Recommended Posts

Publicado

Estou a montar um aquario e queria saber se é mesmo importante colocar substrato antes do areão!!

Ou posso colocar directamente o areão.

Será que as plantas se desenvolvem bem na mesma?

Quem me pode ajudar!!!!!!!!!!!!!!!!! :(

Publicado:

Já agora que estou numa de duvidas, eu tenho tambem um filtro biológico interno (daqueles que estão agarrados ao aquario), e estou com dificuldades em colocar os materiais filtrantes.

Alguem me esplica qual a ordem de colocação de:

:( Espoja filtrante

;) Material cerâmico (colocado numa meia de vidro)

:arrow: Carvão activo

Publicado:

Se queres plantas saudáveis, o ideal é um bom substracto e uma boa iluminação. substracto = comida de planta

Eu penso que deves é ter um filtro de decantação fixo a um dos vidros do aqua com três compartimentos:

1º - entrada de agua + aquecedor

2º - matérias filtrantes

3º - bomba de agua

Se é deste tipo é igual ao meu, e nas matérias filtrantes tenho o seguinte esquema por ordem de passagem da agua

- lã de vidro - retenção de matérias mais sólidas

- carvão, retentor de fosfatos, etc - tenho o "caça" fosfatos

- lã de vidro - retenção de matérias mais finas

- Cerãmica para fixação de bactérias (Bioballs acho eu)

- esponja azul

- Bomba de agua (3º compartimento claro)

espero ter ajudado

Cumprimentos

Ricardo

Publicado:

Se é deste tipo é igual ao meu, e nas matérias filtrantes tenho o seguinte esquema por ordem de passagem da agua

- lã de vidro - retenção de matérias mais sólidas

- carvão, retentor de fosfatos, etc - tenho o "caça" fosfatos

- lã de vidro - retenção de matérias mais finas

- Cerãmica para fixação de bactérias (Bioballs acho eu)

- esponja azul

- Bomba de agua (3º compartimento claro)

espero ter ajudado

? A primeira camada de lã de vidro quanto a mim está mal. A lã de vidro tem uma capacidade de retenção de matérias muito elevada e se é o primeiro elemento filtrante em menos de nada estará saturada e pronta a deitar fora.

Eu colocaria assim:

-Esponja azul de granularidade grossa.

-Esponja azul fina

-Lã de vidro

-Carvão , etc.

-Cerâmicas

-Lã de vidro (para "polimento" final)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Será que para quem quer plantar algo simples, como musgo e outras plantas mais faceis de cuidar, temos mesmo que colocar substracto ? Não podemos colocar só o areão ?

cumps

Publicado:

Podes colocar so areao, e depois espetas junto das plantas sticks de adubo, para mim é a melhor solução, pois com o tempo e com algum descuido o substracto liberta-se para a coluna de agua e ai começas a ter uma bomba de nutrientes na agua, o que pode originar muitas algas, e uma cor um pouco escura na agua... esta é a minha opinião, por experiencia propria.

É claro que para as plantas, por o substracto é melhor, mas... boa iluminação e CO2 é o principal.

E claro teres cuidado com o tipo de areao. Pesquisa por areao ou areia para teres uma ideia.

Publicado:
Será que para quem quer plantar algo simples, como musgo e outras plantas mais faceis de cuidar, temos mesmo que colocar substracto ? Não podemos colocar só o areão ?

cumps

Para plantas pouco exigentes não precisas colocar nada antes de areia. Eu faço isso e tenho valisnérias com 2,5m de altura. As anúbias dão-se perfeitamente e o musgo e feto de java também se dão muito bem. Uma grande parte das plantas menos exigentes não necessita de solo fertilizado.

Se quiseres fazer um plantado a sério, aí já se justifica o uso de solofertilizado e ter outros cuidados especias que um plantado exige.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

A senhora da loja onde comprei o aquario não me deu a lã de vidro e disse que não era necessário.

Acham que devo colocar a lã de vidro no filtro?

Eu tenho no filtro:

;) Esponja azul;

:twisted: Carvão activo;

:twisted: Ceramica.

Cumprimentos

Publicado:

Há, e quanto ao filtro, estou a pensar em colocar um filtro externo com maior caudal a trabalhar juntamente com o existente.

O que acham?!!

Publicado:

Boas,

Então que areão é que aconselham???

Vale a pena colocar o substrato?

È que já li neste forum que o substrato acaba por sujar a água e é dificil para manutenção.

O que achão :wink: :D :?:

Publicado:

Eu não colocava substrato! Tens o Sera Florena e as Pastilhas de Sera Florenette que chegam perfeitamente! De duas em duas semanas, acrescentas sera florena e alternadamente sera florenette!

Quanto às matérias filtrantes, informo que a lã filtrante é um material PÓS FILTRAGEM BIOLÓGICA!

No compartimento para o Termóstato metes o mesmo!

Primeiro metem-se as BIOFIBRAS ou a ESPONJA AZUL, depois metes o Phosvec, depois a cerâmica e por fim a lã filtrante!!!

E Podes colocar matérias no terceiro compartimento também! desde que a bomba fique submersa...

Um filtro externo é sempre uma boa escolha... mas esse serve na perfeição... comprares outro filtro é o que eu chamo esbanjar dinheiro, eu por acaso tenho um externo... mas acho que perferia um interno! Mas isso sou eu...

E já agora deixa-me adivinhar... filtro colado ao vidro... viva o Aquadream da Aquatlantis, estou certo? :oops::oops::wink:

Abraços

Deve ter-se cuidado em quem se acredita... nunca se sabe quem fala a verdade!

Publicado:
Eu não colocava substrato! Tens o Sera Florena e as  

E já agora deixa-me adivinhar... filtro colado ao vidro... viva o Aquadream da Aquatlantis, estou certo?  :shock:  :shock:  :shock:  

Correcto....

O que é o que chamas de "Phosvec".

Desculpa a minha ignorancia e teimosia, mas vamos lá ver se eu entendi:

No compartimento coloco os materiais filtrantes, e se bem entendi coloco por passagem de água.

1º esponja azul (em cima)

2º carvão activo (meio)

3º ceramica (baixo)

depois a água passa para o compartimento da bomba de água (baixo)

Digam-me se está correcto....

Publicado:

"SERA PHOSVEC GRANULAT - Fosfato só é necessário em pequenas quantidades como nutriente de plantas. Uma concentração alta causa muitas vezes problemas com algas. SERA Phosvec Granulat elimina o fosfato de um modo simples e seguro com efeito duradouro."

Eu pessoalmente não punha nada disso, nem carvão! Só meto disso quando é mesmo preciso, depois de medicamentos ou assim!

Tens aqui um esquema de filtro interno:

digitalizar3gi.jpg

Como o teu filtro não tem o mesmo esquema, segue o exemplo, a diferença é que tens a bomba toda para a esquerda!

Onde estão as Sera Biofibras, metes a esponjinha azul, depois a lã filtrante, e a seguir metes o carvão, ou o phosvec, ou aquilo que quiseres! Depois metes o material ceramico e finalmente metes a bomba!

Entendeste?

Se precisares de algo mais explicito adiciona-me no msn! :shock:

Cumprimentos

Deve ter-se cuidado em quem se acredita... nunca se sabe quem fala a verdade!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!