Recommended Posts

Publicado

:o

Olá fórum!

Tinha um casal de fundulopanchax gardneri, digo tinha porque a fêmea morreu. :(

Tive-os juntos 4 meses e não encontrei postura de ovos, tinha um mop e termostato para 25ºC e um filtro pequeno.

Arranjei outra fêmea killie, numa loja, mas penso que era outra espécie diferente do macho que também veio a morrer. :x

O macho continua vivo, retirei o mop e coloquei um tronco com uma anubia, o resto mantenho.

Poderá o macho ser agressivo e matar as fêmeas? :wink:

Vale a pena juntar outra fêmea? :lol:

Onde posso arranjar outra da mesma espécie? as lojas nem sempre tem e só vendem o casal.

Obragado a todos, :lol:

Tibete

Publicado:

Boas

Tibete de momento tenho um trio de F. gardneri e ele dá se bem com as duas fêmeas, se calhar é por que a agressividade (devido ao desejo de copular) é dividida por 2. Quanto a obter outra fêmea, como na tua zona não conheço nada não faço a mínima mas em Benfica, na Aquaplante, há lá gardneris com alguma frequência, aliás foi lá que comprei o meu trio :wink: . Na parte de pôr ovos, se calhar não tás a usar o tipo de água aconselhado para os peixes. Eu tenho psturas regulares todos os dias e a água dos meu gardneris é para aí cerca de 60% água de garrafão e o rsto água de torneira (também o aqua é de 7,5l, logo um garrafão para os 1ºs 5l e o resto é cheio com água da torneira).

Cumps

Publicado:

A meu ver o problema de se comprarem os peixes nas lojas é que por vezes vêm marcados como Fp gardneri e não sabemos mais nada dos peixes. Como há imensas variedades de gardneris é preciso ter algum cuidado com o que se arranja, pois podes estar a misturar variedades diferentes e ser por isso que nunca obtiveste uma postura.

O ideal será saber quais os gardneris que tens e ver se alguém na APK te ajuda a encontrar um para para o teu macho.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Boas

E por falar em Gardneri's...Motar não tens para aí um macho N'suca adulto a mais? o meu fez queda livre... :twisted: e a fêmea está a abarrutar de ovos...os meu pequenos ainda não dão conta do recado... :twisted:

No meu casal quem mandava era a fêmea... :lol: , deve ter sido por isso que ele se suicidou... :drinking:

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

Boas

Já agora com que tamanho/idade os F. gardneri atingem a maturidade sexual, é que tenho umas caixitas com húmus de terrário cheias de ovos e que estão quase para eclodir :wink:

Tibete desculpa lá tar te a fazer uma "ocupação" do tópico

Cumps

Publicado:

Boas

Faço da seguinte forma os peixitos põem os ovos no mop, depois recolh-os diariamente e ponho-os em caixinhas com húmus de terrário, espero(ou melhor estou á espera) que passem 2 semanas, e depois molho-os.

É a forma mais fácil de fazer coincidir a altura da eclosão dos ovos.

Cumps

Publicado:

Eu não faço nada, so retiro os alevins quando os vejo :wink: Já não tenho espaço para mais caixas e aquários :?

Eu tenho alguns machos grandes, tens é de os vir buscar a Queluz :lol:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Boas

Zezinho esse método comigo nunca resultou, ou punha anti-fungus a mais ou a água aquecia demais, até que me fartei de perder ovos e optei por este método assim poucos ou nenhuns são os ovos que me fungam

Cumps

Publicado:
Boas

Zezinho esse método comigo nunca resultou, ou punha anti-fungus a mais ou a água aquecia demais, até que me fartei de perder ovos e optei por este método assim poucos ou nenhuns são os ovos que me fungam

Cumps

De facto perdem-se alguns ovos.

Tenho de tentar dessa forma. Poes directamente na turfa, ou poes alguma coisa em cima da turfa e depois os ovos em cime disso. Já ouvi falar naqueles discos desmaquilhantes das Srªs.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:
Boas

Já agora com que tamanho/idade os F. gardneri atingem a maturidade sexual,(...)

Olá Nuno,

Atingem a maturidade sexual ao fim de 1,5 meses de vida.

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Publicado:

Boas

Eu faço da seguinte forma (que me foi ensinada pelo Ruben Isidoro a.k.a Rubinho) depois de expandir o húmus retiro um pouco para um pequeno recepiente (tipo daquelas ebalagens plásticas para os pensos rápidos) desde que seja baixo e largo. Depois é só colocar lá os ovos e cobrir com a tampa para manter a humidade. E é só.

Cumps