Platinum Publicado Junho 25, 2006 Publicado Junho 25, 2006 olá eu sou o Luis tenho 23 anos já algum tempo que estou registado mas só agora tive algum tempo para me apresentar aqui ao forum vivo em amora margem sul mas nasci em inglaterra na cidade de plymouth agora aproveitava tb para expor aqui algumas das minhas duvidas quero iniciar-me nisto da aquariofilia ja tenho um aquario á algum tempo de 50cm sei que não é grande coisa mas para o começo chega bem acho eu ja á uns dias que ando aqui pelo forum a pesquisar mas mesmo assim ainda tenho estas duvidas que iluminação mais indicada para este aqua? aquecedores e filtros que aconselham? que peixes me aconselham para fazer o ciclo? e onde se compram as plantas aquaticas e quais as mais apropriadas ao meu aqua? desde ja deixo aqui um grande abraço á comunidade aquariofilista Citar
Nuno Antunes Publicado: Junho 26, 2006 Publicado: Junho 26, 2006 Olá Luis, bem vindo ao forum. Vou tentar dar-te algumas direcções e quem sabe colocar mais algumas dúvidas na tua cabeça para que pesquises um pouco mais que iluminação mais indicada para este aqua? Depende se o aqua já tem uma calha de iluminação ou não e que tipo e quantidade de plantas queres colocar. Regra geral uma razão de 0,5 a 1W por litro util de água é o usado. As lampadas podem ser fluorescentes, PC (power compact). No teu aquário HQI/HQL não fazem muito sentido. aquecedores e filtros que aconselham? Aquecedor é normal uma razão de 1w por litro mas depende sempre das amplitudes térmicas do local onde vai ficar o aquário. No verão pode até ser dispensado. Filtro, o ideal se puderes é um filtro externo. Dado que o aquário é pequenito podes optar por um filtro de cascata/mochila ou se quizeres gastar um pouco mais um externo do tipo canister. A litragem deve andar na casa dos 150L/h a 250L/h mais ou menos (3 a 5X o volume de água, mas mais uma vez depende dos peixes e plantas a colocar). que peixes me aconselham para fazer o ciclo? Guppies, danios, tetras... peixes pequenos, resistentes e não demasiado caros. e onde se compram as plantas aquaticas e quais as mais apropriadas ao meu aqua? Qualquer boa loja de aquariofilia tem plantas aquáticas à venda. Para o teu aqua as mais apropriadas são quanto a mim, plantas que não cresçam muito nem em altura, nem em largura, mas isso é opinião pessoal e muito discutivel. Encontras uma listagem de plantas e tamanhos, necessidades luminosas e fotos/desenhos no site da trópica : http://www.tropica.com/plant_print.asp Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Fausto Vicente Publicado: Junho 26, 2006 Publicado: Junho 26, 2006 Vivas Luis. É sempre com prazer que vejo mais 'conterraneo' aqui no forum, pois embora viva noutras paragens, actualmente, sou de Fogueteiro/Amora, aí vivi muitos anos. Quanto ás tuas duvidas, creio que o Nuno já te deu um panorama geral: existem algumas regras basicas, mas terás de ser tu a dizer que tipo de flora/fauna pretendes, para depois seres aconselhado quanto ao material mais proprio... Poderás, então, a partir desse aqua que tens, escolher alguns animais/plantas de teu gosto, estudar as suas exigencias e compatibilidades e ires elaborando um projecto. Se tiveres duvidas, é uma questão de pesquisares ou perguntares aqui, haverá sempre alguem que te dará umas dicas. Quanto a lojas por aí, tens a Loja do Antonio Oliveira, para mim a melhor dessa zona, que fica numa praceta junto á pizzaria verde-amarelo, a vitamina, no correr de agua, e o Barbatanas, no Centro comercial da Amora, lá escondida no ultimo andar. Depois, tens a Avipeixe, na Rotunda do Centro Sul, fica um pouco mais longe, mas a deslocação compensa, pela quantidade e variedade de material e vivos que mantÊem. Por fim, tens toda a malta aqui no forum, que atraves do forum de vendas, sempre vai comprando/vendendo material e vivos a preços geralmente porreiros. Abraço FVicente Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Platinum Publicado: Junho 27, 2006 Autor Publicado: Junho 27, 2006 muito obrigado pelas boas vindas e pelas explicações vou hoje começar a montar o meu aqua depois vou postando novidades abraço Citar
Recommended Posts