Recommended Posts

Publicado

Boas !

 

O meu aquário de 50 litros, perfeitamente estabilizado, tinha 2 Anúbias anã de "boa saúde". Entretanto introduzi mais 1 Acorus gramineus; 1 Alternanthera lilacina; 1 Eleoclaris acicularis e 1 Valisneria Americana. A minha questão é a seguinte: Num aquário com estas características e com esta flora a introdução de CO2 é: Indispensável, Indiferente ou dispensável ?

 

Um abraço !

Interino

___________________________

"Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês

Publicado:

boas!

 

como é que esse aquário vai de luz?

quando colocarem perguntas destas por favor, coloque os dados todos!

a Acorus graminieus vai morrer, não é aquatica.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

Com o Sucesso de algumas pessoas com a introdução de CO2, está a começar a verificar-se um boom nos utilizadores de sistemas de CO2 (Caseiro ou não), o problema é que em relação À luz mantêm-se as plantas na escuridão...

 

Por vezes só vale mesmo a pena colocar CO2 para certo tipo de plantas (geralmente precisam de muita luz),

 

pouca luz e CO2 geralmente não é boa ideia...

 

dessas plantas conheço 2 que não precisam sequer de CO2 (as anubias e as vallisnerias), em relação ao resto vai ao site da tropica tentar mais informação em relação ao CO2, aquela que não é aquática tanto faz meteres CO2 como não...irá definhar...

Publicado:

o CO2 esta mesmo na moda :D

tb kero :D

 

concordo com o Antonio .. nao se deve meter CO2 só pq se ve um aquario bonito e nesse aq é introduzido co2... eu por exemplo tenho um aquario densamente plantado e nao introduzo CO2!! (as plantas k tenho não precisam de introdução suplementar de CO2, e ja tenho (naturalmente) o ph abaixo dos 6).

Publicado:

OK Obrigado !

 

15 W de Luz (Sei que está um pouco aquém do necessário).

Pois! Agora que dizem verifico que a acorus não será aquática. Mas ... coisa estranha, quando a adquiri ela estava num aquário e tinha uma ficha que explicava, por exemplo, a sua área de origem, que deve ser mantida entre os 10 e os 24º C e colocada na parte da frente do aquário !!!! :D (Não, não é num terráreo, é mesmo referido aquário...)

 

Tou que nem posso ... não me voltam a enganar :D

 

Saudações

Interino

___________________________

"Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês

Publicado:

reparei numa coisa

 

"Duration of submerse life: 12 months and more."

 

a planta dura na boa mais de um ano debaixo de água...ou até mais..

:D

 

se calhar isto é publicidade enganosa... nunca tive destas plantas...

 

É uma das plantas que gostam de ter os pés molhados, mas alguma parte fora de água...

 

será mais para aquários tipo paludarium (como lhe chamam os americanos)

Publicado:

eu tive esta planta no início, foi o desatre total, se não estiver parcialmente fora de água apodrece. O cheiro das raizes era pestilento. Os tipos da tropica dizem que o equilibrio do aquário pode ser afectado se se usar muitas acorus, mas tb dizem lá que se deve manter fora de água.

26675160.img.jpg

Publicado:

Olá a todos:

 

Tenho um aqua de 240 L plantado mas nunca tive um grande desenvolvimento a nivel de plantas mesmo utilizando suplementos tanto liquidos como pastilhas (Flourish da Seachen, Florenette da sera ), até os balastros das lampadas mudei para ter mais watts, cheguei a utilizar o CO2 da JBL (garrafa,tubo e pedra) mas acabei por desistir não via grandes diferenças e sempre eram 3600$00 por 2 garrafas a cada 3 semanas na altura, até que comecei a navegar neste forum e vi o quanto é fácil montar o sistema de CO2 caseiro,é verdade mais um, hoje mesmo comprei o material necessário, também reparei que a fixação do tubo a tampa da garrafa era uma aventura até que "plim" surgiu uma ideia e resulta:

 

Uma velha camara de ar com a válvula corta-se a camara de ar á volta da válvula do diâmetro da tampa,faz-se um boraco na tampa, coloca-se a válvula de dentro para fora, desenrosca-se o miolo da válvula ficando o tubo em metal desimpedido,em seguida é só enroscar a mangueira na rosca, quando apertamos a tampa contra a garrafa a borracha da camara de ar vai servir de vedante.

É só mais uma ideia.

 

 

Fiquem bem :D

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Publicado:

A moda do CO2 pegou mesmo!!

 

Mas, como já aqui disseram, as plantas só aproveitam o CO2 se houver um equilibrio com a luz e os nutrientes. Não adianta injectar CO2 se a luz não for suficiente. A minha experiência diz-me que:

 

- A luz é o mais importante. Quando esta é suficiente pode-se ter boas plantas sem adicionar mais nada.

 

- O CO2 constitui uma óptima ajuda, se a luz for suficiente

 

- A adição de nutrientes é o menos importante, especialmente quando o aquário está bastante povoado de peixes.

 

Por estas razões, considero que se pode ter bastante sucesso com as plantas se tivermos uma boa iluminação e um bom substrato (quase me esquecia deste pormenor importantíssimo).

 

Espero ter ajudado,

 

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Publicado:

espero que a moda do co2 acabe e e começe a dos aquários plantados ;)

 

eu digo que são os três importantes ao mesmo nível, qualquer um destes factores em nível desigual é mau. É como se fosse um gráfico com 3 barras todas niveladas.

 

muita luz = mais energia = consumo de co2 e nutrientes

26675160.img.jpg

Publicado:

Como todos nós sabemos, o gás carbônico exerce uma função muito importante no sistema de troca gasosa ( fotossíntese ), para que esse processo ocorra, será necessário um substrato rico em minerais e elemetos traços, bem como luz.

 

A Presença de Co2 dissolvido corretamente, melhora a performance das plantas, acarretando um desenvolvimento rápido e saudavel.

 

Aqui no Brasil, existem várias pesquisas sobre a utilização de injetores de Co2, desenvolvemos um sistema barato e eficiente.

 

Abraços

 

Cesar - Aquariuns Mania - Curitiba - Paraná - Brasil

www.aquariunsmania.com.br

 

 

 

[/b]