moon_sphinx Publicado Junho 19, 2006 Publicado Junho 19, 2006 Ola a todos Ca estou eu outra vez com mais um problema:( E desta vez e grave. Descobri recentemente a causa do ph 8.5 no meu aqua. E q a agua da minha torneira da cozinha tem ph 8 E verdade!! Coisas destas acontecem por aqui... Felizmente ha prods que tratam disso. Agora, tenho uma duvida sobre filtros. Eu tenho um onde pus ceramica em baixo (por onde entra a agua), uma especie de la, carvao activado e mais uma camada de la sintetica. Estara esta sequencia bem? Podera o carvao ou a la subir o ph? Quer dizer ele sai da torneir com 8 no aqua tem 8.5.... * * * Citar Alea jacta est...
Martouf Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 Boas. Só falta mencionar se o filtro é interior ou exterior, pela quantidade de matéria filtrante deduzo que seja exterior. Em relação à sequência de matérias filtrantes, o usual é a seguinte (da entrada para a saída da àgua): 1- Esponja e/ou cerâmicas não-porosas (filtragem mecânica) 2- Cêramicas porosas ou bio-balls (filtragem biológica) 3- Turfa, carvão activado,anti-amónia, etc (filtragem quimica) 4- Turfa, coral, etc (elementos de estabilização/adição de compostos) OPCIONAL 5- Lã (filtragem mecãnica fina) OPCIONAL Algumas notas adicionais: - todos os filtros (sejam de que tipo forem) destinam-se a efectuar os três tipos de filtragem (mecânica, biológica e quimica) logo devem conter matérias filtrantes que o permitam fazer; -a escolha das matérias filtrantes é alvo de alguma polémica visto cada um de nós termos preferências por certos tipos especificos, mas na sua essência estão presentes os três tipos; - o carvão activado é um absorvente quimico, como tal só deve ser usado se necessário (após tratamentos, suspeita de quimicos nocivos introduzidos, etc), logo deve ser retirado; - os pontos 4 e 5 acima são opcionais e usualmente são usados para "refinar" as caracteristicas da àgua. Por exemplo: turfa para baixar a dureza e o pH, coral para subir a dureza, lã para retirar as partículas mais pequenas em suspensão resultando num aparência mais cristalina da àgua. A súbida do pH que refere pode dever-se a alguma decoração calcária que exista no aquário, verifique o areão e as rochas. E quase que escrevi um testamento, vou-me ficar por aqui, espero ter respondido às questões. Citar Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.
Nuno Antunes Publicado: Junho 20, 2006 Publicado: Junho 20, 2006 E desta vez e grave. Descobri recentemente a causa do ph 8.5 no meu aqua. E que (palavra corrigida) a agua da minha torneira da cozinha tem ph 8 Ph 8 ? Verifica o valor do kh, mas eu não me admiraria muito que andasse na casa dos 12 a 16º. Se o valor de Kh for dessa ordem, esquece os quimicos... só vais gastar rios de dinheiro e não vais conseguir baixar o ph, vai andar sempre a disparar a cada TPA. Em casos de ph elevado com kh igualmente elevado e querendo manter um ph de 7 ou inferior só tens três hipoteses: -Utilizar uma osmose inversa (com custos elevados dado o rácio de aproveitamento) -Cortar a água da torneira com água engarrafada (mais uma vez com custos). -Usar água de outra proveniencia (bidons de água, etc ) Sendo um pouco "mauzinho" diria: Bem vinda ao mundo dos ciclideos africanos! Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
zenet Publicado: Junho 22, 2006 Publicado: Junho 22, 2006 Olá tive uma subida do ph de 6,8 para 7,4. O que aconteceu durante esta altura, foi a substituição de um filtro interno da Aquapor, por um AquaClear cim substrat pro da Eheim. Mantive os dois filtros a funcionar em simultâneo cerca de 2 semanas por causa da colónia de bactérias. Mesmo com uma tpa de 50% do aqua os néis de ph voltam a subir em poucas horas, mas depois mantêm-se estáveis em 7,4 Pensam que deveria ter tido os dois filtros mais tempo? A minha água da torneira tem ph 7,0 Aqua 60 L nitritos 0 tem 26 foto do aqua: http://zeluis.homeip.net/aqua/ Citar
Recommended Posts