pjdc Publicado Junho 22, 2006 Publicado Junho 22, 2006 Bons dias, Precisava da vossa ajuda para saber o modo como aplicar turfa no aquário. Tive a ler aqui no forum que uma das opções para baixar o Ph é colocar turfa no filtro. Para já não sei bem de que produto se trata: encontrei à venda na loja granulado de turva, que diz fazer baixar o pH, gH e kH. É este o produto que se fala por aqui? E para aplicar no aquário, basta encher um dos cestos do filtro com isto? O meu aquário tem cerca de 150 litros aqua, um filtro externo, algumas plantas e peixes váriados. O pH do aquário costumava andar à volta dos 7, mas agora passou para cerca de 7,5 (pela mesma altura de ter colocado as plantas). O gH é de 5º. Pensei que a razão da alteração pudesse ter a ver com as plantas, pois elas consomem pH que faz descer o pH, não sei... Eu pretendia voltar a colocar o pH em 7, sem produtos quimicos e sem correr o risco de baixar muito bruscamente o pH. Obrigado desde já pela vossa ajuda, Pedro Cardoso Citar Os Meus Peixes
Fausto Vicente Publicado: Junho 23, 2006 Publicado: Junho 23, 2006 Vivas pedro. Qualquer tipo de turfa pode ser usado, desde que seja virgem. isso é essencial a mais usada é em granulado, poes dentro de um saco de rede/meias de senhora, dá uma lavagem com agua corrente e ala, para dentro de um dos cestos do filtro, um dos ultimos, ou mesmo o ultimo (depende claro do filtro). Ao final de cerca de 2/3 meses começa a controlar o pH e a dureza, +- por essa altura a turfa faz quebrar drasticamente a dureza, baixando rapidamente o pH...trocas então por nova...o tempo varia de potencia de circulação no filtro, na litragem do aqua, e dos parametros iniciais da propria agua. Já agora, e uma vez que tens plantas, porqiue não fazes inserção de co2?o acido carbonico tb te faz descer o pH da agua, e assim tinha duas funções=plantas e pH... fica bem Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Joaoavo Publicado: Junho 23, 2006 Publicado: Junho 23, 2006 O facto de o pH ter subido é o seguinte: as plantas fazem fotossíntese, consumindo o dióxido de carbono, dissolvido na água. Em solução aquosa estabelece-se o equilíbrio: H+ + HCO3- <===> H2O + CO2 Ao meteres as plantas, estas absorveram o CO2, deslocando o equilíbrio no sentido de compensar esta falha, ou seja, diminui a quantidade de ácido carbónico na água (e consequentemente a quantidade de H+) o que provoca a subida de pH. Como nao tinhas plantas o pH mantia-se estável porque o que era produzido pelos peixes compensava o que saía para o ar pela agitação da água. No teu caso acho que te devias ficar pela injecção de CO2, visto que isso só vai repor o "ambiente" que tinhas anteriormente. Ao meteres turfa, para além do pH, vais também alterar a dureza da água. Se os teus peixes se davam bem antes, não vejo motivos para usar turfa. A não ser que tenhas espécies de apistos, ou discos, ou outros ciclídeos americanos, que requeiram baixas durezas. Citar João AvóO meu blog - Naturescaping
pjdc Publicado: Junho 23, 2006 Autor Publicado: Junho 23, 2006 Obrigado desde já pela resposta, Mas para colocar CO2, tenho medo de colocar muita quantidade e que me faça variar demasiado o pH para baixo. É facil e fazer a coisa progressiva, para ir testando? e já agora, fica barato comprar aqueles kits básicos de adicionar pH que tÊm umas pastilhas, penso eu? Obrigado mais uma vez pjdc Citar Os Meus Peixes
Jorge Serrenho Publicado: Junho 23, 2006 Publicado: Junho 23, 2006 Olá o co2 por pastilha que conheço é da sera e a longo prazo não sai barato. a forma mais barata de injectar CO2 é fazendo o Kit DIY que já foi amplamente discutido no fórum. sistema biológico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10394 sistema quimico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=40274 ambos funcionam, mas quanto a mim o quimico tem a vantagem de permitir o controlo de produção de CO2. Para testar o efeito do CO2 no PH a forma é simples: use uma pedra difusora e coloque a mesma um pouco abaixo da linha de água do aquario. conforme vai vendo o progresso do seu PH, va baixando a pedra difusora até que atinja o valor pretendido. p.s. atenção que o CO2 só por si não basta para baixar o PH. abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Recommended Posts