Recommended Posts

Ola a todos surprised

 

Ca estou eu outra vez com mais um problema:(

E desta vez e grave. Descobri recentemente a causa do ph 8.5 no meu aqua. E q a agua da minha torneira da cozinha tem ph 8 ;)

E verdade!! Coisas destas acontecem por aqui...

Felizmente ha prods que tratam disso.

 

Agora, tenho uma duvida sobre filtros. Eu tenho um onde pus ceramica em baixo (por onde entra a agua), uma especie de la, carvao activado e mais uma camada de la sintetica. Estara esta sequencia bem? Podera o carvao ou a la subir o ph? Quer dizer ele sai da torneir com 8 no aqua tem 8.5....

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Só falta mencionar se o filtro é interior ou exterior, pela quantidade de matéria filtrante deduzo que seja exterior.

 

Em relação à sequência de matérias filtrantes, o usual é a seguinte (da entrada para a saída da àgua):

1- Esponja e/ou cerâmicas não-porosas (filtragem mecânica)

2- Cêramicas porosas ou bio-balls (filtragem biológica)

3- Turfa, carvão activado,anti-amónia, etc (filtragem quimica)

4- Turfa, coral, etc (elementos de estabilização/adição de compostos) OPCIONAL

5- Lã (filtragem mecãnica fina) OPCIONAL

 

Algumas notas adicionais:

- todos os filtros (sejam de que tipo forem) destinam-se a efectuar os três tipos de filtragem (mecânica, biológica e quimica) logo devem conter matérias filtrantes que o permitam fazer;

-a escolha das matérias filtrantes é alvo de alguma polémica visto cada um de nós termos preferências por certos tipos especificos, mas na sua essência estão presentes os três tipos;

- o carvão activado é um absorvente quimico, como tal só deve ser usado se necessário (após tratamentos, suspeita de quimicos nocivos introduzidos, etc), logo deve ser retirado;

- os pontos 4 e 5 acima são opcionais e usualmente são usados para "refinar" as caracteristicas da àgua. Por exemplo: turfa para baixar a dureza e o pH, coral para subir a dureza, lã para retirar as partículas mais pequenas em suspensão resultando num aparência mais cristalina da àgua.

 

A súbida do pH que refere pode dever-se a alguma decoração calcária que exista no aquário, verifique o areão e as rochas.

 

E quase que escrevi um testamento, vou-me ficar por aqui, espero ter respondido às questões.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E desta vez e grave. Descobri recentemente a causa do ph 8.5 no meu aqua. E que (palavra corrigida) a agua da minha torneira da cozinha tem ph 8  :twisted:  

Ph 8 ? Verifica o valor do kh, mas eu não me admiraria muito que andasse na casa dos 12 a 16º.

Se o valor de Kh for dessa ordem, esquece os quimicos... só vais gastar rios de dinheiro e não vais conseguir baixar o ph, vai andar sempre a disparar a cada TPA.

 

Em casos de ph elevado com kh igualmente elevado e querendo manter um ph de 7 ou inferior só tens três hipoteses:

 

-Utilizar uma osmose inversa (com custos elevados dado o rácio de aproveitamento)

-Cortar a água da torneira com água engarrafada (mais uma vez com custos).

-Usar água de outra proveniencia (bidons de água, etc )

 

Sendo um pouco "mauzinho" diria:

Bem vinda ao mundo dos ciclideos africanos! :shock:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tive uma subida do ph de 6,8 para 7,4.

O que aconteceu durante esta altura, foi a substituição de um filtro interno da Aquapor, por um AquaClear cim substrat pro da Eheim. Mantive os dois filtros a funcionar em simultâneo cerca de 2 semanas por causa da colónia de bactérias.

Mesmo com uma tpa de 50% do aqua os néis de ph voltam a subir em poucas horas, mas depois mantêm-se estáveis em 7,4

 

Pensam que deveria ter tido os dois filtros mais tempo?

 

A minha água da torneira tem ph 7,0

Aqua 60 L

nitritos 0

tem 26

 

foto do aqua: http://zeluis.homeip.net/aqua/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.