Recommended Posts

Publicado

Meus caros,

Preciso da vossa opinião :wink:

Para um aqua de 220l, Mbunas (cerca de 16 peixes adultos - futuramente), elemento filtrante principal é um Rena xP2 (filtro externo 1.050l/h - preparado para filtragem mecânica, biológica e química), qual seria a vossa opção para um elemento de filtragem complementar, de entre as seguintes:

1. Powerhead 1.500l/h, equipada com copo de filtragem carregado com lã filtrante?

2. Filtro Interno Fluval 4Plus (1.000l/h, equipado de origem com esponjas para filtragem mecânica - presumo)?

A meu ver, e não desfazendo nas qualidades do 4Plus, a Powerhead é, à partida a melhor opção, já que, para além do débito maior, ocupa significativamente menos espaço no aqua, e deverá ser um pouco mais barata...

O que dizem?

Um abraço.

Fiquem bem.

Sérgio Moreira

PS- Já agora, alguém me sabe dizer quais as dimensões (altura) do 4Plus?

apc_bar.png
Publicado:

Hello,

Uso no meu aquário de 600 litros um Fluval 4 PLus para ajudar na filtragem mecânica e tenho tido bons resultados.

Não que me sirva para circulação pois 1000l/h para 2 metros de comprimento é pouco, mas para isso estou a tratar de uma bomba de 2500l/h.

A altura do filtro é á volta de 32 ou 33 cm. Não consegui medir com exactidão pois está dentro do aquário e foi medido por fora.

Se precisares mesmo das medidas exactas apita que eu tiro e meço tudo ao milímetro :wink:

assinatura.png
Publicado:

Grande Sérgio, um abraço!

Quer-me parecer que reconheço este tema de qualquer lado :wink:

Pois é meu amigo, só te queria alertar para uma situação: quando dizes que a powerhead faz 1500 lts/h, ela fá-lo sem o copo com as matérias filtrantes, com estes a circulação vai sair afectada, de tal modo que acho não não será superior á do fluval4...para teres esses valores (1500), é melhor apostares, á partida, numa bomba de 2000 lts/h. Isto, claro, se já não o tiveres feito...

Quanto ao resto, pois digo-te que já que vai movimentar a agua dentro do aqua, apoveita para maximizares a filtragem mecanica, esses pêxes bem precisam....

Eu quando tive tanga, alem do filtro, 1º tinha uma powerhead de 700 lts/h, depois pus um tetra1000, de 1000 lts/h, e o ganho foi substancial, e não só na litragem, a nivel de filtragem foi um espetaculo...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Ilustres amigos Daniel e Fausto,

Antes de mais, muito obrigado pela vossa opinião.

Daniel:

Muito obrigado pelas medidas aproximadas. E bastam as aproximadas. Só queria saber se não teria mais de 40 cm - eu ia sentir-me inferiorizado :wink: (é que aquilo parece-me um bajolo...). Olha, diz-me só, este filtro acomoda só esponjas de filtragem, correcto?

Fausto:

Ainda não é tarde para repensar a potência. Nada está comprado, poruqe eu cá gosto de estudar muito bem antes de gastar a massa. Ademais, tens muita razão quando falas na perda, o que não é certamente o que e quero. Assim sendo, uma de 2.000l/h é, de facto, uma solução mais adequada.

Muito obrigad a ambos.

Um grande abraço.

Fiquem bem.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!