Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal! deixo-vos aqui algumas fotos para verem como muito facilmente se faz um Moonlight a partir de neons para pc e um simples transformador poupando-se assim alguns euros! ;)

Conjunto com duas lampadas neon azuis pra pc que

podem comprar em qualquer loja de informatica que venda material "xunning" de pc's (9 euros)

Pic_8924_1.jpg

Transformador eléctrico (regulado pa 12v) (4 euros)

Pic_8924_2.jpg

Cortam-se os fios, tanto do transformador como os que saem do transformador das lampadas e unem-se

Pic_8924_4.jpg

Ligação experimental

Pic_8924_3.jpg

Fixaçao na calha através de braçadeiras plasticas de serrilha

Pic_8924_5.jpg

Pic_8924_6.jpg

Coloca-se a calha no aqua, liga-se o transformador e ja está! :|

Pic_8924_7.jpg

Pic_8924_8.jpg

Pic_8924_9.jpg

ja agora a foto durante o dia

Pic_7678_1.jpg

Como tenho duas calhas no aqua tenho esquematizado da seguinte forma:

á noite primeiro desliga-se uma calha e tb o co2 (valvula solenoide)

passado meia hora apaga-se a segunda calha e liga-se o moonlight por cerca de 3 horas e a bomba de oxigénio ate de manha

de manha é o inverso, liga-se uma calha e passado meia hora liga-se a segunda e a bomba de oxigénio desliga-se, e liga-se o co2

isto tudo á custa de 4 belos temporizadores! (3,75 euros no mestre maco) :)

Espero que gostem!

• 2 semanas depois...
Publicado:

Muito porreiro!

e com tudo contadinho, para o pessoal se organizar e saber onde comprar e tudo. parabens pela tua moonlight pelo teu aquario. e obrigado por partilhares.

cumpz!

PS: um dia quando tiver tempo e pciencia experimento, se tevier chatear ja sabes para o que é hehe

João Chagas APK 216

Publicado:

Boas!

Ficou um trabalho muito bem feiro! Ainda bem que não tentaste aumentar os cabos que saiem do transformador dos leds para os leds, é que assim não iria funcionar!

Eu pergunto se não será luz a mais para moonlight?

Cumps,

Pedro.

Publicado:

Boas...

Epa' mesmo bacano! Cheira-me que vou fazer algo muito muito semelhante ... :) ate' porque tenho todo esse material, agora e' so' montar as peças x)

abraço

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Publicado:

Boas.

Muito fixe a ideia e de fácil montagem! Até eu consigo LOL

Mas deixo aqui uma pergunta:

Tenho o aqua numa sala que tem duas janelas enormes (de parede a parede, do tecto ao chão) e, apesar de estarem bastante longe da janela, os peixes perceberão que fora do áqua é de dia. Não se tornará confuso para eles terem no ambiente exteiror luz do dia e dentro do aqua o Moonlight a funcionar? Ou essa luz seria só para o espaço de tempo da noite em que a iluminação convencional não está a funcionar?

Acrescento que tenho a luz a funcionar das 17 às 02 da manhã. Reduzi recentemente uma hora porque me estavam a aparecer algas (pequenos pontos de veludo nas anubias e na criptocoryne).

Ab!

• 1 mês depois...
Publicado:

Olha os 4 temporizadores k metes-te sao diarios ou semanais?!?!

Realmente o moonlight parece muito intenso mas como é apenas 3 horas... ele acabam por adormecer! Vou fazer um moonlight como o teu!!

Tanx!

Publicado:

Bem... acabei de montar o meu... e nao funciona... O transformador liga a luzinha... a caixinha preta que liga aos 2 leds aquece como o caraças... e de luz azul... nada. Mas é estranho, porque liguei inicialmente antes de cortar os fios, e acenderam, depois de cortar os fios ja nao trabalham...

Tenho o transformador a 12V. #cool

Publicado:

Boas.

Desculpem a intromissão aqui do Je, mas porque não utilizam uma fonte de um PC? Uma fonte At será melhor que Atx. Aquelas fontes dos Pc´s antigos! Têm apenas de ligar a ficha Molex e já está! Além disso podesse utilizar também para fazer ventilação na calha onde estão instaladas as lâmpadas, que normalmente têm tendência para o sobreaquecimento. É só uma opinião. Estou a renovar o meu aqua de 250Lts, desde móvel novo, passando pelos filtros externos. Enfim quase um aqua novo. Projectos já tenho muitos, mas só passarão à prática lá para meio de Setembro, ( férias :wink: ). Depois disso darei novidades.

Davs.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

Publicado:

Realmente é uma boa ideia... e de certeza que nao dava cabo de mais led's!

hehehe

Provavelmente mexi nos valores de tensao do transformador ou da polarização e dei cabo da Lua dos peixes...

:D

Publicado:
Boas.

Desculpem a intromissão aqui do Je, mas porque não utilizam uma fonte de um PC? Uma fonte At será melhor que Atx. Aquelas fontes dos Pc´s antigos! Têm apenas de ligar a ficha Molex e já está! Além disso podesse utilizar também para fazer ventilação na calha onde estão instaladas as lâmpadas, que normalmente têm tendência para o sobreaquecimento. É só uma opinião. Estou a renovar o meu aqua de 250Lts, desde móvel novo, passando pelos filtros externos. Enfim quase um aqua novo. Projectos já tenho muitos, mas só passarão à prática lá para meio de Setembro, ( férias  :D ). Depois disso darei novidades.

Davs.

Quando planei a minha moonlight tb pensei nisso, uma vez que também fiz ao mesmo tempo um sistema de ventilação com duas ventoinhas de PC, o unico senão é que não tens forma de temporizar o interruptor. Ou melhor, até tens, mas lá se ia a ideia base do DIY.... ser barato....

Cumprimentos

Mário Marques

Publicado:
Quando planei a minha moonlight também (palavra corrigida) pensei nisso, uma vez que também fiz ao mesmo tempo um sistema de ventilação com duas ventoinhas de PC, o unico senão é que não tens forma de temporizar o interruptor. Ou melhor, até tens, mas lá se ia a ideia base do DIY.... ser barato....

Boas.

Quanto a esse pormenor, nada mais fácil... Utiliza relés de 220 Volts, de maneira a que quando precises do moonlight, a energia para as ventoinhas (12 Volts) e para as lâmpadas normais (220 Volts) é interrompida. Quando o moonlight é desligado, a energia vai para as lâmpadas e ventoinhas. De salientar que a fonte do Pc fica permanentemente ligada. Ora fornece energia às ventoinhas, ou ao moonlight. Com um só temporizador faz-se esse serviço. Se houver dúvidas quanto ao esquema de ligações, é só apitar. Faço um esquema demonstrativo com muito prazer.

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

Publicado:

Essa moonlight dá luz a mais.

Pelos vistos, não fizeram pesquisas por aqui...e ainda por cima, está na lista inamovível:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=moonlight

Pronto, com vídeo de funcionamento, com esquema e tudo. :shock:

Publicado:

parece que não me fiz entender....

eu iria usar a fonte do pc apenas para a moonlight e pra as ventoinhas, a minha calha está independente e com um temporizador.

Cumprimentos

Mário Marques