Recommended Posts

Publicado

Boas,

Para recarregar o Nitra-zorb posso utilizar sal de cozinha vulgar?

Nas instruções diz

Dissolve 80 g (4 tablespoonfuls) of non-iodized salt in 240 ml
.

A minha dúvida é se o sal de cozinha pode ou não ser iodado... Não convinha muito :shock:

Cumprimentos.

Publicado:

Olá.

Pode... o sal marinho costuma ter iodo. Aliás, até das fontes de Iodo mais comuns na alimentação.

Em princípio, podes ver a quantidade de Iodo na composição química dos diferentes sais para culinária. Mas bom, bom... era usares NaCl puro.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas, já agora deixem-me perguntar quanto tempo deixam o removedor de nitratos no filtro?

Pergunto isto porque tenho o NitratEx da JBL.

Publicado:

Olá.

Boas, já agora deixem-me perguntar quanto tempo deixam o removedor de nitratos no filtro?

Pergunto isto porque tenho o NitratEx da JBL.

Segundo sei, costumam trazer isso explícito na embalagem.

A maneira mais segura de testares isso, é com um teste de nitratos. Faz o teste regularmente, e se reparares que os nitratos não descem, então é capaz da resina estar saturada, e ser preciso de a trocar/"limpar".

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Ainda relacionado com o Nitra-zorb... Coloquei o Nitra-zorb no filtro ontem e há uns minutos fiz o teste de nitratos e já está em 0 mg/L. Mas agora tenho uma dúvida... Se fertilizar por exemplo com o Seachem Flourish Nitrogen, o N também vai ser eliminado pelo Nitra-zorb? É que precisei de baixar os nitratos por causa de algas e porque estou a pensar em inserir Caridinas Japonica no aquário, mas também não quero sujeitar as plantar a uma possível carência de N.

Só mais uma questão. Só encontro cloreto de sódio nas farmácias? Onde vende-se em mais algum local?

Cumprimentos.

Publicado:

Olá.

Sim... se fertilizares com Nitratos, essas resinas de permuta iónica vão retirar os Nitratos da coluna de água... :oops:

Isso é extremamente contraproducente... ou te ficas pelas plantas, ou te ficas pelas resinas...

Quanto ao Cloreto de Sódio puro, creio que deve ser fácil de encontrar nas farmácias...

Eu não posso estar a dar certezas, mas como é uma resina de permuta aniónica, creio que usares outro sal de cloreto muito solúvel, também funciona. Mas é melhor mesmo usares o NaCl puro.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!