Amazónia-Asiática - update to - Asia-Amazonica v. 2.0


Pedro Almeida

Recommended Posts

Pois, é, o meu modesto aquário de 95 litrs, vai ser subastituido.... por outro modesto aquário de 350 litros...

 

Vai deixar de ter um comprimento de 80cm para passar a ser de 1,20m.

 

Neste momento ando a planea-lo, mas claro, gostava de ter a vossa ajuda, não só na decoração como no plantio! O que eu tenciono fazer, é algo, mais ou menos do género Amano, mas baseado em alguns troncos, pedras e anubias...

 

O materal que disponho neste momento é:

 

2 troncos grandes/medios (que irei adquirir)

1 tronco pequeno (onde neste momento está repleto de musgo de java)

1 tronco de plástico (onde neste momento, está, igualmente repleto de musgo de java, éde plastico mas é uma fiel imitação d eum verdadeiro e neste momento tem algumas algas verdes que o tornam ainda mais reais)

Pedras de rocha vulcânica (apenas ficarei com 2/3 que estão igualmente com algas!)

Areao - por decidir, vou aproveitar o areao do outro, que é areao comum branco,mas colocarei substracto e talvez outros tipo de areao.

 

De Plantio, tenho:

2 Anubias Gigatea, uma anubia nana e uma outra especie de anubia desconhecida.

Estas serão as plantas que aproveitarei!

 

Aqui vão algumas fotos, onde me pretendo basear:

 

128xk.th.jpg

 

133rm.th.jpg

 

373if.th.jpg

 

É uma especie de MIX, o fundo será PRETO :roll:

 

Agora gostava de ajudas, opiniões e como acham que devo dispor as coisas e que plantas adquirir!

 

ESpecies de peixes, estava a pensar em 3/4 escalares, alguns gouramis ou colisas, um cardume de tetra neons e de de uma outra especie que não me recordo do nome, eles são de cor neutra com uma mancha negra junto da cauda, metade do corpo até á cauda em foma de triangulo! São bastante conhecidos... também alguns ramirezis, corydoras e de resto aceitam-se igualmente sugestões :D

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A ideia é muito boa. Estes aquarios do Amano sempre me cativaram. São simples e o resultado é muito bom. A areia faz um bom contraste com o fundo escuro e o verde das plantas. Não dão muito trabalho porque quase não precisam de podas.

 

O aquario que mais gostei foi o segundo. Mas atenção, este tipo de aquarios só funciona bem se tiveres um bom hardscape e para isso precisas de muitas pedras e troncos bonitos. Tambem vai exigir um investimento grande já que as anubias são caras e para atingir o efeito pretendido são precisos muitos vasos.

 

Sugiro que uses a valisnéria nana como planta na posterior, tem as folhas tão finas ou ainda mais finas que o cyperus helferi e tem a vantagem de ser uma planta mais ''fácil'' e de propagação mais rápida.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro pelo esclarecimento :P e obrigado Nuno pelas opiniões e aconselhos... realmente vai sair carote... mas não é algo impossivel de se fazer! Não conheço essa valisnéria, vou pesquisar sobre ela :arrow:

 

Ainda aceito mais sugestões :arrow:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui vai a ideia que tenho em mente em temros de plantio, atenção, suspeito que muita splantas sejam dificeis de encontrar, e tambem queria as vossas opiniões acerca da resistencia e experiencias que tiveram com estas :wink:

 

Anubias Decoração entre troncos e rochas, parte frontal do aquário

 

Anubias barteri var. nana

Anubias barteri var. barteri

Anubias barteri var. caladiifolia "1705"

Anubias barteri var. nana 'Petite'

 

Cryptocoryne wendtii "green"

 

Decoração atraás de troncos e pedras, parte posterior do aquário/Fundo

 

Aponogeton longiplumulosus ou Cryptocoryne crispatula var. balansae

Bacopa monnieri

Valisneria nana

Eleocharis acicularis ou Eleocharis parvula

 

Plantas rasteiras, Decoração e revestimento

 

Vesicularia sp (musgo de java)

Riccia fluitans ou Riccia sp. "Dwarf" (esta última é muito gira, no entanto não sei se se comercializa cá em Portugal!)

Utricularia graminifolia

Glossostigma elatinoides

 

----

 

O que acham da lista? podem acrescentar especies :wink:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Riccia fluitans ou Riccia sp. "Dwarf" (esta última é muito gira, no entanto não sei se se comercializa cá em Portugal!)

Eu tenho...

 

Se me dás licença:

 

RicciaDwarf.jpg

Para terem uma ideia, o caracol que se apresenta em 1º plano tem cerca de 2 mm de diâmetro. A granulometria dessa Akadama anda por volta dos 3-4 mm.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu encomendei-a com pessoal aqui do Fórum.

Um bocado cara para a quantidade que veio, mas enfim.

Agora é esperar que cresça.

 

Não te preocupes que eu depois ofereço-te um bocado, juntamente com a glosso, se ainda estiveres interessado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já ainda continuo interessado :wink: e visto que ainda falta algum tempo apra o aqua, até porque depois vou de férias e ele vai ficar a ciclar vazio praticamente... depois talvez a tua riccia cresça e eu não te cuse tanto prejuizo! Mesmo asism, obrigadão pelas ofertas :wink: infelizmente não tenho plantio de qualidade para troca, mas se quizeres uma molinésias Latipinnas de pequeno porte, cinzas e malhadas (tipo vacas :wink:) tas a vontade!!!!

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais