Recommended Posts

Boas

 

embora ja suspeite a resposta, aqui vai a duvida.

 

Para o meu aquario de 180x60x60 qual é a iluminação adequada:

 

3x150wts HQI 10000k + 2x54 actinicas

2x250wts HQI 10000k + 2x54 actinicas

8x80wts T5 6x10000k e 2xactinicas

 

a minha 1ª ideia era fazer com T5, mas agora estou na duvida...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Também optaria pela primeira opção.

Se conseguires que as 8 T5s de 80 W te iluminem o aquário até às extremidades ( algo que duvido ) então aí optaria pelas T5s apenas.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

Eu não colocaria nenhuma das opções!!! Acho que devias optar por 2x250W HQI´s + 2x80W T5 actinicas - é o que tenho no meu aquário e estou satisfeito (embora o meu aqua tenha apenas 165 cm úteis dos 175 totais)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

obrigado pelas respostas

 

os pros e contras que eu vejo

 

3x150wts HQI 10000k + 2x80 actinicas

 

Pros

ja tenho 1 projector com lampada. distribuição mais uniforme da luz.

a actinica pode passar para 80wts

contra

não sei se a luz vai chegar muito forte ao fundo dos 60cm. No que eu tenho de 50cm nota-se um intensidade reduzida.

 

 

2x250wts HQI 10000k + 2x80 actinicas

 

Pros

Uma penetração maior na coluna de água. Se optar por corais mais exigentes, terei mais area disponivel para os colocar

Contra

NAs laterais poderá haver zonas de menor intensidade(o que tambem não é mau). Distribuição menos homogenia da luz.

 

 

8x80wts T5 6x10000k e 2xactinicas

 

Pros

Não provoca aquecimento da agua. Luz distribuida homogeiamente pela estenção da lampada (150cm).

Contras

Não tem o chamado "efeito hqi" com os reflexos da luz na agua. Tambem não sei se a esta profundidade a intensidade luminosa será a melhor(penso que sim, mas há sempre a duvida).

 

 

Não estou a considerar preços, porque numa solução diy os preços são semelhantes.

 

 

Pedro, Luis, obrigado pela resposta.

Erazor, se alternamos as lampadas uma para um lado outra para o outro, ficamos com luz nas laterais e uma maior intensidade no centro.

Diogo, a minha questão será mesmo no tamanho. Como os 180 é quase tudo para ser aproveitado, não terei areas "mortas"?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, a minha questão será mesmo no tamanho. Como os 180 é quase tudo para ser aproveitado, não terei areas "mortas"?

 

Conheces o meu aquário! A diferença para o teu são apenas 15 cm o que dividido por dois dá apenas 7,5 cm - não me parece que vás ter zonas mortas, e isso vao depender também muito do layout!

 

Abraço,

Diogo

 

PS - o melhor que posso fazer é emprestar-te a minha e experimentas (se já tiveres o aqua) - vais lá tu buscá-la e carregas!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela oferta mas não deve ser preciso.

 

o layou deverá ficar semelhante ao teu, um monte encostado á coluna seca e o resto espalhado pelo aqua com a probablidade de fazer uma ilha.

 

Ja esta na sala à 7 meses. Ja teve la uns peixes de um amigo mas agora é para montar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, a minha questão será mesmo no tamanho. Como os 180 é quase tudo para ser aproveitado, não terei areas "mortas"?

 

Conheces o meu aquário! A diferença para o teu são apenas 15 cm o que dividido por dois dá apenas 7,5 cm - não me parece que vás ter zonas mortas, e isso vao depender também muito do layout!

 

Abraço,

Diogo

 

PS - o melhor que posso fazer é emprestar-te a minha e experimentas (se já tiveres o aqua) - vais lá tu buscá-la e carregas!!!!

 

 

Tás a ver Luis como afinal o tamanho não importa mas sim o que sabes fazer com a coisa. :lol::lol::lol::lol::shock::?:twisted::twisted:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

 

Eu colocaria 6x80W T5 ( 3 de 6500K,3 actinicas) + 2x150W HQI = 780W

 

ou

 

4x80WT5 (2 de cada) + 2x250W HQI = 820W

 

 

Como as T5´s apenas tem 1,48M, podes optar por nao as colocar todas em linha, puxas metade para uma das pontas e a outra metade para a outra, podes fazer isto de 2 em 2 lampadas ou entaod e 1 em 1.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus 2cents ou 2watts neste caso :shock: :

 

- 3x 150 W 10000 K + 4 x 80 W T5 ( 2 actinicas e 2 de 6500 ; uma de cada atrás e uma de cada à frente = 770 W com espectro rico , bem distribuido e com o efeito dos " raios solares ". Se queres poupar dinheiro , coloca 3 projectores e uma càlha dupla de T5 à frente e atrás.Chegas os projectores das pontas mais para fora para compensar a falta de comprimento das T5.

Seria sem dúvida o que eu escolheria.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais