Interino Publicado Fevereiro 12, 2004 Publicado Fevereiro 12, 2004 Boas ! O meu aquário de 50 litros, perfeitamente estabilizado, tinha 2 Anúbias anã de "boa saúde". Entretanto introduzi mais 1 Acorus gramineus; 1 Alternanthera lilacina; 1 Eleoclaris acicularis e 1 Valisneria Americana. A minha questão é a seguinte: Num aquário com estas características e com esta flora a introdução de CO2 é: Indispensável, Indiferente ou dispensável ? Um abraço ! Interino ___________________________ "Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês
André Nóbrega Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 boas! como é que esse aquário vai de luz? quando colocarem perguntas destas por favor, coloque os dados todos! a Acorus graminieus vai morrer, não é aquatica. abraços! Categoria: Humano.
António Vitor Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 Com o Sucesso de algumas pessoas com a introdução de CO2, está a começar a verificar-se um boom nos utilizadores de sistemas de CO2 (Caseiro ou não), o problema é que em relação À luz mantêm-se as plantas na escuridão... Por vezes só vale mesmo a pena colocar CO2 para certo tipo de plantas (geralmente precisam de muita luz), pouca luz e CO2 geralmente não é boa ideia... dessas plantas conheço 2 que não precisam sequer de CO2 (as anubias e as vallisnerias), em relação ao resto vai ao site da tropica tentar mais informação em relação ao CO2, aquela que não é aquática tanto faz meteres CO2 como não...irá definhar... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 o CO2 esta mesmo na moda :D tb kero :D concordo com o Antonio .. nao se deve meter CO2 só pq se ve um aquario bonito e nesse aq é introduzido co2... eu por exemplo tenho um aquario densamente plantado e nao introduzo CO2!! (as plantas k tenho não precisam de introdução suplementar de CO2, e ja tenho (naturalmente) o ph abaixo dos 6).
Interino Publicado: Fevereiro 13, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2004 OK Obrigado ! 15 W de Luz (Sei que está um pouco aquém do necessário). Pois! Agora que dizem verifico que a acorus não será aquática. Mas ... coisa estranha, quando a adquiri ela estava num aquário e tinha uma ficha que explicava, por exemplo, a sua área de origem, que deve ser mantida entre os 10 e os 24º C e colocada na parte da frente do aquário !!!! :D (Não, não é num terráreo, é mesmo referido aquário...) Tou que nem posso ... não me voltam a enganar :D Saudações Interino ___________________________ "Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês
António Vitor Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 reparei numa coisa "Duration of submerse life: 12 months and more." a planta dura na boa mais de um ano debaixo de água...ou até mais.. :D se calhar isto é publicidade enganosa... nunca tive destas plantas... É uma das plantas que gostam de ter os pés molhados, mas alguma parte fora de água... será mais para aquários tipo paludarium (como lhe chamam os americanos) O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
sergioveterano Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 eu tive esta planta no início, foi o desatre total, se não estiver parcialmente fora de água apodrece. O cheiro das raizes era pestilento. Os tipos da tropica dizem que o equilibrio do aquário pode ser afectado se se usar muitas acorus, mas tb dizem lá que se deve manter fora de água.
Alexandre Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 Olá a todos: Tenho um aqua de 240 L plantado mas nunca tive um grande desenvolvimento a nivel de plantas mesmo utilizando suplementos tanto liquidos como pastilhas (Flourish da Seachen, Florenette da sera ), até os balastros das lampadas mudei para ter mais watts, cheguei a utilizar o CO2 da JBL (garrafa,tubo e pedra) mas acabei por desistir não via grandes diferenças e sempre eram 3600$00 por 2 garrafas a cada 3 semanas na altura, até que comecei a navegar neste forum e vi o quanto é fácil montar o sistema de CO2 caseiro,é verdade mais um, hoje mesmo comprei o material necessário, também reparei que a fixação do tubo a tampa da garrafa era uma aventura até que "plim" surgiu uma ideia e resulta: Uma velha camara de ar com a válvula corta-se a camara de ar á volta da válvula do diâmetro da tampa,faz-se um boraco na tampa, coloca-se a válvula de dentro para fora, desenrosca-se o miolo da válvula ficando o tubo em metal desimpedido,em seguida é só enroscar a mangueira na rosca, quando apertamos a tampa contra a garrafa a borracha da camara de ar vai servir de vedante. É só mais uma ideia. Fiquem bem :D Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo
paulo duarte Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 A moda do CO2 pegou mesmo!! Mas, como já aqui disseram, as plantas só aproveitam o CO2 se houver um equilibrio com a luz e os nutrientes. Não adianta injectar CO2 se a luz não for suficiente. A minha experiência diz-me que: - A luz é o mais importante. Quando esta é suficiente pode-se ter boas plantas sem adicionar mais nada. - O CO2 constitui uma óptima ajuda, se a luz for suficiente - A adição de nutrientes é o menos importante, especialmente quando o aquário está bastante povoado de peixes. Por estas razões, considero que se pode ter bastante sucesso com as plantas se tivermos uma boa iluminação e um bom substrato (quase me esquecia deste pormenor importantíssimo). Espero ter ajudado, Paulo Cumprimentos, Paulo Duarte
sergioveterano Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 espero que a moda do co2 acabe e e começe a dos aquários plantados eu digo que são os três importantes ao mesmo nível, qualquer um destes factores em nível desigual é mau. É como se fosse um gráfico com 3 barras todas niveladas. muita luz = mais energia = consumo de co2 e nutrientes
Visitante Publicado: Fevereiro 20, 2004 Publicado: Fevereiro 20, 2004 Como todos nós sabemos, o gás carbônico exerce uma função muito importante no sistema de troca gasosa ( fotossíntese ), para que esse processo ocorra, será necessário um substrato rico em minerais e elemetos traços, bem como luz. A Presença de Co2 dissolvido corretamente, melhora a performance das plantas, acarretando um desenvolvimento rápido e saudavel. Aqui no Brasil, existem várias pesquisas sobre a utilização de injetores de Co2, desenvolvemos um sistema barato e eficiente. Abraços Cesar - Aquariuns Mania - Curitiba - Paraná - Brasil www.aquariunsmania.com.br [/b]
Recommended Posts