ricardo gomes Publicado Junho 20, 2006 Publicado Junho 20, 2006 bem... tenho que aumentar a iluminação... para 30w no minimo... 35 era o ideal... tenho aqui umas fotos da calha para vocês verem: já agora... aproveito para dizer... a lampada da calha... é uma lampada daquelas economizadoras... posso ter? é que a calha só vem preparada para este tipo de lampadas.... (mudar de calha tá fora de questão... por isso se o reflector não aguentar os wats da nova lampada.... entramos no DIY ou será que o reflector aguenta? será que este tipo de lampada... economizadora aguenta as plantas?... é aquela flutuante... musgo de java... e uma de enterrar no substracto... acho que é Bacopa monnieri... e talvez ainda meta outra para enterrar no substracto... agora o que me aconcelham? retiro o reflector... e meto umas folhas de aluminio... e protego a calha... e resulta... ou terei mesmo de mudar muita coisa? Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Pedro Rodrigues Publicado: Junho 20, 2006 Publicado: Junho 20, 2006 Boas Ricardo Pelo que vejo na foto deves ter espaço para colocar uma lampada pc tem 41,5 cm +- de comprimento São umas lampadas flurescentes compactas, de 4 pinos, da marca Osram chamam-se Dulux L com casquilho 2G11 nas outras marcas nao sei o nome mas o casquilho é sempre o mesmo 2G11. Citar Abraço Pedro Rodrigues
ricardo gomes Publicado: Junho 21, 2006 Autor Publicado: Junho 21, 2006 se eu meter uma economizadora mas de mais wats... será que aguenta as plantas? Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Jorge Serrenho Publicado: Junho 21, 2006 Publicado: Junho 21, 2006 Olá Sem alterar a iluminação a unica solução à vista é mesmo essa. aumentar a potência da lampada! abraços Citar A.K.A. Kapitonio
ricardo gomes Publicado: Junho 21, 2006 Autor Publicado: Junho 21, 2006 tenho medo é que o balastro não aguente a potencia da lampada... e o cascalho pode também não aguentar... mas as economizadoras... consomem uma potencia e transmitem outra? devo seguir-me por qual? pela potencia que consomem ou pela que transmitem? Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Jorge V. Gonçalves Publicado: Junho 21, 2006 Publicado: Junho 21, 2006 Boas. Estas lampadas não levam balastro e o areão não tem nada de mal. Citar
ricardo gomes Publicado: Junho 21, 2006 Autor Publicado: Junho 21, 2006 o areão não tem nada de mal. ??? desculpa... mas não percebi... o areão? bem... mas obrigado... agora fico a saber que não preciso de meter aquela peça de plástico que está lá... o reflector.. Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Jorge V. Gonçalves Publicado: Junho 21, 2006 Publicado: Junho 21, 2006 ??? desculpa... mas não percebi... o areão? bem... mas obrigado... agora fico a saber que não preciso de meter aquela peça de plástico que está lá... o reflector. Eu não disse que não precisavas do reflector mas sim do balastro o areão ou cascalho não são afectados pela iluminação. Citar
Jorge Serrenho Publicado: Junho 21, 2006 Publicado: Junho 21, 2006 Olá de novo as lâmpadas economizadoras trazem um balastro incorporado, logo não precisam de mais nada para funcionar. quanto à potência será sempre pela potência real e não pela "equivalente a x watts". retirar o reflector é capaz de não ser boa ideia, afinal ele existe para dirigir a luz para baixo com a minima perca possivel. Já agora, estamos a falar de um aquário de quantos litros? é que se quizer por exemplo ter plantas mais exigentes o melhor será mesmo alterar/mudar a iluminação (isto utilizando a regra de 1 watt por cada litro de água no aquário). A dúvida do areão não percebi. Abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Jorge V. Gonçalves Publicado: Junho 21, 2006 Publicado: Junho 21, 2006 Será que querias dizer casquilho se sim chega prefeitamente para esse tipo de lampada. Citar
