Recommended Posts

Publicado

Boa tarde.

Comprei uma planta do género Anubia. Na loja aconselharam-me a compra de fertilizante para colocar na base da planta e um suplemento líquido da JBL, o Ferropol, para colocar a cada duas semanas. Aconselharam-se também a adição de CO2.

A minha questão é a seguinte: quais são os parâmetros que tenho que monitorizar correntemente? GH, KH, pH, nitratos...??

E relativamente à poda da planta ela deverá ser feita todas as semanas, quando procedo à TPA semanal?

Obrigada,

Sandra

Publicado:

que genero de anubia é?

em principio as anubias nao se enterram no areao por isso não é preciso por nada no subtrato. Sendo uma planta com poucas exigencias e com um crescimento lento quase nao precisa de adição de co2, basta iluminação e também não é preciso muita.

Quanto à poda, se podares todas as semanas vais ficar sem folhas num instante, agora a sério, esta planta cresce muito lentamente, basta ir retirando as folhas amarelas conforme forem aparecendo.

Publicado:

Olá Sandra,

Primeiro gostava de saber mais especificamente a que Anubia te referes, pois exitem várias.

Relativamente aos parâmetros a monitorizar é algo muito subjectivo, se fizeres uma pesquisa no forum vais encontrar resposta a essa dúvida

Vais verificar que praticamente toda a gente controla o pH e Kh (primordial se adicionares CO2), os nitratos (NO3) alé desses também controlam os nitritos (NO2 - muito tóxico para os peixes), a amonia (NH4 - forma azotada excretada pelos peixes) e os fosfatos (PO4).

Relativamente à poda da anúbia, no meu caso que tenho Anubia barteri var. nana, passam semanas que não faço podas.

Cumprimnetos,

José Carlos

Publicado:

Já agora como disse o Nelson, ás anubias não gostam de muita luz, pois como crescem muito devagar (mais ou menos uma folha por semana), as algas fixam-se nas folhas e estas enrolam e ficam amarelas (devido à falta de luz).

O melhor local é à sombra de outra planta, eu por exemplo, desde que coloquei as minha anubias nana à sombra das folhas largas das echinodorus deixer de ter problemas de algas nas folhas.

Cumps,

José Carlos

Publicado:

Na loja não me disseram qual a espécie da Anubia. Pela consulta do site www.tropica.com penso que seja uma Anubia barteri var. angustifolia, é a melhor especificação que consigo.

A minha pergunta em relação aos parâmetros a monitorizar vem das leituras que tenho feito no fórum onde vejo referência ao pH, GH, KH e nitratos + nitritos + amónia. Apenas gostava de saber quais os mais fundamentais para o meu caso (para além do KH que, pelos vistos, necessito mesmo). E já agora gostava de saber qual a marca que me aconselham quando adquirir os testes (JBL, Tetra, Nutrafin...).

As anubias não se enterram no areão? Mas não precisam de ter uma base de apoio?

Obrigada.

Publicado:

Então em relação à iluminação não necessito de ter a luz do aquário acesa durante parte do dia certo? Bastará a luz natural? A divisão onde tenho o aquário é bastante bem iluminada e não quero ter um "ataque" de algas no meu aquário. :oops:

Publicado:

Apesar de se verem muitas vezes nos troncos as anubias também se podem desenvolver no areão, neste momento tenho as minhas assim e crescem bem, até deram flor o mês passado.

No caso dos testes convém ter pelo menos o pH, kH e os nitratos para ter uma ideia de como se encontra a química da água. Relativamente à marca é uma questão pessoal, embora actualmente use da JBL pois depois é possível a compra apenas dos reagente (mais barato!).

No caso da iluminação a regra é não colocar junto a janelas, pois caso exista muita luz corres o risco do desenvolvimento de algas. Pessoalmente, uma vez coloquei um aquário junto à janela e rapidamente o vidro ficou cheio de algas.

Cumps,

José Carlos

Publicado:

Se a JBL vende as recargas dos reagentes em separado isso torna-se bom porque ter que comprar os kits completos sempre que terminam é sempre mais dispendioso. Vou então tentar arranjar esses testes.

O aquário não está junto à janela até porque, da parte da manhã, tem sol directo e pensei logo que isso seria prejudicial para os peixes.

Obrigada mais uma vez,

Sandra

Publicado:

O Sol directo não é prejudicail para os peixes... pode é ser vantajoso para as algas.

Quanto a teres a luz do aquário ligada durante uma parte do dia acho essencial. para que as plantas possam desenvolver-se e também para que possas apreciar os peixes e o teu aquário :lol:

O meu aquário também está numa sala muito luminosa mas se tiver a luz apagada é como se fosse noite lá dentro...

Trust No One - not even a fish! :wink:

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272