jnarciso Publicado Junho 22, 2006 Share Publicado Junho 22, 2006 Boas Tenho um filtro eheim liberty 2040 num plantado de 60 cm. O filtro em questão (que a meu ver é excelente...)contêm exclusivamente uma esponja para filtragem mecânica. A minha questão é se alguém coloca mais alguma coisa e como a coloca, para uma filtragem biológica. É que sempre que se limpa o filtro, em príncipio, ficará compremetido o quilibrio biológico do aqua (estarei correcto?). Sendo assim à alguma maneira de corrigir este assunto? cumprimentos José Narciso Citar Cumprimentos, Fiquem bem... Jose Narciso __________________ ´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º> Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Egnom Publicado: Junho 22, 2006 Share Publicado: Junho 22, 2006 Penso que o equilibrio do aqua não fica compremetido, uma vez que as colónias de bactérias não se encontram exclusivamente no filtro. Encontram se no areão por exemplo. Assim, penso que não há qualquer problema. Um abraço! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Junho 22, 2006 Share Publicado: Junho 22, 2006 Olá. O Egnom já deu a resposta mais pertinente... Mas a meu ver, esqueceu-se de referir uma coisa importante. Tu dizes que é para um aquário plantado. Então, se tens acompanhado este Sub-Fórum ultimamente, deves ter visto um tópico a falar sobre a utilização de um filtro seco-húmido (maioritariamente filtragem biológica) em aquários plantados. No aquário plantado, a par com a filtragem química, a filtragem biológica é desnecessária. Primeiro, porque como se costuma ter muito menos peixes que num aquário dito "normal", os níveis de Amónia e Nitritos são muito mais baixos, devido a alimentar-se menos. Segundo, porque as plantas assimilam melhor a amónia e os nitritos face aos nitratos. Ou seja, não que faça mal às plantas, mas entre teres as plantas ou as bactérias nitrificantes a competir pela amónia e os nitritos da coluna de água, é preferível teres as plantas, pois elas não os transformam em nitratos, mas sim utilizam-nos para crescer. Sem contar com o que o Egnom já disse. No substracto/decoração de um aquário existem montes de bactérias nitrificantes. Eu mesmo não tendo o aquário muito plantado onde mantenho Loricarídeos, chego a lavar o filtro todos e as matérias filtrantes e a fazer TPA's de 50% tudo no mesmo dia. Sei que tenho um bom filtro biológico estabelecido no areão do aquário, daí que não me preocupo em "matar" as bactérias nos filtros, que basicamente estão preparados para fazer filtração emcânica e química. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Cruz Silva Publicado: Junho 22, 2006 Share Publicado: Junho 22, 2006 Olá! Não contrariando a opinião do Egnom e do Ivanpantz, que acho estar correcta. Tenho um filtro igual ao teu, na caixa do filtro coloquei ceramicas. Transformei também uma pequena caixa de plastico, que encaixa no filtro antes de a água passar para a esponja onde coloco turfa ou carvao activado, consoante a necessidade. O meu aquário é de apenas 18 litros e por isso penso que quanto maior e melhor filtragem, melhor. A caixa onde coloco a turfa é algo do genero dos cartuchos que vês no site da eheim http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_27852_ehen Citar Abraços Zé Néo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Egnom Publicado: Junho 22, 2006 Share Publicado: Junho 22, 2006 ivanpantz: Falou e disse tudo!!! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts