou um par chega?

Peço desculpa pelo post tão longo e por "chatear" com tantas perguntas mas as dúvidas são mesmo muitas!

Cumprimentos.

(Ex-_aNa_)

Publicado:

Olá outra vez.

Ana, não chateias nada. Aliás, eu também só respondo se quiser :D

Já pedi ajuda no zebrapleco.com, e segundo eles, distinguem-nos pela barriga. Eu também os distingo assim, porque foi o método mais fácil que aprendi. Mas tal como no post anterior, se formos a conjugar com outros métodos de diferenciação, os dados são inconclusivos.

Eu de momento só tenho estes 2. A ver se no final do verão já tenho os 7 que pretendo ter, para tentar reproduzí-los.

Quanto ao teu peixe, sinceramente o que te recomendo é que o deixes estar :D O peixe ainda é pequeno, não o estejas a stressar por uma coisa, que com a idade dele é muito difícil de ajuizar.

Procupa-te por agora em mantê-lo saudável e trata de o fazeres crescer. Quando for adulto ou pré-adulto, e quiseres tentar a reprodução, aí sim preocupa-te com o sexo dele/dela.

Digo-te isto com toda a sinceridade, pois a maior parte dos Loricarídeos, só se nota o dimorfismo sexual (se for perceptível) enquanto adultos. Como tu tens um exemplar muito jovem, torna-se difícil... :)

Não há também um método que tem a ver com o raio da barbatana dorsal? Ou isso é noutro tipo de L's? Acho que li qualquer coisa a esses respeito mas já não me lembro se era sobre o L-260...

Acho que estás a fazer confusão com os Ramirezis...

Já agora eles tiveram muito tempo fora de água para lhes tirares as fotos? Eu uma vez consegui ter o meu L-15 assim por uns segundos na mão mas ele começou a fazer uma espécie de grunhido e eu pu-lo logo dentro de água... Embarassed

Isso é normal... dependendo se o peixe está muito stressado ou não... A minha suposta fêmea ontem também fez isso durante uns 5 segundos. Depois acalmou-se. Deduzo que cada peixe estivesse fora de água cerca de 1 minuto, e a cada 30 segundos fora de água, mergulhava-os dentro de água uns segundos para não se sentirem tão mal.

Estes peixes têm relatos de aguentar vários minutos fora de água. Até hoje, os únicos que não mantive fora de água na mão durante uns segundos foi o L177 (meu avatar) e o Scobinancistrus Aureatus (L14). Todos os outros já lhes fiz isso, e continuam todos vivinhos da silva...

Para haver reprodução destes meninos não é melhor manter-se um trio? Ou um par chega?

Isso não é bem assim Ana.

Há pessoas que defendem que para se tentar criar Hypancistrus, se deva ter no mínimo uns 5 peixes num aquário de 50 litros para cima. 5 peixes, em que pelo menos 2 devem ser machos, para haver macho alfa e macho beta. Supostamente isto encoraja as fêmeas a decidir-se pelo macho dominante (alfa). Mas isto não quer dizer que o macho beta não possa igualmente criar, inclusivé até ao mesmo tempo que o alfa...

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá outra vez!

Perecebeste mal... :) Eu não vou tirar o meu L-260 de propósito para ver se é macho ou fêmea! É que eu vou mudar o layout do aqua e o substracto e vou ter de o tirar de lá e assim aproveitava e tirava-lhe uma foto. Mas se é assim tão jovem não vale a pena. :D Eles demoram muitos anos a atingir a idade adulta? É que tenho o meu quase há um ano e ele não cresceu quase nada... Mas comer come que se farta! :D

Resta-me desejar-te boa sorte na reprodução destes meninos. Valem a pena o esforço! :D Quando tiveres alguns meninos avisa! :D

Quando fizer a tal mudança vou tentar fotografar os meus outros L's seguindo o teu método... Claro que é depois de eles se acalmarem.

Mais uma vez obrigada pela ajuda! :D

Cumprimentos.

5 peixes em 50 litros? Não seria melhor um aqua maior? Tipo 100 litros?

