sequita Publicado Junho 29, 2006 Publicado Junho 29, 2006 Estou a montar um aquario e queria saber se é mesmo importante colocar substrato antes do areão!! Ou posso colocar directamente o areão. Será que as plantas se desenvolvem bem na mesma? Quem me pode ajudar!!!!!!!!!!!!!!!!! Citar
sequita Publicado: Junho 29, 2006 Autor Publicado: Junho 29, 2006 Já agora que estou numa de duvidas, eu tenho tambem um filtro biológico interno (daqueles que estão agarrados ao aquario), e estou com dificuldades em colocar os materiais filtrantes. Alguem me esplica qual a ordem de colocação de: Espoja filtrante Material cerâmico (colocado numa meia de vidro) Carvão activo Citar
ric-santos Publicado: Junho 29, 2006 Publicado: Junho 29, 2006 Se queres plantas saudáveis, o ideal é um bom substracto e uma boa iluminação. substracto = comida de planta Eu penso que deves é ter um filtro de decantação fixo a um dos vidros do aqua com três compartimentos: 1º - entrada de agua + aquecedor 2º - matérias filtrantes 3º - bomba de agua Se é deste tipo é igual ao meu, e nas matérias filtrantes tenho o seguinte esquema por ordem de passagem da agua - lã de vidro - retenção de matérias mais sólidas - carvão, retentor de fosfatos, etc - tenho o "caça" fosfatos - lã de vidro - retenção de matérias mais finas - Cerãmica para fixação de bactérias (Bioballs acho eu) - esponja azul - Bomba de agua (3º compartimento claro) espero ter ajudado Citar Cumprimentos Ricardo
Nuno Antunes Publicado: Junho 29, 2006 Publicado: Junho 29, 2006 Se é deste tipo é igual ao meu, e nas matérias filtrantes tenho o seguinte esquema por ordem de passagem da agua - lã de vidro - retenção de matérias mais sólidas - carvão, retentor de fosfatos, etc - tenho o "caça" fosfatos - lã de vidro - retenção de matérias mais finas - Cerãmica para fixação de bactérias (Bioballs acho eu) - esponja azul - Bomba de agua (3º compartimento claro) espero ter ajudado ? A primeira camada de lã de vidro quanto a mim está mal. A lã de vidro tem uma capacidade de retenção de matérias muito elevada e se é o primeiro elemento filtrante em menos de nada estará saturada e pronta a deitar fora. Eu colocaria assim: -Esponja azul de granularidade grossa. -Esponja azul fina -Lã de vidro -Carvão , etc. -Cerâmicas -Lã de vidro (para "polimento" final) Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Paulinho Publicado: Junho 29, 2006 Publicado: Junho 29, 2006 Será que para quem quer plantar algo simples, como musgo e outras plantas mais faceis de cuidar, temos mesmo que colocar substracto ? Não podemos colocar só o areão ? cumps Citar "The Black Ocean" - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44358 Paulo Santos - http://pauloxantox.no.sapo.pt P&T Modding - http://ptmodding.no.sapo.pt
Escova Publicado: Junho 30, 2006 Publicado: Junho 30, 2006 Podes colocar so areao, e depois espetas junto das plantas sticks de adubo, para mim é a melhor solução, pois com o tempo e com algum descuido o substracto liberta-se para a coluna de agua e ai começas a ter uma bomba de nutrientes na agua, o que pode originar muitas algas, e uma cor um pouco escura na agua... esta é a minha opinião, por experiencia propria. É claro que para as plantas, por o substracto é melhor, mas... boa iluminação e CO2 é o principal. E claro teres cuidado com o tipo de areao. Pesquisa por areao ou areia para teres uma ideia. Citar
