Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Estou a pensar comprar um aquario de 100 x 30 x 40 para me inciar neste belo mundo que é a aquariofilia. Estou a pensar montar um aquario comunitario com plantas naturais mas isso vem depois.... Antes de comecar a fazer qualquer tipo de compra optei por testar a minha agua que sai da torneira visto que se trata de agua retirada de uma alvada que passa perto de minha casa.

Comprei os testes que me parecerem mais indicados para ficar com uma ideia do tipo de agua que tenho mas agradecia que me ajudassem a avaliar estes valores:

PH - 8

KH - 14

GH - 4,5 / 5

Aguardo ajuda de quem sabe para conseguir dar a melhor casa possivel aos meus futuros peixes.

Um abraço e Obrigado.

Publicado:

Bem vindo a este forum e ao hobby da aquariofilia.

Antes de mais espero que tenhas lido o tópico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36380.

Quanto às questões em concreto e ainda bem que as colocas, tens duas hipóteses:

1- escolhes os peixes para a tua àgua;

2 - "modificas" a àgua para os peixes que queres.

A primeira hipótese é a mais simples, existem um sem número de espécies que suportam com facilidade àguas alcalinas e duras, os mais famosos são sem dúvida os ciclideos africanos (para esses a tua àgua está perfeita).

Quanto à segunda hipótese, alterar as caracteristicas da àgua dá trabalho e exige algum tempo até conseguir encontrar a "receita" perfeita para conseguirmos o que queremos. E como esse assunto dá pano para mangas não vou entrar em pontos especificos sobre a dureza ou pH.

O meu conselho é decidires primeiro se queres teres qalquer peixe ou se queres ter AQUELE peixe, e trabalharmos a partir daí.

Vai colocando as tuas decisões que nós ajudamos-te com o resto.

launch1au.gif

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Publicado:

Boa tarde,

Antes de mais obrigado pela resposta às minhas perguntas. Eu já li esse documento mas mesmo assim preferi ouvir mais umas opinioes :roll:

Em relação as hipoteses de falas...

No inicio desta etapa (escolha de aquario, lugar, etc etc) eu fiquei "apaixonado" pelos ciclideos, acho uns peixes espetaculares e com caracteristicas muito interessantes, acabei por deixar a ideia um pouco de parte depois de verificar que era muito mais complicado manter um aquario de ciclideos totalmente saudavel (agua, lutas entre os peixes).

Como vou montar pela primeira vez pensei que seria muito mais simples comecar com um comunitario pois os peixes sao mais simples de tratar.

Mas agora... depois de ler o teu post voltei outra vez à fase inicial... os ciclideos.

Estou seriamente tentado a deixar a ideia do comunitario de parte e iniciar um aquario de ciclideos, visto tu me dizeres que a minha agua é boa para os ciclideos que preocupacoes mais devo ter antes de tomar a decisao final? tirando os peixes claro que esses so vem mais tarde.

Um abraço e desculpem pelo testamento!

Publicado:

Estou com outra duvida,

Estive a ver os ciclideos africanos e verifiquei que o meu PH esta na media para eles, o que me preocupa mesmo é o GH, praticamente todos eles "falam" em valores na ordem dos 18 ~ 20, e o meu esta nos 4,5 ~ 5.

Será problematico?

Os valores da minha agua são:

PH - 8

KH - 14

GH - 4,5 / 5

Obrigado.

Publicado:

Boas.

Não te pretendo dissuadir dum comunitário apenas pretendi expor algumas das opções mais imediatas. Existem soluções para tudo daí sugerir que definisses o que pretendias.

Se mantiveres a ideia dos ciclideos dos lagos africanos convêm teres em atenção que o teu aqua, apesar de ser comprido tem apenas 120 litros brutos, portanto exige algum cuidados na escolhas das especies. Mas certamente que os peritos em CAs te podem dar umas dicas sobre isso, melhor do que eu.

Quanto à questão da dureza ser baixa tem uma solução simples, adição de decoração calcária, aragonite, casca de ostra,etc.

Por experiência posso-te dizer que é mais fácil adicionar caracteristicas à àgua do que as retirar.

Foi debatido um aquário com dimensões semelhantes neste tópico

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44675,

já dá para teres uma ideia.

Vai colocando as tuas dúvidas que o pessoal vai ajudando no que puder e souber.

launch1au.gif

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!