ricardo gomes Publicado: Junho 21, 2006 Autor Publicado: Junho 21, 2006 é isso... baralhei.me nas letras... desculpa lá... queria dizer cascilho e disse cascalho... sorry... bem... recapitulando o que tenho que fazer... 1º retirar a lampada de 15w---- 2º comprar uma economizadora igual a esta mas de 35w... ou será melhor 40? 3º inserir essa lampada no casquIlho e aquela parte de plástico aguenta com a lampada certo? Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Jorge V. Gonçalves Publicado: Junho 21, 2006 Publicado: Junho 21, 2006 Acho que só existem lâmpadas com casquilho e27 até 25w mas é uma questão de procurar quanto ao reflector parece-me que dá se quiseres podes sempre colocar duas lâmpadas Citar
ricardo gomes Publicado: Junho 21, 2006 Autor Publicado: Junho 21, 2006 bem... se o aquario tem 50 litros... 25w fica 0.5w por litro... mas já vi á venda destas lampadas de 35w... mas eram de casquilho fino... mas se não encontrar muda-se o casquilho... deixa de ser grosso... Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Jorge Serrenho Publicado: Junho 21, 2006 Publicado: Junho 21, 2006 Olá de novo... O problema parece-me não ser tanto o casquilho mas sim a lâmpada. Nunca vi à venda lâmpadas dessas com potência acima dos 20 e poucos watts. No entanto se encontrar e se couber força! Agora é vou levar pancada dos experts de iluminação por não falar na temperatura de cor da lâmpada... abraços Citar A.K.A. Kapitonio
ricardo gomes Publicado: Junho 21, 2006 Autor Publicado: Junho 21, 2006 isso da temperatura da cor... se for branca como a que estou a usar pode ser... não tem aquecido muito... Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
engenhariapt Publicado: Junho 28, 2006 Publicado: Junho 28, 2006 boas Tenho um aquario igual ao teu Ricardo Gomes,é da aquapor 60cm não é? Bem também tive problema com a iluminação pois achava que a mesma era fraca, e realmente é, no entanto como tinha lá em casa mais lampadas fluorescentes compactas (é assim que se chamam) experimentei uma de 15w de 700 lumens! O resultado foi imediato,tenho o aquario com muita iluminação e as plantas agradecem,nota,as plantas que tenho são: Myriophyllum aquaticum Cabomba caroliniana Eleocharis parvula Anubias nana Cryptocoryne x willisii Acho que o problema é mesmo da lampada original que deve ser de 3000K. Quero acrescentar o seguinte as lampadas chamadas economizadoras são na verdade lampadas fluorescentes compactas com balastro incluido pelo que: 15w nas fluorescentes compactas são na verdade 75w nas lampadas incandescentes logo tens 50 litros e 75w de iluminação ou seja 1,25w/l Troca de lampada é o meu conselho, no fim de semana se tiver tempo coloca aqui umas fotos antes e depois de trocar a lampada. Abraços Citar
Luís Fortunato Publicado: Junho 28, 2006 Publicado: Junho 28, 2006 Olá. 15w nas fluorescentes compactas são na verdade 75w nas lampadas incandescentes logo tens 50 litros e 75w de iluminação ou seja 1,25w/l Wrong!!! Essa relação é entre as lâmpadas fluorescentes e as de filamento... A relação 1 Watt/L é dada para lâmpadas fluorescentes T8 com balastro convencional. O que o ricardo gomes tem é mesmo 15 Watts para 50 litros... A solução mais indicada, é a dada pelo Pedro Rodrigues. Mete mãos à obra, e coloca aí uma lâmpada PC. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ricardo gomes Publicado: Junho 28, 2006 Autor Publicado: Junho 28, 2006 eu também pensei isso... se tenho 1.25 w por litro.. tinha o aquario cheio de algas... coisa que não tenho... Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
engenhariapt Publicado: Junho 28, 2006 Publicado: Junho 28, 2006 Boas já vi que confundi a relação 1w/L,no entanto quando tiver tempo coloco aqui as fotos para o pessoal comentar,uma vez, que com esta lampada tenho obtido bons resultados...e as plantas não se têm queixado! Abraços Citar
Recommended Posts