Carlos77 Publicado Junho 27, 2006 Publicado Junho 27, 2006 Buenas malta, finalmente parece que isto arrancou hehehe. Setup do meu 70x40x40 bombas - 2 x 1100L Escumador miniflotor Termostato 300W (sim eu sei que é um exagero mas foi já a pensar no futuro ) Iluminação T5 3 x 24w ( 2 x 10000k 1 actinica) 10Kg Rocha em que 5kg rocha morta e 5kg rocha viva (sim eu sei que é pouca rocha viva e vou comprar mais 5kg... tentem passar com o que passei na TAP e depois entendem ) 18kg de areia viva para substrato ----//---- A aventura começa em Janeiro quando descobri este fórum e em Março começei a montar: O material. A fitinha da ordem em redor dos vidros para a borrada ser pouca Depois de montado e a "pegar em peso". Ficou assim 24h. Passadas 24h, teste com água doce... 48h na rua porque apanhou dois dias de temporal. Feito para durar hehehehe Finalmente em Maio começou a chegar o equipamento e numa ida a Lisboa vieram a tão esperada rocha e areia viva que deu nisto. Sim entrou um peixe no aquário com 1 semana apenas. Aqui está o gajo... meio maluco, limpou-me a equipa de limpeza toda (camarões), mas é giro, está vivo, entrou no aquário tão cedo porque um primo meu o apanhou na pesca e o guardou... quando cheguei a casa já estava lá dentro mas já sei que tem de ir embora e como tal vai levar ordem de despejo amanhã á tarde. Segundo morador do aquário... é da costa, apanhado numa ida á água, sim também vai levar ordem de despejo amanhã junto com o peixe mas está bem de saúde. Hoje quando cheguei a casa já tinha duas em vez de uma só. Um dos ermitas apanhados. Primeiros moradores a sério. Chegados Domingo á noite e em menos de 24h já estava assim mesmo depois de uma longa estadia fora de um aquário e de andar de avião. O outro morador Os dois em forma. E a geral que faltava. Eu sei que podia estar melhor e vou reformular o layout e disposição do equipamento no próximo fim de semana. A seringa é para voltar a ferrar o sistema gota a gota de kalk, nada de ideias malucas :lol: Por isso já sabem, quem tiver uns corais moles a mais que me avise por MP pois espaço tenho de sobra :D Tem de ser é da zona de Lisboa e arredores pois para me ser entregue no dia da viagem ser de mais longe não deve de dar jeito (fico na zona de queluz de baixo quando por esses lados) e como em Agosto devo estar novamente por esses lados melhor começar a planear/reservar agora. P.S: Tal como prometido Duarte, o Sarco parece bem por isso aqui está o meu post Actualizações agora é que vai estar dificil, só nas próximas aquisições e ainda vão demorar Citar "O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238
Carlos77 Publicado: Julho 3, 2006 Autor Publicado: Julho 3, 2006 Xixa... 68 viram o post e ninguém comenta nem tem corais moles para venda ou a mais no aquário... :D Não tenham medo que pode não parecer grande coisa mas trato bem dos rapazes Citar "O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238
Arquimedes Publicado: Julho 3, 2006 Publicado: Julho 3, 2006 Boas. Aquilo são xenias azuis? As minhas só têm uns reflexos mais azuis quando estão fechadas. Boa sorte para o nano. Citar
Quinzico_The_Twin Publicado: Julho 7, 2006 Publicado: Julho 7, 2006 Olá, colocaste os corais moles com quanto tempo de aquário? conta lá o que se passou na TAP Citar Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
Carlos77 Publicado: Julho 7, 2006 Autor Publicado: Julho 7, 2006 Buenas, Arquimedes: são xénias brancas... ou pelo menos vieram como sendo brancas e bem comportadas Quinzico_The_Twin: Os corais entraram com 1 mês de aquário montado. A aventura da TAP foi excesso de peso, tentar explicar á menina do balcão o que era rocha viva e o porque de levar "rochas" (no fim eu já só dizia "são umas rochas, uns calhaus para por num aquário e sim... são 10kg de calhaus, uns levam gatos e cães e eu levo calhaus a passear) numa caixa daquelas. Depois foram os seguranças que no raio-x me queriam abrir os sacos (18kg) de areia viva porque o raio-x não conseguia "ver" através da areia... deu um granel que só visto, mas como felizmente tinha o talão das compras comigo (tinha levantado tudo na loja 2h antes por sorte) e depois de ele muito "apalpar" o saco, lá me deixou passar sem ter de abrir os sacos. Aquário a quanto obrigas Citar "O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238
