Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Depois de uns anos na água doce e a cerca de um ano o bichinho da água salgada tem-me acompanhado até que fez moça e agora aí estou eu.

Já tive a ler alguns topicos e outros artigos sobre os salgados mas ainda me suscitam algumas duvidas:

1- tenho um filtro exterior eheim profissional 2222, é necessário para um aquário marinho?Eu sei que a sump é uma mais valia mas é me mesmo impossovel tê-la.

2- do material de agua doce que é que dá para aproveitar?Aquecedor, Calhas pas luzes, filtro?????, e evidente irei aproveitar o aquário 120 litros (100x30x40)

3- por agora e tb pq n dá pa muito, o aquario vai ser mto simples, já ouvi dizer q qto a rocha viva se pode comprar morta e nova, que a nova irá povoar a morta, sai assim tão em conta?

Após muitas leituras cheguei à seguinte concluusão do material que irei precisar(se faltar alguma coisa ou se as proporções não estiverem correctas avisem sff):

1- aquário 120 litros

2- bombas de circulação(duas de 1200 litros cada)

3 iluminação(não sei que lampadas)

4- escumador(tb n sei caracteristicas)

5- Densimetro

6- Areao fino, cerca de 31 Kg

7- rocha viva 20 Kg

8-sal

Assim para a base do aquario acho que não me esqueci de nada, agradeica comentarios e se poderem fazer um orçamentozito tb agradecia.

Quanto a peixes de futuro pensava em palhaços cardiais/cardinais, assim coisas pequenas e não exigentes.

Abraços

Bernardo Pedreño Ferreira

Toupeira

Publicado:

Olá.

1- tenho um filtro exterior eheim profissional 2222, é necessário para um aquário marinho?
Não.

2- do material de agua doce que é que dá para aproveitar?Aquecedor, Calhas pas luzes, filtro?????, e evidente irei aproveitar o aquário 120 litros (100x30x40)

Aquecedor, aquário, luzes depende. Que tipo são?

3- por agora e tb pq n dá pa muito, o aquario vai ser mto simples, já ouvi dizer q qto a rocha viva se pode comprar morta e nova, que a nova irá povoar a morta, sai assim tão em conta?
Sim, é verdade. Já vi fotografias de aquários montados só com rocha morta simplesmente espectaculares. Têm é que ser inoculados de alguma forma, idealmente com uma quantidade (pequena) de rocha viva.

Na minha opinião, enquanto a rocha viva de aquacultura não substituir na totalidade a RV natural, era isto que se devia fazer pois aliviava a carteira e era "ecologicamente correcto".

1- aquário 120 litros  

2- bombas de circulação(duas de 1200 litros cada)  

3 iluminação(não sei que lampadas)  

5- Densimetro  

6- Areao fino, cerca de 31 Kg  

7- rocha viva 20 Kg  

8-sal

Iluminação - o ideal seria uma HQI de 150W 10000K. Num aquário desse tamanho podes ter todo o tipo de corais com essa iluminação. O pior é a temperatura da água no Verão.

Se apenas quiseres ter peixes e corais fáceis, então coloca o máximo de lampadas fluorescentes que possas das normais, PC ou T5.

Em relação ao areão o melhor é fazeres uma busca a DSB aqui no fórum. Vais encontrar muita informação e diferenes pontos de vista.

Como pretendes usar sal, tens que ter água doce também ;). Também já foi debatido aqui no fórum e por isso aconselho-te a pesquisar os tópicos anteriores, mas eu aconselho água de osmose inversa.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Olá toupeira,

tenho um filtro exterior eheim profissional 2222, é necessário para um aquário marinho?
Guarda-o. Poderá a vir a ser muito útil mais tarde em emergências para removedores de fosfatos, carvão activado ou para aspirar detritos do aquário.

De acordo com a minha experiência o barato sai caro porque mais tarde acabarás por querer trocar por outro melhor. (eu tenho um óptimo para venda ;) , mas deixa lá, reconheço que seria demais para esse aquário :? ). De acordo com a maioria dos fabricantes, um escumador para esse aquário deverá ser um para aquários entre 600 e 1000l. É verdade, eles exageram no marketing dos escumadores (salvo algumas excepções).

8-sal

Instant Ocean. Na minha opinião é barato em comparação com a maioria e é utilizado por muitos excelentes aquariofilistas.

O resto já disse o manklit.

Vai postando quando precisares de mais ajudas.

Um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Oi...

para esse aquario compra um aquamedic midifloater... chega e sobra.

Se hoje montasse um aquario compraria 50% de rocha artificial + 50% de rocha viva... quanto menos rocha viva puseres mais tempo o aqua leva a ciclar... mas por outro lado poupas na carteira. E uma questao de paciencia... ;)

De resto os senhores doutores ja disseram tudo... Boa sorte !! :?

Abraço...

Publicado:

Olá,

´Desde já obrigado pela ajuda.

Ainda tenho algumas duvidas.

1- tive na loja a ver escumadores e falaram-me em escumadores a ar e um escumador interno(n sei se é assim que se chama) mas estava totalmente submerso.

