Recommended Posts

Publicado

Bom dia,

Gostaria de saber que efeitos na agua produz uma bomba de ar de fazer bolhas? Pelo que li por aqui faz aumentar o oxigenio e libertar o Co2. Esta informação está correcta? Ou seja, se eu estou com o pH ligeiramente alto, isto ainda me iria fazer subir mais o pH.

Obrigado,

Publicado:
Pelo que li por aqui faz aumentar o oxigenio e libertar o Co2. Esta informação está correcta?

Tecnicamente sim. Mas atenção que isso tanto faz a bomba de ar como um filtro com saída à superficie.

A bomba de ar na realidade o que faz é promover agitação na coluna de água e desta forma fomentar as trocas gasosas que ocorrem na superficie do aquário.

Muita gente pensa que é a coluna de bolhas que faz aumentar a oxigenação, mas da coluna de ar gerada pela bomba só uma pequena parte se dissolve realmente na água.

A oxigenação depende por isso não do facto de teres uma bomba de ar, mas sim do facto de agitares a superficie da água, coisa que qualquer filtro com a saida colocada de forma a agitar a superficie da água faz.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

sim estou a perceber. obrigado.

realmente não sei se o meu aquario tem um nivel de oxigenio razoavel ou não. eu tenho a saída do filtro perto da superficie, mas não tanto assim. Deve-se colocar a saída o mais em cima possível?

Publicado:

Basta que a saída do filtro crie movimento à superficie, i.e, que a superficie da água não fique plana, para se fomentar as trocas gasosas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Bom dia,

Gostaria de saber que efeitos na agua produz uma bomba de ar de fazer bolhas? Pelo que li por aqui faz aumentar o oxigenio e libertar o Co2. Esta informação está correcta? Ou seja, se eu estou com o pH ligeiramente alto, isto ainda me iria fazer subir mais o pH.

Obrigado,

Sim, a probabilidade é muito elevada. No meu caso a agua sai da torneira com um pH a rondar os 8.0 e depois de uma noite de areação fica a 8.4 ou 8.5.... em agua de osmose o caso ainda se torna mais dramatico.

Luis.Dias

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!