JCJ Publicado Julho 5, 2006 Publicado Julho 5, 2006 Após a dolorosa derrota de PORTUGAL (e a horrorosa exibição do sr. árbitro)decidi por aqui o meu aquario com 2 semanas de vida (fotos brevemente disponíveis) Volume: 45x35x30 – 30 litros (reais) Rocha Viva + Morta: +/- 6 kg Substrato: Média 3 cm Iluminação: 2 PC (24w e 14 w) é pouco, não? Circulação: 1 bomba de 1000 l/h Aquecimento: 50W Refrigeração: Ventoinha comprada numa loja chinesa. Escumador: Berlin air-lift 60 Fauna : um eremita que veio com a pouca rocha viva que comprei O melhor do aquario é o preço reduzido, pois foi quase tudo recebido de graça Estou aberto a sugestões obrigado, JCJ Citar
Marco P Fonseca Publicado: Julho 5, 2006 Publicado: Julho 5, 2006 Após a dolorosa derrota de PORTUGAL (e a horrorosa exibição do sr. árbitro)decidi por aqui o meu aquario com 2 semanas de vida ... fizeste tu muito bem! O melhor do aquario é o preço reduzido, pois foi quase tudo recebido de graça Estou aberto a sugestões então aqui vai disto: Volume: 45x35x30 – 30 litros (reais) E um volume de água muito pequeno, prepara-te porque dá trabalho. Iluminação: 2 PC (24w e 14 w) é pouco, não? Depende do que pretenderes manter, para corais moles serve 1W por litro (estas dentro da média), se fores pros duros terás que subir a fasquia. Circulação: 1 bomba de 1000 l/h A circulação (1000 l/h) é ideal só que deveria ser repartida pelo menos por duas bombas de 500 l/h e se possivel direccionar o fluxo um contra o outro de maneira a provocar correntes aleatórias e não uma corrente unidireccional que te vai fazer os corais penderem todos para o mesmo lado. Escumador: Berlin air-lift 60 Não sou contra e vai do gosto de cada um, mas como é que vais conseguir disfarçar um air-lift 60 num aquário tão pequeno, se é que importas com a estética é claro? JC, já reparei que só tems 13 anos mas estas motivado neste teu novo projecto e a melhor sujestão que te posso dar é PACIÊNCIA, muita calma com isso porque os erros com nanos pagam-se caros. Fica bem. -------------- M.P Fonseca Citar
JCJ Publicado: Julho 6, 2006 Autor Publicado: Julho 6, 2006 Em relação à circulação, vou mudá-la neste fim-de-semana, a iluminação vou manter (o meu orçamento não é assim muito elevado) o escumador não fica assim tão mal, e o que me preocupa mais é a saúde dos seres vivos, finalmente a paciência.... bom esta não vai faltar! Só uma pergunta... que suplementos devo usar? Citar
Luis Rosa Publicado: Julho 6, 2006 Publicado: Julho 6, 2006 Suplementos? So te digo, agua do mar, mudas de agua, comidas variadas, corrente e luz são a chave Cumps Citar [Clickable]
JCJ Publicado: Julho 6, 2006 Autor Publicado: Julho 6, 2006 se calhar vou seguir o conselho.... eu também acho que um aquário saudável é aquele sem químicos produzidos pelo homem.... Contudo não sei é a melhor escolha. Vou pedir um segundo conselho Citar
JCJ Publicado: Julho 6, 2006 Autor Publicado: Julho 6, 2006 Quantas gramas de kalk devo por para 1,5 l de água? Citar
JCJ Publicado: Julho 6, 2006 Autor Publicado: Julho 6, 2006 E já agora... Devo mesmo usar kalk? Citar
Marco P Fonseca Publicado: Julho 7, 2006 Publicado: Julho 7, 2006 .... eu também acho que um aquário saudável é aquele sem químicos produzidos pelo homem.... Olá JC! Concordo contigo mas o problema é que a água do mar dos nossos locais de recolha não têm as mesmas características das águas tropicais e é necessário ajustar valores como a salinidade, pH, Kh e o Ca. E já agora... Devo mesmo usar kalk? A calk ajuda a manter a reserva alcalina e os valores de cálcio para alem de precipitar os fosfatos e estabilizar o pH, portanto só te trás vantagens, terás é de ter cuidado ao adiciona-la ao aquário (pingo a pingo durante a noite). Citar
Quinzico_The_Twin Publicado: Julho 7, 2006 Publicado: Julho 7, 2006 Olá, para fazeres Kalk saturado junta 1 colher de chá por cada 5 litros. O ideal seria teres uma bomba para misturar a kalk, e não te esqueças que durante a mistura, a solução não deve entrar em contacto com o ar (não utilizes um balde para fazer a mistura...é preferivel fazê-la num garrafão. Quando utilizares a Kalk atenção às quantidades, para não te acontecer o que te aconteceu ao Marco, que repunha TODA a água que se evaporava com kalk...depois acabou com um uma sopa alcalina no akuário...coloca kalk 2 vezes por semana e vai testando. Coloca Kalk logo desde o inicio. Um abraço Citar Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
JCJ Publicado: Julho 7, 2006 Autor Publicado: Julho 7, 2006 ok, obrigado! vou seguir os conselhos Citar
JCJ Publicado: Julho 7, 2006 Autor Publicado: Julho 7, 2006 Já estou a adicional kalk (uma garrafa de 1.5 l com sistema "pinga-pinga") Para a semana meto umas fotos, tenho de pedir uma maquina fotografica... Citar
Peixe_soluvel Publicado: Julho 8, 2006 Publicado: Julho 8, 2006 Mete fotos, Rapaz! Citar Este planeta não é nosso, foi-nos emprestado pelos nossos filhos!