2- outra quetsão que ainda não entendi totalmente e pq é que voces assim que falo em filtro exterior dizem logo q n.Ajudaria a criar circulação de água, seria por do lado oposto uma bomba de circulaçao e fazia a contra corrente.Evidente que as materias filtrantes seriam outras mas não usando este que usarei?so a rocha chega?

3- areao, areia de coral apenas é suficiente?a quantidade que indiquei serve?

4- ja ouvi falar em aprelhos de osmose e ...... de calcio isso e necessário?

5- lampadas, aqui tenho algumas duvidas, se eu não tivesse nem corais nem anemonas teria na mesma que ter luz, certo?essa luz seria diferente se eu adicionasse algum destes animais(anemonas e/ou corais)?Ou com a luz basica consigo ter ou corais ou anemonas faceis?

6- quanto a agua desde que eu a prepare com 2 dias de atecedencia antes de a colocar no aquario ta tudo bem n e?

Abraços

Desculpem lá toda esta maçada mas vou ouvindo opiniões diferentes, vejo a aplicação das duas e torna-se dificil de optar.

Bernardo

Toupeira

Publicado:

Tb vou agora começar a montar um aquário semelhante ao teu.

Uma das minhas duvidas é de como utilizar uma sump sem fazer furos no vidro. Já ouvi falar de overflows.Quais as vantagens e problemas disso?

Algum esquema adequado ao meu caso?

Já agora qual a utilidade de kalkwasser e qual deverá ser a periodicidade do seu uso?

Publicado:
Uma das minhas duvidas é de como utilizar uma sump sem fazer furos no vidro. Já ouvi falar de overflows.Quais as vantagens e problemas disso?

Aconselho sempre furos no vidro. É muito mais seguro por isso não te vou enumerar vantagens porque para mim não há, excepto se já tiveres o aquário montado...

O principal problema daquilo a que chamas overflow é o facto do sifão poder quebrar como já aconteceu comigo. No entanto há alguns bem desenhados em que a probabilidade disso acontecer é mínima.

Há alguns bons esquemas noutros tópicos que podes pesquisar.

A kalkwasser é uma solução aquosa sobressaturada de hidróxido de cálcio.

Serve para repôr lentamente (gota a gota) a água que se evapora diariamente do aquário. Ajuda a manter os niveis de cálcio, kH e pH alé de que contribui para a precipitação dos fosfatos (entre outros) facilitando a sua remoção pelo escumador.

Não sei se é o caso, mas pelo teor das tuas dúvidas parece-me que te estás a iniciar nesta matéria. Por isso mesmo, aconselho-te vivamente a comprar aquele que constitui um dos melhores equipamentos para os aquários de água salgada. Chama-se The Modern Coral Reef Aquarium Vol1. do Svein Fossa e Alf Nilssen.

Não é caro se atenderes à quantidade e qualidade de informação que disponibiliza e além disso acaba por se pagar a ele mesmo ao ajudar-te a evitar erros que te sairíam caros.

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Publicado:

olha em alternativa a furar o aquario e ah caixa de overflow com sifao, podes tentar por a sump num nivel acima do aquario.

Assim metes no aquario uma coluna seca fechada em baixo (tipo overflow) e metes lá dentro uma bomba prai de 1000l/h a puxar a agua para a sump ( cujo nivel de agua se encontra acima do nivel de agua do aquario)... assim furas a sump em cima ( um buraco prai de 2" ou 3" e ligas um tubo desse buraco ao aquario.

A agua escorre da superficie do aquario para dentro da coluna seca, eh puxada pela bomba para dentro da sump, e desta, escorre para o aquario por pura gravidade :lol: eh uma beleza. Eh o q eu vou fazer, mas ainda na sei se ponho coluna seca....

Por outras palavras : "a agua q escorre da sump para o aquario eh a q está amais, e a agua q escorre do aquario para a coluna seca tb eh a q está amais :lol: "

para te certeficares q nao puxas demasiada agua para a sump, pois o buraco da sump pode ser pequeno para escorrer os 1000l/h q bombeias la para dentro, metes uma torneira no caminho.

muito simples ehehe

ps: caso nao percebas avisa q fasso um diagrama :lol:

abraço

Publicado:

Isso é uma ideia mas de qualquer maneira tinha que furar um vidro na mesma.

Mas digam-me lá porque é que são contra os furos no aquário?

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Publicado:

eh q furar o aquario eh diferente de furar a sump lol, aquario eh multiusos enquanto q a sump eh so sump.

a minha tem 20x12x40, eh so para por o escumador (miniflotor)e o thermoestato, depois a agua volta por gravidade para dentro do aquario.

e outra coisa, como vez so tem 12 cm de largura q eh o espaço q eu tenho amais para por isto por tras do aquario.

Eu fiz isto assim pk a minha mesa nao tem muito espaço, e tar a por por baixo era tar a engrenar por caminhos q eu nao percebo nada, "valvula ladrao" etc