bokasanta Publicado Junho 18, 2006 Publicado Junho 18, 2006 Boas, montei um pequeno aquário para a minha filha de cinco anos. Devo dizer que de aquários estou agora a dar os primeiros passos. Consiste num aquario de 10 l, com 6 neons-chineses, como podem ver não é nada de especial (aconselhado por um amigo, devido á fácil manutenção tanto do aquario como dos peixes). A minha duvida é a seguinte: nos primeiros 2 a 3 dias os peixes andavam em todo o aquário, passado esse tempo parece que se refugiam no num canto do mesmo. Só saindo de lá para comer ou dar uma volta esporadica e lá voltam para esse canto. Na foto em baixo reparem no canto inferior direito, para verem o que estou a falar. Será isto um comportamento normal ou outra coisa que um principiante como eu não se apercebe. Obrigado a todos. Espero ter postado isto no local certo :D
krushandkill Publicado: Junho 18, 2006 Publicado: Junho 18, 2006 Se calhar ficava melhor em "OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE", já que começaste agora, mas desde que te respondam, que é o que interessa... Para já, o comportamento não é nada normal, tenho um aqua de 150cm e os meus neons passeiam por todo o lado. Bem eu queria que eles às vezes parassem quietos um bocado, até fico zonzo! Ora, quer-me parecer que não tens o ciclo de azoto feito. Os neons parecem estar a ressentir-se de um excesso de nitratos... SE não estiveres a ver o jogo do Brasil, vai a uma loja de animais num shopping que esteja aberta e compra uma garrafa de Sera Nitrivec. Vais precisar das bactérias para começares o ciclo. Convêm agires depressa. Agora, tens aqui um link com um camarada que começou à pouco. Lê tudo quando tiveres tempo, aí fala-se de mudas de água, ciclo de azoto, inicio de um aquario: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44408 Depois, tens aqui um site muito bom, em portugues, para te ires entretendo: http://faq.thekrib.com/pt/ Link no mesmo site, para o Ciclo do Azoto: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#cycle Além disto, tens 2 coisas que peço para fazeres: - colocar o setup do teu aqua, nem sequer sei se tem filtro e de tipo é. - estar atento e preparado para o facto de alguns neons puderem morrer nesta fase, o aqua neste momento não está com a água boa e de certeza, não vais querer que a tua miuda veja peixes mortos, tira-os antes de ela os ver... Manter aquarios não é dificil nem desanimador, desde que se tenha um minimo de noções, se peça ajuda em caso de duvidas e ter muita, mas muita paciencia. É um hobby que precisa do seu tempo para se equilibrar. EDIT: parece-me que vi ali uns tufos de relva acicularis, se deres uma aparadela naquilo de vez em quando para incentivar o crescimento horizontal, ao fim de uns meses, tens o fundo tudo verde. Mas com essas pedrinhas grandes no substrato, vai demorar muito. Assim também fica giro, parecem moitas. Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
bokasanta Publicado: Junho 18, 2006 Autor Publicado: Junho 18, 2006 Desde já obrigado krushandkill. Posso dizer-te que o meu aquário é um kit que comprei na ornimundo na gare do oriente, e vou tentar listar o material que vem nele (vou tentar traduzir o que vem na caixa, que está em espanhol): Capacidade: 10l Filtro: filtração dupla, placa de cobertura total (colocada no fundo) e filtro interno com bomba incorporada, 200 l/h de caudal. Não sei se estas informações chegam mas a caixa tambem não diz muito mais, a marca do kit é aquastar. Mais uma pergunta, o produto para o ciclo do azoto que me indicaste, posso coloca-lo no aquário com os peixes lá dentro? Agora vou ler atentamente todos os links que me puseste á disposição. Mais uma vez muito obrigado, espero ir dando noticias felizes do meu aquário.