Tiago Navarro Publicado: Julho 25, 2006 Publicado: Julho 25, 2006 Antes de mais, os merecidos parabéns pelo aquário!... Na minha opinião pode-lo-ias preencher melhor com rocha viva antes de começares a adquirir mais coral, mas provavelmente até o tens em mente! ...Continua a colocar fotos com a evolução do layout e novos habitantes. Gostaria de te pedir um favor se tal não te causar grande importuneo. Poder-me-ias indicar os links onde arranjante a informação para a construcção do teu aquário? Pretendo lançar-me nesse terreno em breve, tendo, no entanto, algumas dúvidas ainda latentes. Obrigado pela atenção. Comprimentos, Tiago Citar
Francisco Mendes Publicado: Julho 25, 2006 Publicado: Julho 25, 2006 o raio-x não conseguia "ver" através da areia Olha que interessante... Citar "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
Arquimedes Publicado: Julho 25, 2006 Publicado: Julho 25, 2006 Já agora mais uma experiência com a TAP... Há umas semanas vim do Algarve pra Madeira via Lisboa. Do Algarve trazia corais e equipas de limpeza, tudo bem acondicionado em sacos de plástico dentro de uma caixa de esferovite. Eu já sabia que a TAP não costuma deixar levar estas coisas na cabine, mas qual o meu espanto quando se recusam a levar sequer no porão. Insisti, disse que me responsabilizava... nada. Tive que ir correndo à carga e despachá-los para Lisboa noutro voo - 40 e tal euros. Chego a Lisboa e vou buscar mais umas coisas: mais uma caixa de esferovite com peixes e corais. Quando volto pro aeroporto e voo à procura da caixa que tinha mandado de Faro, ninguém sabia de nada, mandando-me de um lado pro outro, carregado que nem um burro, subindo e descendo escadas carregando a bagagem à vez e procurando novos carrinhos. Fiquei mais de 2 horas à procura daquilo. A 20 minutos da partida do meu voo pro Funchal (que era o último do dia), encontram a caixa, porque afinal tinha ida não sei para que armazem. Corro, o checkin já estava fechado, lá explico que se não embarcar morre tudo e explico-lhes o que me armaram em Faro. Lá faço checkin, aceitam tudo pro porão sem problemas. Corro pro embarque e procuro o BI. Nada! Tinha perdido a carteira na correria pra apanhar o avião. Depois de muita discussão lá me deixam embarcar mesmo sem BI, uma vez que de outra forma tinham que retirar a minha bagagem do avião. Viva a SATA que deixa levar as coisas na cabine. Citar
Quinzico_The_Twin Publicado: Julho 25, 2006 Publicado: Julho 25, 2006 Olá Alfredo, aconselho-te a fazer uma reclamação junto da TAP (por internet ou correio), relativamente a não te deixar levar as caixas no porão. Citar Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
Arquimedes Publicado: Julho 26, 2006 Publicado: Julho 26, 2006 Só tou à espera que me devolvam a carteira que foi encontrada no aeroporto, depois faço sim. Citar
Pedro Conceição Publicado: Julho 26, 2006 Publicado: Julho 26, 2006 Oi! Antes de mais quero dizer que o aqua está com bom aspecto, apesar de estar um pouco vazio! Tens que colocar mais rocha! Quanto às xenias, são das brancas, mas n momento da foto deveríam estar à pouco tempo no aqua e ressentiram as diferenças da água em relação à de origem! É normal até por questões de iluminação, chegando mesmo a ficar castanhas! E o peixinho? Ainda o tens? Posso dizer que é um Coris qualquer coisa! Posso dizer que não é aconcelhável para um reef, tal como já podeste aperceber-te, come uma vasta gama de invertebrados! Bolas, grandes problemas na TAP - Transportadora Aeria e Problemas! Espero não ter problemas desses no futuro! Abraços, Pedro. Citar MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Julho 26, 2006 Publicado: Julho 26, 2006 Depois destes relatos é que nos vemos que somos uns priveligiados em estarmos em Lisboa. De volta ao aquario, que tal um fundo carlos??? e um nemozinho que fica sempre bem abraço Citar
