Recommended Posts

Publicado

Boas tardes mais uma vez....

Queria que aqui o pessoal me tirasse mais uma dúvidas acerca das fertilizações macro (NPK)....

Como é que chegam à conclusão que, por exemplo, é necessário fertilizar com determinado elemento MACRO?

Por leitura de resultados dos testes, por observação das plantas?

Existe alguma percentagem "standard" para o numero de X ppm/l ou X ml/l?

Não sei se estas perguntas são um bocado "nerd" mas como estou agora a começar com um aquario plantado 150 cm faz-me falta compreender estes processos de fertilização, pois já começo a constatar que me vão aparecendo algas (pretas filamentosas) e que pelo que tenho lido, são devidos a desiquilibrios de MACROS.

Já agora com que frequência fertilizam MACROS (semanal, mensal, sempre que preciso)?

Agradeço desde já as vossas respostas....

Cumprimentos

Jnarciso

Cumprimentos,

Fiquem bem...

Jose Narciso

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Publicado:
Como é que chegam à conclusão que, por exemplo, é necessário fertilizar com determinado elemento MACRO?

Com testes podes fazer a analize mantendo parametros estaveis no aquario, e seguindo as solução empiricas já muito testadas. A outra maneira é observando as plantas e as algas. Tens um tópico do André que explica quais os sintomas de falta de cada elemento nos inamoviveis. Requer alguma experiencia e a observação atenta das plantas.

Eu prefiro e uso o método de observação de plantas, a não ser que esteja a fazer uma experiencia controlada para ver quais as reacções das plantas a diferentes niveis nutricionais.

Quanto á fertilização, o ideal é diariamente, mas semanalmente pode chegar a nao ser que tenhas situações de carência.

A minha fertilização não cumpre esquemas religiosos e posso-te dizer que por vezes sou um pouco descuidado, mas plantas saudáveis aguentam uns tempos com pequenas carências sendo perfeitamente reversiveis os efeitos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Cada caso é um caso, se tens peixes se nao tens peixes, por isso tu e que tens de ver o que é necessário para o teu aquario.

Num exemplo classico de um aquario ja com algumas plantas e alguns peixes, em que ja tens nitratos e alguns fosfatos na agua, podes ter apenas de fertilizar com potassio e eventualmente com algum fosfato.

É como já foi dito no post anterior, olha para as plantas, testa diferentes doseamentos e verifica se obtens bons resultados ou não e vais ajustando gradualmente a tua fertilização, pois é impossivel de apresentar uma "receita".