João Magalhães Publicado: Julho 1, 2006 Publicado: Julho 1, 2006 Será que para quem quer plantar algo simples, como musgo e outras plantas mais faceis de cuidar, temos mesmo que colocar substracto ? Não podemos colocar só o areão ? cumps Para plantas pouco exigentes não precisas colocar nada antes de areia. Eu faço isso e tenho valisnérias com 2,5m de altura. As anúbias dão-se perfeitamente e o musgo e feto de java também se dão muito bem. Uma grande parte das plantas menos exigentes não necessita de solo fertilizado. Se quiseres fazer um plantado a sério, aí já se justifica o uso de solofertilizado e ter outros cuidados especias que um plantado exige. cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
sequita Publicado: Julho 3, 2006 Autor Publicado: Julho 3, 2006 A senhora da loja onde comprei o aquario não me deu a lã de vidro e disse que não era necessário. Acham que devo colocar a lã de vidro no filtro? Eu tenho no filtro: Esponja azul; Carvão activo; Ceramica. Cumprimentos Citar
sequita Publicado: Julho 3, 2006 Autor Publicado: Julho 3, 2006 Há, e quanto ao filtro, estou a pensar em colocar um filtro externo com maior caudal a trabalhar juntamente com o existente. O que acham?!! Citar
sequita Publicado: Julho 4, 2006 Autor Publicado: Julho 4, 2006 Boas, Então que areão é que aconselham??? Vale a pena colocar o substrato? È que já li neste forum que o substrato acaba por sujar a água e é dificil para manutenção. O que achão :D Citar
Xico_Tmr Publicado: Julho 5, 2006 Publicado: Julho 5, 2006 Eu não colocava substrato! Tens o Sera Florena e as Pastilhas de Sera Florenette que chegam perfeitamente! De duas em duas semanas, acrescentas sera florena e alternadamente sera florenette! Quanto às matérias filtrantes, informo que a lã filtrante é um material PÓS FILTRAGEM BIOLÓGICA! No compartimento para o Termóstato metes o mesmo! Primeiro metem-se as BIOFIBRAS ou a ESPONJA AZUL, depois metes o Phosvec, depois a cerâmica e por fim a lã filtrante!!! E Podes colocar matérias no terceiro compartimento também! desde que a bomba fique submersa... Um filtro externo é sempre uma boa escolha... mas esse serve na perfeição... comprares outro filtro é o que eu chamo esbanjar dinheiro, eu por acaso tenho um externo... mas acho que perferia um interno! Mas isso sou eu... E já agora deixa-me adivinhar... filtro colado ao vidro... viva o Aquadream da Aquatlantis, estou certo? Abraços Citar Deve ter-se cuidado em quem se acredita... nunca se sabe quem fala a verdade!
sequita Publicado: Julho 7, 2006 Autor Publicado: Julho 7, 2006 Eu não colocava substrato! Tens o Sera Florena e as E já agora deixa-me adivinhar... filtro colado ao vidro... viva o Aquadream da Aquatlantis, estou certo? Correcto.... O que é o que chamas de "Phosvec". Desculpa a minha ignorancia e teimosia, mas vamos lá ver se eu entendi: No compartimento coloco os materiais filtrantes, e se bem entendi coloco por passagem de água. 1º esponja azul (em cima) 2º carvão activo (meio) 3º ceramica (baixo) depois a água passa para o compartimento da bomba de água (baixo) Digam-me se está correcto.... Citar
Xico_Tmr Publicado: Julho 8, 2006 Publicado: Julho 8, 2006 "SERA PHOSVEC GRANULAT - Fosfato só é necessário em pequenas quantidades como nutriente de plantas. Uma concentração alta causa muitas vezes problemas com algas. SERA Phosvec Granulat elimina o fosfato de um modo simples e seguro com efeito duradouro." Eu pessoalmente não punha nada disso, nem carvão! Só meto disso quando é mesmo preciso, depois de medicamentos ou assim! Tens aqui um esquema de filtro interno: Como o teu filtro não tem o mesmo esquema, segue o exemplo, a diferença é que tens a bomba toda para a esquerda! Onde estão as Sera Biofibras, metes a esponjinha azul, depois a lã filtrante, e a seguir metes o carvão, ou o phosvec, ou aquilo que quiseres! Depois metes o material ceramico e finalmente metes a bomba! Entendeste? Se precisares de algo mais explicito adiciona-me no msn! Cumprimentos Citar Deve ter-se cuidado em quem se acredita... nunca se sabe quem fala a verdade!
Recommended Posts