ccdsantos Publicado Julho 5, 2006 Publicado Julho 5, 2006 Boas, Peço a vossa ajuda e opinião sobre o analisador permanente de PH da aquamas ligado ao CO2, é que estou a pensar comprar mas antes gostava da opinião de quem já tem e utiliza, quantas vezes por mês calibra, funciona bem? oscila muito o ph de noite qd a valvula desliga o CO2? e tudo o mais que me puderem transmitir. Obrigado, Carlos Santos. Citar
ccdsantos Publicado: Julho 7, 2006 Autor Publicado: Julho 7, 2006 Ninguém tem analisador de PH permanente ligado ao CO2? Citar
Bruno Nogueira Publicado: Julho 7, 2006 Publicado: Julho 7, 2006 Pelos vistos não... No entanto existe uma loja perto Oeiras que se chama Aquamagia, fica em Sto Amaro de Oeiras. Já lá vi esse artigo à venda e por curiosidade até perguntei algumas coisas sobre o seu funcionamento, mas sinceramente não me lembro. Quando me apercebi do preço criei um bloqueio mental... :D Experimenta dar lá um salto, eles são bastante prestáveis. Fica bem. PS: Quando souberes partilha aqui, é sempre interessante aprender. Citar Bruno Nogueira
Jose Ferraz Publicado: Julho 7, 2006 Publicado: Julho 7, 2006 Olá Carlos, Eu possuo um medidor de CO2 da JBL (e há pessoal por aqui que também tem, pelo que vejo nas fotos dos aquários deles ). Relativamente ao funcionamento do medidor, posso dizer que estou satisfeito com ele. O medidor efectua determinações de pH numa faixa que se considera segura para os peixes e adequada para as plantas (se não estou em erro entre 6,5 e 7,2, como guio-me pela cor de momento não posso confirmar com exactidão). Como a concentração de CO2 é definida pelo pH não podem existir alterações à concentração carbonatada, como por exemplo filtragem com turfa, ou existir compostos que alterem o pH sem ser a adição de CO2. Relativamente às supostas "calibrações", deve-se mudar a solução de medição sempre que se efectua uma TPA, pois a água do aquário vai-se alterar e a medição deixa de corresponder à realidade. Durante a noite, como no meu caso por vezes (ou muitas vezes!! :D ) esqueço-me de parar o fornecimento de CO2, ocorre uma ligeira acidificação da água devido ao aumento da concentração de CO2, mas se parares o fornecimento o valor de pH não se altera pois as plantas produzem CO2 durante a noite. Se tiveres mais dúvidas, cá estamos para responder, José Carlos Citar
Luís Fortunato Publicado: Julho 7, 2006 Publicado: Julho 7, 2006 Olá. Como a concentração de CO2 é definida pelo pH não podem existir alterações à concentração carbonatada, como por exemplo filtragem com turfa, ou existir compostos que alterem o pH sem ser a adição de CO2. O que queres dizer com isso? Que o KH não interfere na concentração de CO2 dissolvido, independentemente do pH? Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts