Recommended Posts

Publicado

Olá a todos, neste momento tenho um aquario de 200lt, com 210w de luz (4 x 30wt T8 e economizadoras 2 x 30wt day light 6500k e duas de 15 day light 6500k), é um super plantado com tapete de glossostigma, riccia e mais algumas especies, quero alterar a calha e colocar T5, visto querer substituir o tapete, quantos wts colocar? As plantas que pretendo colocar são: Eleocharis "minima", paletes de Anubias (ja tenho), musgo de Java (já tenho presa nos troncos), Microsorium e mais uma ou outra especie que não me recordo do nome, acham de 2 - T5 de 54w chegam, ou pelo sim pelo não sera melhor 2x 54 + 2 x 24 ou 4 x 39? (assim talvez possa deixar a Riccia presa a trocos em algumas partes ou ate por uma plantinha vermelha :twisted: ) Digam la a vossas opiniões e ja agora podem opinar sobre algumas plantas. :twisted:

Abraço

Publicado:

Ninguem opina? Va lá...

Abraço

Publicado:

Boas!

A iluminação é um assunto que depende de vários factores tais como o volume de água, a altura da coluna de água, o tipo de plantas e o tipo de lampadas. No caso especifico que referes penso que os 2 x 54 w sejam suficientes, pois anúbias e fetos são plantas pouco exigentes em termos de potência. O que eu acho que devias fazer era combinar lampadas de diferentes espectros, tipo: 1 x 54 de 6500 k e outra de 7000 ou 8000... Desta forma conseguias um espectro total mais abrangente. Se pretendes manter um tapete talvez seha necessário mais potência embora a Eleocharis "minima" não requeira muita potência....

Vamos esperar pelo opinião dos masters...

Publicado:

Pelos vistos ta tudo de ferias, so opina um ou dois, abraço a todos e obrigado