Jorge Serrenho Publicado Junho 17, 2006 Publicado Junho 17, 2006 Olá finalmente decidi vir pedir ajuda para o meu aquário. O que se passa é que estou a tentar descer o PH do mesmo através de TPA's de 2 em 2 dias (60 litros de cada vez). Já vou praticamente em 2 meses de trocas e nada resulta: setup do aquário/sump ph: 8.0/8.1 amónia: sem registo (não comprei ainda esse teste) nititos: 0.05 ppm nitratos: 10 ppm Gh: 60 ppm Kh: 50 ppm CO2, injecção de 1 bolha/segundo 2 cm de húmus devidamente fervido debaixo de mais ou menos 10 cm de areia inerte. 3 pedras de basalto 1 tronco mais do que rodado e fervido inumeras vezes. mais de 50 pés de valisnérias. alguns "cagões" de serviço aquário montado em setembo/outubro de 2005 (não me lembro da data concreta). Setup da água das TPA's ph: 6.5/6.8 amónia: sem registo (não comprei ainda esse teste) nititos: 0 ppm nitratos: 0 ppm Gh: 10 ppm Kh: 20 ppm Em principio os parametros do meu aquário deveria estar pelo menos no meio dos 2 setups que menciono. mas a verdade é que a água teima em mudar de parametros. alguem sabe o k se passa? desde já agradeço qualquer ajuda. abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Luís Fortunato Publicado: Junho 17, 2006 Publicado: Junho 17, 2006 Olá. O teu problema é o KH e GH da tua água das TPA's. São muito baixos, o que faz com que essa água seja extremamente macia, sendo o seu poder tampão muito fraco. Mas se tu trocas a água de 2 em 2 dias... só há uma explicação para isso... Tens algo calcário no teu aquário É que uma disparidade em pH/KH/GH da água do aquário para a das trocas, evidencia isso mesmo... De resto não estou a ver mais nada. O meu conselho é que procures pelo responsável em aumentar-te esses parâmetros. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Jorge Serrenho Publicado: Junho 17, 2006 Autor Publicado: Junho 17, 2006 Olá de novo! Eu já testei praticamente tudo com o ácido muriático (parece-me o processo mais simples de verificar se é ou não alcalino) só falta fazer o teste aos peixes e às plantas já agora Ivanpantz! há alguma formula mágica para aumentar o poder tampão da água das TPA's? isto sem recurso a produtos milagrosos à venda nas lojas da especialidade. Esqueci de referir que tive turfa no filtro durante 4 meses e mesmo assim nada. abraços Citar A.K.A. Kapitonio
José Cruz Silva Publicado: Junho 17, 2006 Publicado: Junho 17, 2006 Olá! Eu tinha também um problema identico, e depois de muito matutar, e também com uma ajudinha do Luis cheguei à conclusão que a água das TPA's tinha uma grande concentração de Co2. Colocava água com PH de 6.0, quando fazia o teste com a água do aqua estava sempre a 7.5, pois esta ao ser movimentada libertava o Co2 e assim subia o PH. Experimenta a oxigenar a água das TPA's 1º e depois faz-lhe o teste de PH, assim saberás realmente qual o PH da água das tuas TPA's. Sabendo a origem, torna-se bem mais fácil resolver o problema. Se for este o caso e se entendí tens sump, a oxigenação da água do aquário é elevada, libertando assim Co2 e provocando também a subida do PH. Para o Luis: Se o KH e GH são baixos, e por conseguinte o poder tampão baixo também, o PH não deveria baixar fácilmente com a injecção de Co2? Se houverem elementos calcários no aquário, o KH não deveria ser elevado? Citar Abraços Zé Néo
Luís Fortunato Publicado: Junho 18, 2006 Publicado: Junho 18, 2006 Olá de novo. Se o KH e GH são baixos, e por conseguinte o poder tampão baixo também, o PH não deveria baixar fácilmente com a injecção de Co2? Não obrigatoriamente... Imagina uma água ácida devido a, por exemplo, turfa. O KH e o GH são baixos, mas não é por isso que o poder tampão é baixo... Outra evidente, é que se tiveres uma água já ácida devido a outro ácido qualquer (turfa, etc.), se adicionares CO2 o pH não vai variar muito. Se houverem elementos calcários no aquário, o KH não deveria ser elevado? Sim... tens razão quanto aos valores de KH e GH... não são assim tão altos afinal (eu hoje não estou nos meus melhores dias :D)... mas o de pH é... e melhor do que isso... os valores aumentam. E sem ser com CO2 e sais de Cálcio e Magnésio, não estou a ver o GH e o KH a aumentarem por obra e graça... Se o kapitonio não fizesse trocas de água períodicas, até acreditava que fosse devido à evaporação de água... mas mesmo assim :D Mas pronto... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Jorge Serrenho Publicado: Junho 18, 2006 Autor Publicado: Junho 18, 2006 Olá obrigado pela ajuda apresentada. daqui a pouco ia fazer nova tpa, entretanto vou meter uma pedra difusora na água e amanhã testo de novo os parametros da água da TPA. Obrigado Citar A.K.A. Kapitonio
Recommended Posts