krushandkill Publicado: Junho 18, 2006 Publicado: Junho 18, 2006 O nitrivec é inocuo para peixes e plantas. Faz já o tratamento de choque, uma rolha de produto lá para dentro. Nos próximos dias, segues as doses recomendadas na garrafa. Filtro está bem, desde que tenha lá dentro esponjas e cerâmicas, para a filtragem mecânica e fixação das bactérias, para a filtragem biológica. Falta só dados sobre a iluminação, termostato, temperatura da água, solo e plantas. Mais para saber se está tudo certo, não deve ser daqui o problema com os peixes. À quanto tempo está montado? Tens um teste de pH, para saber a quanto está a água? Tens feito mudanças parciais de água? O teu aqua, apesar de pequeno, é necessário os mesmos cuidados que um grande, até mais, porque num volume de água pequeno, as variáveis são maiores e qualquer diferença minima ou falta de atenção, levam a aparecer problemas... Logo, pequeno não é igual a fácil. Eu também já pensei o mesmo. Dou-te um bom exemplo: - ao mudar água do meu aqua de 60cm, molho SEMPRE o chão ou o móvel ou a minha roupa. - ao mudar a água do grandalhão, não cai uma pinga. PS - se até agora ninguém mais respondeu, não te preocupes que não é por mal, quer apenas dizer 1 de 2 coisas possiveis: não estou a dizer asneiras logo ninguém aparece para me corrigir, ou é por ser Domingo e dia de jogo... :D Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
aquaben Publicado: Junho 18, 2006 Publicado: Junho 18, 2006 Boas Escolheste bem os peixes para esse aquário sem duvida… Como o Sérgio já te disse convém o aqua ficar estabilizado a nível do ciclo do azoto antes de se meter peixes, mas como esses já aí nadam…deixa estar que não é grave…essa espécie aguenta bem essa as coisas. Quanto à tua pergunta, eles estão menos activo devido à temperatura estar muito alta de certeza, eles preferem água “fria”, 18-22ºC, não metas termóstato nesse aqua, mesmo no Inverno, pois eles vivem bem a menos de 10ºC, quanto às bactérias…( não gosto nada dessas coisas), mete pouco e só agora no inicio, se meteres muito disso os vidros e os plásticos vão ficar com uma camada de “caspa”, não faz mal mas fica feio… Para manteres esses peixes saudáveis basta fazeres mudanças de água semanais, (como o aqua é de 10lt podes trocar 5 lt por semana), mas com muita atenção, tens de deixar a água repousar num garrafão durante pelo menos 24horas, com ele destapado. Como os peixes que tens não são nada esquisitos com os níveis de pH e de DH, a água da torneira serve perfeitamente, não te podes é de esquecer das mudanças semanais, (quando o aqua estiver mais equilibrado e tu um pouco mais experiente, as mudanças podem passar a ser de 15 em 15 dias, ou sempre que vejas que está a precisar, (é aqui que entra a experiência). O que te aconselho acima aplicasse a esta espécie, não dá para generalizares a coisa… Caso queiras te aventurar com outras espécies, pergunta aqui primeiro,(segue os conselhos do Sérgio), mas digo-te já que nesse aqua de 10lt, não te aconselho mais nada. (…se tudo correr bem e continuares com essas plantas no aqua lá para Setembro vais ter uma agradável surpresa…quase de certeza que te vão aparecer peixinhos pequeninos por entre as plantas… Um abraço e boa sorte José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
bokasanta Publicado: Junho 18, 2006 Autor Publicado: Junho 18, 2006 Se isto ajuda neste momento estou a seguir as instruções que me foram dadas pelo empregado da ornimundo. Troco +- 2.5dl de água todos os dias, tenho um recipiente onde a água repousa 24 horas antes de a colocar no aquário. Dou um pouco de comida, o suficiente para ser comida num prazo de 1 minuto, vou observando as plantas para ver se necessitam de algum cuidado (por substrato) e tenho a iluminação ligada a um temporizador com ciclos 12 horas ligada/desligada (9h ás 21h ligada) Não tenho nenhum tipo de termostato, e não penso por outra especie de peixes neste aquário. Mais uma vez obrigado a todos.
Lirio Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 ... e não penso por outra especie de peixes neste aquário. Boas, Nem uns red Cherry ? ... bjs Lili APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
bokasanta Publicado: Junho 19, 2006 Autor Publicado: Junho 19, 2006 Boas amigo Lirio, como já deu para perceber sou mesmo muito novato nisto e toda a leitura que fiz até comprar o aquário, foi relativa a água quente nunca água fria. Cheguei agora da loja onde fui comprar umas bacterias para colocar no aquário e a senhora indicou-me tambem uns beta combatentes. Agora vou pesquisar sobre estes e os red cherry. Obrigado pela dica.
Lirio Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 Boas Bokasanta, (é giro o teu nickname, e mais giro é de escrever, eheheh) Então somos dois.... ehehe, mas aqui no Forum aprende-se muito ... pela pesquisa e com os users mais experientes, que são impecáveis .... já ando a fazer uns ficheiros com o que mais me interessa... para mais tarde não perder muito tempo.... tipo aonde é que li aquilo..? do que já aprendi e espero não estar a dizer asneira, porque aindo ando na teoria... os red cherry são resistentes e ajudam na limpeza ... e vão dar mais vida ao aqua da tua princesa.... Boa sorte bjs Lili APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
aquaben Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 Boas Sem duvida que uns red cherry's iam ficar bem e tambem não precisam de aquecimento, agora o Betta esquece, por varios motivos, sendo o principal o facto de inverno ele precisar que a água seja aquecida... Um abraço e boa sorte. José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
bokasanta Publicado: Junho 19, 2006 Autor Publicado: Junho 19, 2006 Ok se calhar vou dar uma vista de olhos aos red cherry (depois deste problema passar), por acaso não me sabem indicar uma loja na zona de lisboa onde os possa encontrar (não me lembro de os ter visto na ornimundo), ou melhor ainda uma loja na zona do cartaxo que é onde eu vivo. Quanto ao conselho do krushandkill não consegui encontrar "Sera Nitrivec", mas na loja indicaram-me o "Nutrafin Cycle, suplemento biologico para aquários", já fiz o tratamento choque com uma tampa lá para dentro e agora é só aguardar. Em reposta ao aquaben que disse que se tudo corresse bem lá para Setembro já teria peixinhos pequenos nadar no aqua, na loja onde fui disseram-me precisamente o contrário e que no inverno iriam todos morrer, a mesma loja onde me disseram que os betta eram bons para o meu aqua. Nunca pensei que fosse tão dificil, mas sabem uma coisa? Estou a gostar! Obrigado.
