David Cabete Publicado: Agosto 25, 2006 Publicado: Agosto 25, 2006 Boas. Só uma achega. A fonte do Pc tem várias voltagens à saída das fichas. Inclusivamente uma de 3,3 volts, que é ideal para a alimentação dos led's azuis para o moonlight, além de claro 5 volts e os 12 para as ventoinhas. Daqui a mais umas horitas já coloco qualquer coisa com fotos e explicações mais detalhadas. Agora é hora de dar banho à miúda e depois jantar! Davs. Correcção: depois de verificar voltagens à saída das fontes, verefiquei que só as fontes ATX possuem uma saíde de 3,3 Volts, contudo, não é uma voltagem contínua. Isto é, tem "quebras". Um led lá ligado atenua a sua lumonisidade de meio em meio segundo, como se se fosse apagar, portanto para ligar os Led's tem de se utilizar obrigatóriamnete as saídas de 5 volts. Também é fácil reduzir a tensão para não queimar os led's. Ou com um regulador de tensão ou com uma simples resistência. Com a primeira hipótese a tensão é sempre constante, não sofre qualquer alteração. Correcção feita. Davs Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Rodman Publicado: Setembro 3, 2006 Publicado: Setembro 3, 2006 O problema é que (palavra corrigida) essas lampadas vão-se muito rapidamente estando ligadas tanto tempo Essas luzes têm vida útil anunciada de 100 000 horas, ou seja 11 anos ... parece que chega O meu Aquario O meu canal no YouTube
CarnivAlmeida Publicado: Setembro 4, 2006 Publicado: Setembro 4, 2006 boas. gostei muito da ideia de fazer a moonlight com os neons para pc, tanto, que esta tarde corri as lojas de informatica aqui da zona á procura de neons para pc...e nada, este pessoal por aqui ainda não aderiu ao moding vou ter de me deslocar um pouco mais longe, mas não vou desistir cump Abraço Gonçalo Almeida
Just_me Publicado: Setembro 4, 2006 Publicado: Setembro 4, 2006 [quote=Essas luzes têm vida útil anunciada de 100 000 horas' date= ou seja 11 anos ... parece que chega [/quote] os neons, vida util de 100.000 horas? só se estiverem desligados durante essas 100.000 horas. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
CarnivAlmeida Publicado: Setembro 5, 2006 Publicado: Setembro 5, 2006 penso que talves os leds tenham esse tempo de vida, agora os neons...não me parece tambem que tenham tanto tempo... cump Abraço Gonçalo Almeida
CarnivAlmeida Publicado: Setembro 5, 2006 Publicado: Setembro 5, 2006 Encontrei uma lampada tubular de neon azul com cerca de 50cm, axo qee ja tenho a minha futura moonlight Abraço Gonçalo Almeida
Rodman Publicado: Setembro 7, 2006 Publicado: Setembro 7, 2006 os neons' date=' vida util de 100.000 horas? só se estiverem desligados durante essas 100.000 horas.[/quote'] Tens razão ... mea culpa estas têm aproximadamente 15 000 horas, ou seja 625 dias practicamente 2 anos. Tendo em conta que se arranjam a 6€ e menos, acho que não é, ainda assim, um investimento despropositado. O meu Aquario O meu canal no YouTube
paulosaints Publicado: Setembro 21, 2006 Publicado: Setembro 21, 2006 Hoje montei o meu moonlight! Igual ao deste topico, so que com 1 lampada apenas, e funciona tambem. O meu aqua tem 100m e luz esta a meio comprimento do aquario e da parte de tras. Assim distribui a luz uniformemente sem ser luz a mais! E acabo por ter o outro neon de reserva.
