Nuno Teixeira Publicado Junho 28, 2006 Publicado Junho 28, 2006 Olá a todos novamente. Estou a pensar adquirir novos habitantes para o meu aqua mas gostava de saber a são demasiados para o meu aquario ou não. Cá vai o setup: 50x30x25 - 37.5L Iluminação - Sun-Glo 15W - 4200K ( 10 horas ) Filtro eheim 2213 com ceramica, esponja, substrato pro, fibra algodão, esponja de carvão e micro fibra - 400 Lh ph - 6.6 a 6.8 kh - 14 Temperatura - 26º Tronco fervido e plantas de crescimento rapido principalmente. Co2 DIY com receita 2L caseira ( garrafão de 5L ) e difusor eheim ( 24 horas ) Bomba de ar ( quando as luzes estão apagadas - 14 horas ) Fauna: 5 neons 1 Coridora "pimenta" 2 Apistogrammas Cacatuoides Triple Red A duvida: Tenho um surto de algas filamentosas por isso a minha ideia era mais: 1 coridora "pimenta" 2 neons 1 SAE ( bem pequeno para não crescer muito ) Sei que isto passa a regra do 1cm/l mas quais as consequencias de colocar "68cm Maximos de peixes" num aquario de 40L. Segundo tenho lido os peixes crescem em função do tamanho do aquario pelo que creio que nunca terei 68cm de peixes. Agradeço a vossa opinião. Cumprimentos a todos. Citar It's not the fall that get's you.......... It's the sudden stop at the bottom.
joaotcsilva Publicado: Junho 28, 2006 Publicado: Junho 28, 2006 Boas, Hmmm...tricky, acho que não precisas de tirar todos os néons (são peixes de cardume, não te esqueças). Quanto aos restantes peixes, parece-me bem. O 1 litro de água por 1 cm de peixe é apenas indicativo, pelo que terás de ver se os peixes estão, ou não, a dar-se bem com os seus colegas. Cumps, Citar JTCS
Nuno Teixeira Publicado: Junho 28, 2006 Autor Publicado: Junho 28, 2006 Tenho um surto de algas filamentosas por isso a minha ideia era mais: 1 coridora "pimenta" 2 neons 1 SAE ( bem pequeno para não crescer muito ) Desculpem pela confusão mas a minha ideia era adicionar estes peixes à fauna já exitente. ( pelo menos o SAE ) O que acham??? 5 neons 2 coridoras "pimenta" 2 Apist. Cacat. 1 SAE Se presumir que os peixes só crescem 2/3 do seu tamanho maximo devido ao aquario ser pequeno ainda são 46 litros. Será demais??? [/code] Citar It's not the fall that get's you.......... It's the sudden stop at the bottom.
David de Jesus Publicado: Junho 29, 2006 Publicado: Junho 29, 2006 Boas, Não fiz as contas mas dizes que estás a pôr 68 cm máximos de peixe num aqua de 40 litros, e considerando que os Apisto são espécies que não conheço bem (refiro-me ao seu comportamento e possíveis implicações no espaço do aqua, mas supondo que são peixes pacíficos e que não necessitam de muito espaço para nadar), na minha opinião isso é perfeitamente viável desde que mantenhas a água sempre em boas condições. O essencial da questão passará por uma óptima filtragem e t.p.a.'s regulares, adicionada a uma dosagem adequada da comida e uma boa presença de plantas no aqua - observadas estas condicionantes penso que não terás problemas e podes perfeitamente ter um aqua próspero. O maior problema poderá eventualmente vir a ser o Crossocheilus siamensis que ainda cresce até aos 30 cm... mas se chegar a esse tamanho não te preocupes que não me importo de ficar com ele. :D Só a título de exemplo, eu tenho 8 Neons, 2 Ramirezis, 1 Hymenochirus boettgeri, Ampulária e Amanos num plantado de 20 litros brutos e estão todos gordos e felizes da vida (os Neons estão com uma intensidade de cor brutal ); claro que todas as semanas limpo o filtro, faço uma t.p.a. de uns 25% com água acondicionada e testo tudo o que é parâmetro. Na minha opinião a ideia do centimetro por litro é um indicativo apenas, e muito vago por sinal, pensar nessa noção como regra absoluta é impossível dado a quantidade enorme de excepções possíveis que tem! Boa sorte. :D Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Recommended Posts