Ernesto Silva Publicado Junho 16, 2006 Publicado Junho 16, 2006 Tenho um aquário que, não sei porquê, o PH está a baixar constantemente. Só tenhon 7 neons, 1 tubarão albino, 6 guppys, 1 camarão, e 1 ameijôa, 2 rochas vulcânicas pequenas, 3 plantas que não sei nome e areia no fundo com substracto misturado. o aquário nunca me deu problemas para além deste e tenho de estar sempre a adicionar o produto para aumentar o PH. O aquári não tem problemas de nitriros nem de nitratos e peço ajuda ou para me dizerem se há alguma coisa que eu possa fazer ou me sabem dizer qual a razão de isto acontecer. Desde já um muito obrigado. Ass: Ernesto Silva Citar
Jorge Serrenho Publicado: Junho 16, 2006 Publicado: Junho 16, 2006 Olá Faz injecção de CO2? Que substrato é esse que fala? qual o volume do aquario? o ph está em que valor? nitritos e nitratos a que valor? filtro? faz tpa's com que frequência? com estes dados talvez se torne mais simples ajudar. no entanto para subir o ph a forma mais simples é colocar rochas calcárias no aquario. abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Martouf Publicado: Junho 16, 2006 Publicado: Junho 16, 2006 Boas. Antes de mais convém colocares informação mais detalhada sobre o teu sistema, nomeadamente tipo de filtro e matéria filtrante e dureza da àgua, informação necessária para tentar-mos encontrar o problema. Os problemas mais frequentes que dão origem a esta situação costumam ser: -1 tronco no aquário e água com kh baixo. -Comida a mais a apodrecer no fundo -CO2 a mais. Como não referes a injecção de CO2, em apostaria em comida em excesso, o que não é assim tão raro. A melhor maneira de solucionar o problema é reduzires a comida que dás (a comida deve ser consumida pelos peixes nos primeiros minutos após ser introduzida) e adicionares uma solução tampão que te estabilize o pH (no caso de teres uma dureza Kh baixa). Este tipo de soluções costumam ser designadas por buffer. Podes comprar a solução já feita ou fazê-la em casa. Usa a pesquisa do forum e do google para encontrares uma "receita" já testada. E estava-me a esquecer do mais importante. Mede a àgua da torneira, vê se o problema vem do SMAS e não do teu aquário. Citar Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.
frostmourne Publicado: Agosto 17, 2006 Publicado: Agosto 17, 2006 Eu tambem tenho um problema de ph. A minha água de torneira tem ph 5,5 e gostava de arranjar uma maneira de o subir definitivamente para 6,5/6,8. O dGH é de 6,7. Vou arranjar um filtro externo EHEIM. Será possivel acrescentar algo num compartimento do filtro ou outra coisa qualquer para subir o ph? Peace out Citar
Arnaldo.N Publicado: Agosto 18, 2006 Publicado: Agosto 18, 2006 Turfa serve para baixar um pouco o ph e não subi-lo, penso eu de que..... Citar
specialk Publicado: Agosto 18, 2006 Publicado: Agosto 18, 2006 sim claro... confundi-me.... tambem com a quantidade de tópicos de subidas e descidas de ph nestes ultimos dias.... uma pessoa lê um, responde a outro... enfim.... correcção... a turfa serve efectivamente para baixar o ph lamento a má informação. Citar
Arnaldo.N Publicado: Agosto 18, 2006 Publicado: Agosto 18, 2006 Eu sou novo nisto mas pelo que tenho lido aqui no forum a malta que tem aquas com ciclideos africanos tenta manter o ph da agua alto, e para faze-lo costumam usar pedras calcarias na decoração, alguem com melhor conhecimento que de uma achega ao meu post :D Citar
frostmourne Publicado: Agosto 18, 2006 Publicado: Agosto 18, 2006 Obrigado pelas respostas, para começar. Ja vi que para aumenatr o meu ph definitivamente tenho de adicionar algo calcario ao meu aqua, mas nao sei a quantidade. No primeiro aqua que tive puas um mao chei de conchas e isso matou todos os peixes porque o ph nao parava de subir. O que quero perguntar e se alguem me pode dizer qual a quantidade de material calcario devo meter para o ph subir de 5.2 para 6.6 e estabilizar. Peace out. Citar
Recommended Posts