Só pergunto isto porque segundo o artigo que mostraste o aqua em que ele criou os Queen Arabesque tinha 250 litros. Assim fico com informação para o futuro. :wink:

(Ex-_aNa_)

Publicado:

Olá.

5 peixes em 50 litros? Não seria melhor um aqua maior? Tipo 100 litros?

Pois... mas não dá para mais :D

Nem toda a gente pode ter verdadeiros tanques...

Ao andar a pesquisar no www.zebrapleco.com/forum/, li que para criar hypancistrus, desde que não abuses no número de indivíduos, qualquer litragem superior a 40 litros serve...

Obviamente, que desta maneira a água fica poluída muito mais rapidamente :) Enquanto que num aquário de 250 litros, possivelmente podes alimentar muito à base de comida congelada e os nitratos não sobem muito rapidamente. No meu, para teres uma ideia, dei um cubo de bloodworms congeladas (previamente coadas), e em 2 dias os nitratos saltaram para cerca de 10 ppm :D Mesmo com (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e lemna e cladophora...

Resumindo, é possível, mas tens de tomar mais atenção às trocas de água. Eu com 8 L's de momento, faço TPA's semanais de 20 litros e os nitratos andam minimamente controlados (não sobem mais que 10 ppm).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Olá!!

Eu sei que nem toda a gente pode ter verdadeiros tanques (eu incluída!) por isso é que perguntei. :wink: É que um aqua de 50 litros ou mesmo de 80 litros é mais fácil de ter que um de 250 litros!

Calculo que seja bastante complicado de ter os parâmetros controlados. Eu tento andar sempre em cima dos meus mais por causa dos L's que outra coisa mas até hoje não tive problemas. O meu aqua também tem 150 litros e faço TPA's de 20 litros todas as semanas... E só tenho 3 L's para além dos outros habitantes claro. :wink:

Já que falo nisto lembrei-me de mais uma dúvida que tenho (parece que não se esgotam! :lol: ).

Tenho 3 L's num aqua de 150 litros e com um as medidas de 100x40 cm. Estes 3 L's um deles é adulto, um juvenil (L-260) e um quase adulto (L-15) e vou adquirir brevemente um L-106. Quantos L's mais posso ter? Eles têm todos esconderijos e nunca vi lutas entre estes 3 para além de que qualquer L que venha a adquirir no futuro será para não ter mais de 15 cm em adulto.

Senão for curiosidade a mais perguntar quantos litros tem o teu aqua de L's?

Das plantas que falaste tenho a cladophora e estou a pensar em por lemna e (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] mesmo por causa dos L's. :wink:

Mais uma vez obrigada pelos esclarecimentos. :D

(Ex-_aNa_)

Publicado:

Andava agora a fazer uma pesquisa na net e encontrei um foto de um Queen Arabesque do tamanho e com a coloração do meu.

queen_arabesque_g2450.jpg

Ainda é muito pequeno não é? :wink:

Não posso por o autor da foto porque o site está numa língua que não percebo nem conheço. :wink: Espero que não haja problema de a estar a por aqui mas é só a título de exemplo. :wink:

Cumprimentos!

(Ex-_aNa_)

Publicado:

Olá mais uma vez.

Tenho 3 L's num aqua de 150 litros e com um as medidas de 100x40 cm. Estes 3 L's um deles é adulto, um juvenil (L-260) e um quase adulto (L-15) e vou adquirir brevemente um L-106. Quantos L's mais posso ter? Eles têm todos esconderijos e nunca vi lutas entre estes 3 para além de que qualquer L que venha a adquirir no futuro será para não ter mais de 15 cm em adulto.

Ana, quanto a isso tu saberás responder melhor que eu...

Se os teus peixes se sentem bem, não andam à bulha, mesmo de noite, acho muito bem. Para teres uma ideia, eu tenho de momento 8 L's num aquário de 60*30*35 (63 litros teóricos).

Obviamente, que de vez em quando há umas escaramuças, mas isso é normal. Na minha opinião, o mais importante é haver esconderijos para toda a gente e comida para toda a gente. Com isto não quero dizer que deite 20 pastilhas de fundo de cada vez que dou comida...

