Oshum Publicado Julho 3, 2006 Publicado Julho 3, 2006 Olá a todos! Estava eu contemplar o meu confuso "bosque aquatico" quando me deparei com cerca de 15/20 ovos amarelados com cerca de 1mm e uma camada semi-transparente a envolve-los perto da zona de corrente...de quem serão? Tenho corydoras aeneus, dois ancistrus (muito jovens), tetra neon azul/rosa e poecilia wingei(destes não são)...Ah, também poderão ser de caracois "praga"....mas espero que não. Obrigado desde já...peço desculpa caso este não seja o sitio indicado mas não sabia onde meter o tópico. Beijinhos Xana Vânia Santos
MotarSolitario Publicado: Julho 3, 2006 Publicado: Julho 3, 2006 Xana parece-me que sejam ovos dos caracois, mas sem ver e muito dificil ter certesas. O que for logo se revelara.
Oshum Publicado: Julho 4, 2006 Autor Publicado: Julho 4, 2006 Obrigado Bruno. E eu a pensar que teria netos de outras espécies... Talvez a foto ajude...não que esteja muito boa mas semrpe dá para ter noção.... http://alexifiles.no.sapo.pt/aquario/novas...macro%20004.jpg Será mesmo?...lol.... Vânia Santos
Joaoavo Publicado: Julho 4, 2006 Publicado: Julho 4, 2006 Sao das corys. Os caracóis preferem zonas com pouca corrente. Os ovos dos caracóis ficam-se pelas decimas de milimetro cobertas por uma massa gelatinosa que tem mais volume que os proprios ovos. João AvóO meu blog - Naturescaping
Oshum Publicado: Julho 4, 2006 Autor Publicado: Julho 4, 2006 Pois, foi realmente a primeira coisa que me ocorreu porque os ovos de caracol também não iam aparecer assim de um dia para o outro de forma visivel. Li entretanto que devo meter os ovos em maternidade....coisa que sou completamente contra...é mesmo necessário? não sei se a fauna que tenho terá tendência para comer os ovos mas.... Aguardo novas instruções aqui para não ter que duplicar tópicos. Obrigado novamente. Vânia Santos
Cyprinodon Publicado: Julho 5, 2006 Publicado: Julho 5, 2006 Olá Xana, A mim também me parecerem ovos de caracóis mas a foto não é muito clara. A única espécie que comigo se reproduziu foi a Corydoras paleatus e os ovos não eram nada assim, contudo não posso afirmar que não sejam de Corydoras aneus. Os de C. paleatus são de facto envolvidos por uma membrana mas cada ovo é independente, ( muito embora por vezes sejam depositados em pequenos grupos mas mais separados uns dos outros ). Que espécie de caracóis tens na fauna desse aquário ? Se os peixes ainda não danificaram os ovos é porque provavelmente são mesmo dos caracóis, caso contrário fica atenta pois na fase final poderás aperceber-te dos peixinhos lá dentro. Os mais directos “ consumidores “ dos peixinhos recém eclodidos seriam em primeiro lugar os Tetras Néon e eventualmente a seguir os Endler. Com as minhas melhores saudações Miguel Andrade http://www.viviparos.com
Oshum Publicado: Julho 5, 2006 Autor Publicado: Julho 5, 2006 Obrigado desde já.... Miguel, os caracois em questão são aquelas tipicas pragas que vêm com as plantas....contudo, acho os ovos muito grandes para terem sido deles e terem aparecido de um dia para o outro...hoje noto uma zona mais escura nos ovos e alguns parecem abertos...é dificil de ver e pode ser impressão, não sei. Cá espero...depois digo-vos qualquer coisa....se fossem corys... era só bébés! Beijinhos Vânia Santos
Recommended Posts