Rs232Killer Publicado: Setembro 22, 2006 Publicado: Setembro 22, 2006 Boas a todos, O meu aquário tem uma lâmpada dessas do moding a funcionar muito bem á já algum tempo, para reduzir a intensidade bastou no transformador reduzir a voltagem para 9V, quando ao DIY apenas acrescento que não devem de esquecer o isolamento. As lâmpadas e Inversor que as liga não são estanques nem foram feitas trabalhar com a humidade do aquário, o que fiz foi colocar o inversor"caixinha" junto das bombas e acrescentar o fio da lâmpada até ao interior do aquário e isolei as extremidades da lâmpada com silicone. Abraço Filipe Lee
Ang3lo Publicado: Outubro 15, 2006 Publicado: Outubro 15, 2006 Boas a todos, O meu aquário tem uma lâmpada dessas do moding a funcionar muito bem á já algum tempo, para reduzir a intensidade bastou no transformador reduzir a voltagem para 9V, quando ao DIY apenas acrescento que não devem de esquecer o isolamento. As lâmpadas e Inversor que as liga não são estanques nem foram feitas trabalhar com a humidade do aquário, o que fiz foi colocar o inversor"caixinha" junto das bombas e acrescentar o fio da lâmpada até ao interior do aquário e isolei as extremidades da lâmpada com silicone. Abraço Filipe Lee Podes colocar fotos dessa tua alteração? ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
David Cabete Publicado: Outubro 15, 2006 Publicado: Outubro 15, 2006 Boas. Mais uma vez me "intrometo" neste tópico. Já tinha sugerido há uns tempos atrás a utilização de fonte de alimentação de Pc para "energizar" as lâmpadas para ter o Moonlight. Ora bem, cheguei à conclusão que há uma forma mais fácil, económica e rápida de o fazer. Basta um Led, ou mais, de côr azul. Aqueles que são transparentes quando estão apagados, mas que dão uma côz azul. Como o da imagem abaixo: Até aqui nada de novo. O interessante é quando se escolhe bem o sítio(s) para a colcação do(s) dito(s). Casualmente, "encostei" um desses led´s ao vidro do aquário, da parte de fora, na altura em que as luzes de cima se apagavam. A luz produzida pelo led, que é um foco redondo, atravessou op vidro (claro, não estava assim tão sujo...), reflectiu na água, e com a movimentação desta, cria no fundo um efeito interessante! Depois é só escolhor a inclinação do Led, jogar um pouco com os ângulos de refracção do vidro e da água, até se encontrar o efeito mais fixe, ( fixe de "cool" e não fixe de peixe...). Podem ver o efeito que faz no link abaixo. Fiz reflectir a luz numa das rochas do meu aquário, podemos escolher vários pontos de reflexão, de acordo com o número de Led´s que utilizarmos. Neste momento tenho só um Led e ilumina o aquário todo! Só um pouquinho e não é preciso mais do que isso. Ah, falta o link do filme: Dúvidas e/ou sugestões agradecem-se Cumps. Davs Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Ang3lo Publicado: Outubro 16, 2006 Publicado: Outubro 16, 2006 de facto ta mt fixe (de cool n de peixe LOL) Ja agora como se liga isso e que material e preciso e onde se arranjam esses leds? Quanto te custou isso tudo? Cumps ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
Paulo J. Simões Publicado: Outubro 16, 2006 Publicado: Outubro 16, 2006 boas a ideia é boa mas na minha opnião é luz a mais para fazer a parte nocturna mas se conseguires redurir a intensidade será muito melhor digo eu
Ang3lo Publicado: Outubro 16, 2006 Publicado: Outubro 16, 2006 e uma coisinha destas---»http://www.extreme-computers.pt/loja/detalhes.php?id=609 ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
David Cabete Publicado: Outubro 16, 2006 Publicado: Outubro 16, 2006 de facto ta muito (palavra corrigida) fixe (de cool n de peixe LOL)Ja agora como se liga isso e que material e preciso e onde se arranjam esses leds? Quanto te custou isso tudo? Boas. O material que é necessário, é além do Led propriamente dito, uma resistência de 820K e um transformador de 12 Volts. Em qualquer loja de electrónica se deve arranjar. Led deve custar uns 2€, resistência conforme a quantidade na altura da compra. Se comprares uma só deve custar uns 10 cêntimos, se comprares em quantidades, como eu, aos milhares, nem deve chegar a 1/100 de cêntimo. Transformador, dos chisneses tb serve. a ideia é boa mas na minha opnião é luz a mais para fazer a parte nocturna mas se conseguires redurir a intensidade será muito melhor digo eu A luz não é nada a mais, antes pelo contrário, mas como também me lembrei disso, em vez dum transformador 12 Volts normal, utilizo uma fonte de alimentação regulável, a da foto abaixo: Assim posso regular a intensidade de luz que quero que o Led dê. Neste momento está em "testes" para a refrigeração das lâmpadas do aqua. Três fluorescentes de 38Watts cada. Duas FloraSun e uma AquaStar. Conselho do nosso patrocinador Foztropic. Mais tarde coloco também o desenvolvimento da parte da iluminação. Ainda está em fase de acabamento. ( Já agora, se algum dos users tiver um esquema para controlar a velocidade de rotação das ventoínhas conforme a temperatura ambiente, agradecia o Layout, se houver. ). Acho que a parte mais dificil no meu "esquema" de moonlight, é a aplicação do dito Led no vidro, de maneira a que o possa orientar se for necessário... Tenho de dormir sobre o assunto. Cumps. Davs Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
tiagoadias Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 boas. gostei muito da ideia de fazer a moonlight com os neons para pc, tanto, que esta tarde corri as lojas de informatica aqui da zona á procura de neons para pc...e nada, este pessoal por aqui ainda não aderiu ao moding vou ter de me deslocar um pouco mais longe, mas não vou desistir cump eu vi na chip7 do oeiras parque a +/- 10 €
William Publicado: Março 5, 2008 Autor Publicado: Março 5, 2008 Essa moonlight dá luz a mais.Pelos vistos, não fizeram pesquisas por aqui...e ainda por cima, está na lista inamovível: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=moonlight Pronto, com vídeo de funcionamento, com esquema e tudo. Dá a luz que tu quiseres, basta apenas regulares a potencia no transformador.....
lordscream Publicado: Outubro 16, 2008 Publicado: Outubro 16, 2008 Como é que tu consegues sicronizar isso tao direitinho? Primeiro ligas uma, depois ligas as duas, e no fim da noite ao contrario? O que tens para isso dar tudo certinho.
Recommended Posts