E claro está, evitar peixes que não fiquem muito grandes para o nosso aquário. Pseudacanthicus, Gibbiceps, Hipostumus, etc... são peixes que ficam enormes... mesmo em aquário pequenos.

Tirando isso, alimentar bem (que não é o mesmo que alimentar muito) e tentar ter condições de água boas para eles.

Assusta-te, ou não, este rapaz tem posturas bem sucedidas num aquário de 18 litros, se bem que são só 2 peixes (aqui):

ad23a787.jpg

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Olá.

Ana, isso não me parece ser uma Queen :wink: pelo menos como eu as conheço. Mas essa mesma foto está na Ficha desse peixe aqui do Fórum.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9839

O problema é que aparecem vários "tipos" de Queen Arabesque em fotos da net. Tanto com as riscas grandes (nessa foto que mostras) como com ricas mais pequenas (o caso das minhas).

L260.jpg

Transfish.de

L260.jpg

Israquarium

http://www.planetcatfish.com/catelog/speci...?species_id=229

Etc...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Olá de novo!!

Pelo que dizes parece que tenho as condições reunidas para ter mais L's como eu pensava. :wink: Obrigada pelas dicas. E eu não dou muita comida ao contrário da maioria das pessoas... Deito o suficiente para cada um e vejo se eles comem. :wink: E tento sempre escolher espécies que não cresçam mais do que 15 cm como disse. Só perguntei isto porque adoro L's e há tantos que eu gostaria de ter! :lol: Mas claro que nunca os teria senão lhes conseguisse dar as condições certas daí só adquir L's quando os outros estão perfeitamente ambientados e a "sentir-se em casa", o que normalmente acontece com uns quantos meses ou mais de espaçamento.

Por acaso não me assustei só mostra que com as condições certas tudo se consegue. :wink:

Eu tenho mesmo que arranjar fotos da minha Queen... :? É que agora estive a olhar para ela com atenção (ainda levou o seu tempo que ela quando me vê recolhe-se sempre para passado um bocado voltar) e as riscas não são tão grossas como as da foto que postei mas também ainda não são tão finas quanto as tuas. :? Terá a ver com a idade? Quanto mais novas são mais grossas são as riscas e quanto mais velhas mais finas? Ou será ao contrário? :? Já não sei e estou a ficar bastante baralhada.

Cumprimentos e obrigada por tudo. :D

(Ex-_aNa_)

• 1 mês depois...
Publicado:

Luiggi coitado do bicho!! Esmagas o gajo assim. A regra da côr das barrigas infelizmente não é factor determinante na identificação de macho e fêmea. Como te disse adquiri uma totalmente brnaca na barriga que ao fim duns tempos se revelou um macho. O método da cauda desconhecia completamente, primeira vez que li. O metodo mais certo é mesmo os odontes ""farfalhudos"" lol, que os machos possuem.

Ps : Ve la se das de comer ao gajo, que ele parece que tem o estômago colado as costas hehe, não sejas forreta. Os meus é o contrário, até faz bola, e já não papam pastilhas há muito mesmo, deve ser da papinha dos discos só pode, tão gordos e não fazem exercicio, lol. Quando quizeres oa machos avisa

:)

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Oi.

Andas a desenterrar tópicos? :D

Ve la se das de comer ao gajo, que ele parece que tem o estômago colado as costas hehe, não sejas forreta.Ve la se das de comer ao gajo, que ele parece que tem o estômago colado as costas hehe, não sejas forreta.

:shock: Pois... peixe comprado há pouco tempo... de loja. Normal que venha faminto. E o gajo até me assustou uma beca. Nunca o via a comer. Só quando o vi a (palavra censurada) (pardon my french) é que fiquei mais aliviado por saber que comia bowdown

Gracias... a ver se lá para o final do mês tratamos disso, que agora anda complicado.

Abraço.

Luís Fortunato

Publicado:

tranquilo :D inda bem que já ta comer :shock:

Não tenho tido mto tempo para andar nestas bandas, agora é que vi estas coisas interessantes de se comentar heheh.

bowdown

Pic_652_1.jpg