Carlos77 Publicado: Julho 27, 2006 Autor Publicado: Julho 27, 2006 Boas malta, Desculpem lá só agora dar resposta mas o trabalho tem andado meio complicado com a preparação para férias. Arquimedes: Grande aventura essa, espero nunca ter de passar por isso mas a malta de Faro devia andar meio "aparvalhada" quando tavam a receber a carga... levantar problemas por algo que ia para o porão? Nem que fosse na cabine, desde que não tenha um peso brutal tipo 50kg ou seja matéria daquelas que não deixam viajar na mão (ex: cartucho, materia inflamável, e afins) não havia razão para isso. Xixa... quantas vezes tive que gramar com um gato na cabine que passa a viagem toda a miar e por um um peixe e corais fazem isso tudo... PROTESTAAAAAAAAAAAA :D Pedro2001: o peixe pelo que investiguei é um Thalassoma pavo ou Bodião-verde http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...lang=Portuguese e sim... levou acção de despejo por comer-me a equipa de limpeza toda... mas olha que é um peixe bem bonito para um reef... pena este não ter começado a comer congelados. Voltou para o mar. Sim eu sei que tenho de por mais rocha... vou comprar agora quando for ai em Agosto... como o peso limite de transporte é agora d 15kg por pessoa não deu para trazer mais da outra vez, vêm desta mais 5kg de rocha viva para compor mais... vai aos poucos. Luis: Pois são... não só porque conseguem montar um reef mais rápidamente como mais barato... Um fundo ... pensei nisso mas a meter um fundo escuro iria (a meu ver) realçar ainda mais o equipamento... e assim sempre se "dilui" mais. Depois de montar tudo vou pensar nisso prometo. Até já pensei em fazer uma sump mesmo pequena só para levar o equipamento mas nesta altura não é algo viável. Um casal de nemos estão nos planos, bem como uns corais mais, aliás acho que para o aquário que tenho é só mesmo um casal de nemos e basta... haja orçamento ... aproveitar esta ida ai para "carregar" mais umas coisitas para cá que o sarco está lindoooooooo mas solitário Para Setembro deve haver mais novidades... depende do que ainda houver nas lojas e dos preços Citar "O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238
Pedro Conceição Publicado: Julho 27, 2006 Publicado: Julho 27, 2006 Boas! Eu sabia que era da família dos Labridae, e da subfamilia dos Corinae! São todos parecidos em forma corporal e feitio! Depois quero ver o desenvolver disso! Abraços, Pedro Citar MEGA ARQUIVO
Carlos77 Publicado: Julho 27, 2006 Autor Publicado: Julho 27, 2006 Pois... eu também andei meio perdido sobre qual seria, mas lá encontrei umas fotos algures na net e deu para comparar e descobrir qual era Já somos dois... já somos dois a querer ver no que isto vai dar Citar "O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238
Arquimedes Publicado: Julho 27, 2006 Publicado: Julho 27, 2006 Só por curiosidade aqui tá uma versão que fiz desse peixinho em 3D: Eu fiz isto baseado numa ilustração científica. Há mesmo com esta coloração? Citar
Arquimedes Publicado: Julho 27, 2006 Publicado: Julho 27, 2006 Também apanhei uma anémona igual à tua numa ida à água e trouxe-a. Bonito bicho. O meu Lysmata debelius também acho que era bonita. Ia pro pé dela. Acariciava-a com as antenas. Ela respondia às caricias e segurava-lhe as antenas puxando-o gentilmente pra si. No último momento ele recuava sempre e deixava-lhe parte das antenas, qual madeixa de cabelo. Já careca, aterrou-lhe com as patas em cima. Eu ainda o tirei, viveu um dia e morreu de "amor" - leia-se ferroadas da anémona. No mesmo dia ela seguiu pro mar, uns 15 metros distantes do local onde a apanhei. Quando voltei noutra altura pra outra recolha de água, lá tava ela ou outra igual exactamente no mesmo sítio. Citar