Luís Fortunato Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 Olá. Ok se calhar vou dar uma vista de olhos aos red cherry (depois deste problema passar), por acaso não me sabem indicar uma loja na zona de lisboa onde os possa encontrar (não me lembro de os ter visto na ornimundo), ou melhor ainda uma loja na zona do cartaxo que é onde eu vivo. Sinceramente, ficas melhor servido com os red cherry do pessoal aqui do Fórum. A qualidade é a mesma ou melhor, e o preço sai muito mais em conta. Não sei se ele é daí ao pé, mas tenta falar com o user cable-man que ele costuma ter muitos para venda. Quanto a lojas (4 vezes mais caro que no fórum), em Lisboa a Água Viva e a Aquaplante têm. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
aquaben Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 Boas Pois tem muito cuidado com o que te dizem nas lojas, não são todas felizmente, mas infelizmente uma grande maioria, só dizem baboseiras, para vender os peixes… Os neon’s chinês são peixes de água “fria”, Tanichthys albonubes Vê este link, o Fishbase é um site sério e com poucas gafes… http://www.fishbase.org/Summary/speciesSum...sname=albonubes No Norte do Vietnam existe outra espécie, (foi separada dos Tanichthys albonubes à coisa de 6 anos, são os Tanichthys micagemmei, são muito parecidos mas estes já gostam mais de temperaturas entre os 20 e os 26ºC, os meus desovam entre os 24 e os 26ºC. Resumindo, os Bettas esse sim são peixes trópicas que em virtude da sua grande resistência são mantidos em água fria, mas não duram muito tempo abaixo dos 18ºC. Como já te disse, não abuses das bactérias o teu aqua é muito pequeno e não é por pores uma tampa que a coisa cicla mais depressa…já está já está, mas agora esquece o frasquinho das bactérias, já meteste o suficiente para colonizar o filtro e o areão com bactérias para um aqua de 100lt… Um abraço e boa sorte José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
bokasanta Publicado: Junho 19, 2006 Autor Publicado: Junho 19, 2006 Obrigado aquaben pelo esclarecimento, espero não ter feito asneira, vamos esperar mais umas 48 horas e depois vou dizendo como estão as coisas a correr por aqui.
Lirio Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 Boas Bokasanta, Sinceramente, ficas melhor servido com os red cherry do pessoal aqui do Fórum. A qualidade é a mesma ou melhor, e o preço sai muito mais em conta. do que tenho acompanhado aqui no Forum, ficas melhor servido... porque aqui tens qualidade e competência... mas também sugiro que faças o seguinte, faz o teu passeio ou pelas lojas ou conversas com os users e/ou outras pessoas... ouves, VÊS e logo tiras as tuas conclusões... e com o tempo e a experiência dirá o resto... quanto ao resto, espero que corra tudo pelo melhor, aguardemos então e boa sorte... custa um bocadinho, mas esse é o desafio, boa sorte, bjs Lili APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
aquaben Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 Boas O facto de eu achar que meteste produto a mais, não te preocupes que o mais que pode acontecer é ficares com os vidros baços e uma pelicula que parece casca nas plantas e nos plasticos... Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
bokasanta Publicado: Junho 25, 2006 Autor Publicado: Junho 25, 2006 Boas a todos. Faz uma semana que coloquei as bacterias como me indicaram e resolvi á dois dias fazer um "desbaste" nas plantas e já noto uma grande alteração no comportamento dos meus neons, já andam pelo aquário todo e "brincam" uns com os outros. Mais uma vez obrigado a todos, por mim este tópico está encerrado e agora vou torcer por Portugal. Fiquem bem.
Lirio Publicado: Junho 25, 2006 Publicado: Junho 25, 2006 Boas, off-topic GANHAMOS, que fixe.... tenho é pena... que já não se joga, metade do jogo foi pancada... mas pronto, ganhamos, e isso é muito BOM...Biba ainda bem, até uma próxima,~ bjs Lili APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
Recommended Posts