Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho dois casais de discus um com cerca de 13 posturas outro fez agora a terceira, como ambos sempre comeram as posturas aceitei a sugestão de colocar uma rede a proteger a postura.

O que aconteceu é que ambos os casais automaticamente afastaram-se dos cones e é como se não fosse nada com eles.

Alguém me pode esclarecer acerca do que se poderá vir a passar ou como devo proceder no fututro.

Abraços,

Luis

Publicado:

Olá Luís,

Realmente também já vi muitos casais com redes á volta dos cones para protejer os ovos dos pais, mas nunca os experimentei.

Diz-me só uma coisa, os casais estaam juntos??

Que tipod eaquário tens para os casais??

Quais os parametros da água??

Nuno Silva

Publicado:

Boas Nuno,

Estão em aquários separados de 60x45x45.

ph 6.8, kh 3, gh 6 e nitritos, nitratos e amónia 0.

De qualquer modo durante esta noite conseguiram tirar as redes, talvez não estivessem bem fixas, e mais uma vez comeram os ovos.

Abraços,

Luis

Publicado:

Olá Luís,

Sabes uma coisa??

Paciencia meu amigo, paciencia.

É mesmo assim, o mais dificil já tu fizeste que foi conseguir uma água onde eles desovam, agora paciencia??

Só uma pergunta tens a certeza que são casais???

Nuno Silva

Publicado:

Oi Nuno,

Quanto ao casal mais recente tenho pois o macho já foi bem sucedido com outra fêmea.

Quanto ao outro não o posso afirmar com certeza pois o máximo que os ovos duraram foi 48 horas, mas sem fungarem ou outros sintomas de não estarem fertelizados, mas como disse nunca vi alevins neste caso.

Abraço

Luis

Publicado:
Boas Nuno,

De qualquer modo durante esta noite conseguiram tirar as redes, talvez não estivessem bem fixas, e mais uma vez comeram os ovos.

Abraços,

Luis

Tens de montar uma rede "indesmontável! :twisted:

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:
Boas Nuno,

Abraços,

Luis

Tens de montar uma rede "indesmontável! :twisted:

JPM

"A Àgua continua Viva!"

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá

Baixa a temperatura para os 27 ou 28 graus. Quando a temperatura é alta nos aquarios de reprodução a tendencia normal é mesmo esta. Para faze-los crescer sobe depois para os 29 ou 30 graus.

Publicado:

oi Miguel,

Obg é o que farei, pois eu tb costumo passar por um forum americano (simply discus) onde num dos tópicos os menbros deram essas temperaturas como as que usam para criação.

abraço,

Luis

Publicado:

Boa tarde.

Na minha opinião a temperatura ideal é entre 28/29º.

No entanto, por experiencia própria, as temperaturas superiores, 30º, não têm "grande" influencia no comportamento dos papás.

Noto sim uma maior taxa de "imperfeições" nos bébés e alguma fragilidade nos mesmos, motivada pela "aceleração" de crescimento/desenvolvimento provocada pela temperatura.

Já fui bem sucedido com criações a 32º.

A questão da rede "indesmontavel" é pertinente pois assim os papás comerem os ovos NÃO :lol: o que nos permite, pelo menos tirar conclusões: nasceram são casal, etc...

Cumpts. aos intervenientes.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas.

E isso pode ter a ver com uma postura do meu casal mais recente, um segundo casal de turquesas vermelhos, estes ainda só tiveram duas posturas, uma no comunitário e outra muito recente num aquário próprio.

Nesta segunda os ovos só foram comidos nas últimas horas e depois de terem aparecido com a sua cor âmbar mas com um esbranquiçado interior ( não eram fungos penso é que não foram fertilizados ou então foram cozidos :lol: ) eu agora já diminui a corrente de água, diminui um pouco a temperatura, apesar do temperatura ambiente não ajudar.

Quanto à rede vou insistir com ela no meu casal mais antigo. Que já tera feito cerca de 15 posturas sempre a come-las entre as 24h e as 36h.

Obg, abraço,

Luis

Publicado:

Boas.

Os papás podem estar a fazer tudo bem...ou seja:

O instinto manda-os comer todos os ovos brancos.

Se eles o fazem tudo bem! :D

A questão que tens de deslindar, e para isso a rede é um "must", é o porquê dos ovos ficarem brancos.

Será que são mesmo casal?

Será que não há muita "turbulencia" no momento da fertilização?

Será que os parametros da àgua são correctos? :? (eu baixava kh e gh um bocadinho).

"Bota" aí mais informação! :lol:

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas João,

Fui medir agora os parametros deste aqua e são os seguintes

ph 6,5

tive, de dia 4 para hoje, uma queda do valor de kh de 1,12 para 0, penso eu, pois o liquido de teste nem vai ao azul ficando directamente amarelo

o gh é o mesmo 6,72

Amónia e nitritos 0, nitratos talvez 10ppm, talvez 20ppm é-me dificil distinguir a cor.

No aqua do casal menos recente de turquezas (tem 4 posturas)

ph 6,5

aconteceu o mesmo neste aqua com o kh

gh 5,6 era 4,48

amónia, nitritos, nitrtos o mesmo

temperatura 29º em ambos, eu tenho so termostatos a 28 mas ela não desce, está calor.

a diferença no gh pode dever-se ao facto de eu ter alguns grãos de um areão um pouco calcário no fundo do aqua e a dissolução não ser a mesma, ou à agua das tpa's não ter exactamente a mesma quantidade

de minerais.

Luis

Publicado:

Boas.

Agora tens de ver se nascem peixinhos.

De todas as formas o Gh é um bocadinho alto.

Um abraço.

JPM

"A Àgua continua Viva!"