Arquimedes Publicado: Julho 27, 2006 Publicado: Julho 27, 2006 Já agora Carlos, que tal é a salinidade da água por aí? Aqui ronda os 1.030. Citar
Carlos77 Publicado: Julho 28, 2006 Autor Publicado: Julho 28, 2006 Buenas Em relação ao peixe é o que vulgarmente na Madeira se chama de peixe-verde, e sim, tem umas cores muito bonitas mas acho que nos tons essa tua ilustração anda um pouco longe... são cores menos garridas que essas. Mas é um peixe muito colorido sim e lindo... se acostumado a comer congelados de pequeno acho que seria um peixe muito requisitado para reef's. Tirando a parte em que o que tive me dava caça aos camarões que não tinha piada nenhuma... muito ri com o que ele "inventava" no aquário A anémona deu-se muito bem no aquário, quando a devolvi ao mar já se tinha multiplicado... recolhi uma e devolvi duas em parte foi isso que me fez devolver pois tava a ver que ainda acabava com uma praga :D mas para aquário de costa será uma boa escolha certamente e comia tudo o que lhe dava . Além da multiplicação o facto de ter começado a sentir de cada vez que mexia na água do aquário pequenas picadas na pele tipo quando se mexe em fibra de vidro, não ajudou nada a que ela ficasse. A salinidade aqui também é de 1.030 mas o que fiz foi durante uma TPA meter água destilada até a baixar para 1.023... 1.024 e agora sempre que faço TPA já sei +/- que quantidade de água destilada devo adicionar para a quantidade de água do mar que vou repor de forma a manter a salinidade, e como tal a minha anda sempre entre de 1.023 - 1.025. Faço isto mais para em futuras aquisições a adaptação ao aquário ser mais "pacifica" visto a maioria dos reef's andarem nestes valores do que própriamente pelos corais pois a menos que seja uma especie muitooooooooooo sensivel eles adaptam-se aos 1.030. Penso eu de que... Citar "O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238
Nassis Publicado: Julho 28, 2006 Publicado: Julho 28, 2006 Muito bom mesmo. Quando abri isto...pensei que era uma caixa vodafone com umas plantitas. lol...mas não...supreendes-te me pela positiva. Está mesmo muito bonito:) Citar Não é permitido assinaturas comerciais. PC
Francisco Mendes Publicado: Julho 28, 2006 Publicado: Julho 28, 2006 Muito bom mesmo. Quando abri isto...pensei que era uma caixa vodafone com umas plantitas. lol...mas não...supreendes-te me pela positiva. Está mesmo muito bonito:) Meu... Salgado... lol Citar "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
Nassis Publicado: Julho 28, 2006 Publicado: Julho 28, 2006 Mendez...não é bem assim. Muita gente chama nano a esses aquarios...tanto que eu fiz um e começei por escrever o nome dele aqui no forum como nano Nassis. Citar Não é permitido assinaturas comerciais. PC
Carlos77 Publicado: Julho 28, 2006 Autor Publicado: Julho 28, 2006 Nassis: Obrigado Bem no inicio ainda mas lá chegarei a algo mais interessante de se ver Mendez: O raio-x não vê mas juizo na mesma que eles reviram aquilo tudo :D . O teu também parece bem encaminhado pelo que vejo Citar "O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238
Nassis Publicado: Julho 28, 2006 Publicado: Julho 28, 2006 AH ...já entendi o que querias dizer.... Mas eu nao vejo por subtopicos...vejo por ultimas mensagens escritas. Citar Não é permitido assinaturas comerciais. PC
Arquimedes Publicado: Setembro 12, 2006 Publicado: Setembro 12, 2006 Noutro tópico pediste notícias do aquário da Leonor (também tenho curiosidade de ver a evolução) por isso vim pedir-te o mesmo: e notícias do teu? Citar
Recommended Posts