JCJ Publicado: Julho 9, 2006 Autor Publicado: Julho 9, 2006 Boas... Hoje foi dia de "pesca" nas poças do cabo razo. Apanhei camarões (daqueles incolores), uns caranguejos (que não excedem 1 cm), umas lapas, mexilhões uns bichos que parecem turbo snails e até umas algas. Agora só preciso de saber os seres que posso pôr no aquário e os que devolvo ao mar... Já agora, onde é que se apanham eremitas? Citar
JCJ Publicado: Julho 9, 2006 Autor Publicado: Julho 9, 2006 esqueci-me de dizer : amanhã devo conseguir postar fotos Citar
Marco P Fonseca Publicado: Julho 9, 2006 Publicado: Julho 9, 2006 Após a dolorosa derrota de PORTUGAL ...decidi por aqui o meu aquario com 2 semanas de vida... DUAS SEMANAS... Agora só preciso de saber os seres que posso pôr no aquário e os que devolvo ao mar... Devolve-os todos!! Citar
JCJ Publicado: Julho 10, 2006 Autor Publicado: Julho 10, 2006 na altura tinha 2 semanas e meia. agora tem 3 Citar
JCJ Publicado: Julho 10, 2006 Autor Publicado: Julho 10, 2006 Consegui as primeiras fotos ( embora a máquina e o fotógrafo sejam muito maus). Citar
Paulinho Publicado: Julho 10, 2006 Publicado: Julho 10, 2006 Após a dolorosa derrota de PORTUGAL ...decidi por aqui o meu aquario com 2 semanas de vida... DUAS SEMANAS... Agora só preciso de saber os seres que posso pôr no aquário e os que devolvo ao mar... Devolve-os todos!! :D :D :D LOL :D :D :D Eu ainda não estou muito familiarizado com os aquas de agua salgada, mas pelo que vejo por ai, 3 semanas é mesmo MUITO cedo para colocares qualquer ser vivo ai. Corrigem-me se estiver errado. Cumps Citar "The Black Ocean" - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44358 Paulo Santos - http://pauloxantox.no.sapo.pt P&T Modding - http://ptmodding.no.sapo.pt
JCJ Publicado: Julho 10, 2006 Autor Publicado: Julho 10, 2006 Alguém sabe como é que se utiliza o teste de kh da sera? Perdi as instruções.... Citar
mr.p Publicado: Julho 11, 2006 Publicado: Julho 11, 2006 Alguém sabe como é que se utiliza o teste de kh da sera? Perdi as instruções.... Lavas a proveta com água que vais medir. Seguidamente metes 5ml de água, pegas no reagente e colocas gotas até o fluido passar de azul, até amarelo. O número de gotas que deitas-te corresponde ao valor da kH. Espero ter ajudado, Pedro Pinheiro Citar
JCJ Publicado: Julho 11, 2006 Autor Publicado: Julho 11, 2006 Desculpem lá o xato do puto (eu), mas pelos vistos a minha empregada decidiu deitar as instruções dos meus testes para o lixo .... Agora precisava de saber como utilizar o teste de NO2 da sera e de Ca da nutrafin. Alguma alma generosa que me possa ajudar? Citar
JCJ Publicado: Julho 11, 2006 Autor Publicado: Julho 11, 2006 Aproveito para perguntar qual o kh ideal para um nano que só irá ter corais moles e um peixito? Citar
Duarte Conceição Publicado: Julho 13, 2006 Publicado: Julho 13, 2006 Boas. O kH dito ideal para um aquário de recife situa-se entre os 8 e os 12ºdKH. Cumps DC Citar
JCJ Publicado: Julho 20, 2006 Autor Publicado: Julho 20, 2006 tenho algumas actualizações: iluminação - 2 pc de 24w (6500 K + 14000 K). Rocha viva - Mais cerca de meio kilo - disposição das rochas muito modificada. 2 "caracóis" da nossa costa Uma muda de coral (não sei como se chama, os nomes ainda não estão interiorizados - desculpem a ignorância) Parâmetros da água - Amonia – 0 - Nitritos- 0 - Nitratos – 10 mg /l - kH – 8 - PH – 8,3 - Cálcio - 400 mg/l - Densidade - 1,024 Citar
Recommended Posts