bokasanta Publicado Julho 1, 2006 Publicado Julho 1, 2006 Boas montei um aquário, á cerca de 1 mês e meio. E quando introduzi as plantas achei muita graça porque junto vinha um caracol. Agora passado este tempo, já contabilizo 6 caracois e todos muito bem desenvolvidos e a minha pergunta é esta: Isto poderá representar algum tipo de ameaça ao equilibrio do aquário, do tipo virar uma praga de caracois? Se sim existe algum metodo para evitar isto ou basta tirá-los á mão? A minha segunda pergunta é relacionada com o aparecimento, no vidro do aquário junto ao areão e em vários locais, de uma substancia gelatinosa envolvendo um número enorme de pequenas bolas parecendo ovos. Se forem ovos serão dos caracois ou dos neons? Já agora uma ultima questão relacionada com os caracois. Eles comem as plantas aquáticas? Obrigado Citar
Marco P Fonseca Publicado: Julho 2, 2006 Publicado: Julho 2, 2006 Modo pesquisar.... geralmente estão lá as respostas as nossas duvidas! por exemplo... http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=37531 Citar
albertosantos Publicado: Julho 2, 2006 Publicado: Julho 2, 2006 Boas, meia duzia de caracois não faz mal e até ajuda a combater algumas algas, mas se não forem controlados torna-se uma praga de dezenas ou centenas, o melhor, para não usar quimicos, é colocar botias palhaço. Um abraço Citar Cumprimentos Alberto Santos
bokasanta Publicado: Julho 2, 2006 Autor Publicado: Julho 2, 2006 Obrigado pelas dicas, realmente foi uma falha minha não ter usado a pesquisa. Citar
Tiago do Vale Publicado: Julho 2, 2006 Publicado: Julho 2, 2006 Só se transformam numa praga ser houver um grande desequilíbrio no aquário: muitas algas ou alimentação em excesso para os peixes. Citar
Piscis Publicado: Julho 9, 2006 Publicado: Julho 9, 2006 Se vires que estão a tornar-se mesmo uma praga e a comerem-te as plantas, já li algures que metendo uma folha de alface pendurada no aqua durante a noite, ao outro dia de manhã muitos deles estarão lá pendurados Depois é só deitares fora. No meu caso, tenho apenas alguns que nem extermino exactamente por causa das algas. Mas, para controlar a população, como não tenho botias, um ou outro que eu apanhe a jeito à tona de água esmago-o com o dedo contra o vidro Os meus escalares adoram! Citar "No fundo do mar há brancos pavores, Onde as plantas são animais E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen
ricardo gomes Publicado: Julho 9, 2006 Publicado: Julho 9, 2006 eu quero ter pragas... e não tenho já pensei em pedir numa loja esses caracois... eles não veem... se veem não se reproduzem... nunca vi nenhum... não tenho algas... Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Piscis Publicado: Julho 10, 2006 Publicado: Julho 10, 2006 LOL vais à FishPlanet em Benfica foi lá que consegui a minha criação particular Comprei lá umas plantas que vinham cravadas deles na espuma que vem a envolver as raízes. Lavei e voltei a lavar para os tirar mas mesmo assim parece que não o suficiente. Agora tenho uns belos exemplares bem gordinhos Citar "No fundo do mar há brancos pavores, Onde as plantas são animais E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen
Luís Fortunato Publicado: Julho 10, 2006 Publicado: Julho 10, 2006 Olá. Ricardo, se quiseres eu tenho cá ao pontapé. Envio-te uns 30-40 de Physias e Planorbis. Planorbis Physia Para teres uma ideia, eles estão em cima de um cartão da vodafone, de tamanho idêntico a um cartão multibanco. Mas estes que mostro aqui, são já dos maiores. A enviar-te são animais de 2-3 mm cada. Eu ofereço-tos, basta pagares-me os portes do correio. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
krushandkill Publicado: Julho 11, 2006 Publicado: Julho 11, 2006 Eu também ivanpantz, eu!!!! Os meus Botias palhaço acabaram com todos os caracóis do meu aqua, andavam a fazer um bom trabalhinho, mas foram comidos... Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
ricardo gomes Publicado: Julho 11, 2006 Publicado: Julho 11, 2006 isso é nojento xD... isso come algas? ou vira-se para as plantas? criam? Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Pedro Almeida Publicado: Julho 11, 2006 Publicado: Julho 11, 2006 os caracois sao pragas, no entanto se controladas são benéficos para as algas, acho que depende da especie, por norma comem algas, mas também podem petiscar uma plantas, mas la esta, os que petiscam plantas sao algumas especies! no meu futuro aqua, vou po-lo a ciclar com umas ampularias! os phisias são pragas, e nunc amorrem no meu nano que est ainactivo a meses, isto parece mais um charco de M@£§€6 que outra coisa :D eles continuam vivinhos Citar Abraço Pedro M. Leal de Almeida - Design e Ilustração -[b] www.simcreative.blogspot.com[/b]
Luís Fortunato Publicado: Julho 11, 2006 Publicado: Julho 11, 2006 Olá. isso é nojento xD... isso come algas? ou vira-se para as plantas? criam? Eu não te percebo... primeiro dizes que queres. Agora chamas-lhes nojentos? Em que é que ficamos? Sim, comem algas, se bem que para mim há maneiras melhores de evitar algas. Não comem plantas. As únicas plantas que comem, são só as que já estão mortas. Não sei se criam... eu comprei 100 caracóis destes e agora estou a oferecê-los... O que é que achas? Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Pedro Almeida Publicado: Julho 11, 2006 Publicado: Julho 11, 2006 Eu pelo menos tive physias durant uns tempos, porque vinham nas elodeas da lagoa azul... e depois eram aos milhares e já vi ovos de physisas Citar Abraço Pedro M. Leal de Almeida - Design e Ilustração -[b] www.simcreative.blogspot.com[/b]
Bernardo Gordo Publicado: Julho 12, 2006 Publicado: Julho 12, 2006 Eu uma vez pedi esse caracois na loja... E posso-vos dizer que não me arrependo em nada... Desde logo se tornaram praga, limpam tudo, nem os vejo, são nocturnos... Só vejo coisas benéficas neles... Ricardo Gomes.. O que têm os bichos de nojento?..Não percebi essa apreciação.... Depois a praga que tinha quase que desapareceu voltando a aparecer quando voltei a ter algas... A população controla-se a si mesma conforme as fontes de alimento... Abraços bernardo Gordo. Citar Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
Tiago do Vale Publicado: Julho 12, 2006 Publicado: Julho 12, 2006 Eu concordo com o bernax: os caracois são dos melhores "elementos de equilíbrio" do aquário. Corrigem os excessos, e tudo seria pior sem eles. Bernax: quais são os nocturnos de que falas? Abraço Citar
Rodman Publicado: Agosto 25, 2006 Publicado: Agosto 25, 2006 Boas, meia duzia de caracois não faz mal e até ajuda a combater algumas algas, mas se não forem controlados torna-se uma praga de dezenas ou centenas, o melhor, para não usar quimicos, é colocar botias palhaço. Um abraço Para quem não tem aquarios onde possa ter botias palhaço que podem atingir os 30 cm existe algum outro peixe ou camarão que possa ser utilizado para impedir estas pragas !? Cumps. Citar O meu Aquario O meu canal no YouTube
Recommended Posts