Recommended Posts

Publicado

Estou a projectar o meu 1º aquário plantado, que irá ser de água doce quente, e gostava de saber a vossa opinião sobre quais seriam as melhores espécies que eu podia colocar e a quantidade.

Do que li encontrei como espécies de água doce:

- Microsorium pteropus (musgo de Java)

- Hemigraphis colorata

- Hygrophila siamensis

Acham que estas seriam as mais indicadas? E a manutenção de um aquário plantado é muito complexa para uma estreante?

Obrigada!

Publicado:

boas,

antes de mais musgo de java nu seu nome cientifico é:vesicularia dubyana...

e microsorum pteroptus era o ideal!

podias exprimentar anubias

fica bem

Publicado:

E já agora, também gostava de saber qual o melhor substrato a utilizar e produtos para manutenção do aquário. E se é obrigatório o aquário ter iluminação e , em caso afirmativo, qual deveria ser a potência da iluminação? Obrigada.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Bem tb tenho um de 60L com musgo de java, feto de java, vallisneria gigantea, uma anubia barteri e ainda uma cabomba cerathophyllum demersum, e CO2 nem vê-lo...

Publicado:

Relativamente à iluminação como as plantas que pretendes colocar são de exigência média basta-te ter 0.5watts/litro mas convém sempre adicionar CO2.

Não é que elas não cresçam! Mas demoram muito tempo a crescer e isso torna-se uma oportunidade para as algas proliferarem - mais nocas das plantas de folhas largasas do que no musgo de java.

Relativamente ao substrato, podes fazer uma pesquisa no forum, mas actualmente estou virado para o Akadama, pois é relativamente mais barrato que os outros, embora não seja destinado a aquarios mas a bonsais. Quando mudar o aqua vou usar esse.

Cumprimentos,

José Carlos

Publicado:

Também depende um pouco da maneira como queres fazer a estética do aquário, se quizeres um densamente plantado, tens de recorrer a plantas com folhas pequenas e para isso o musgo de java não é muito recomendado, devido a alastrar-se, mas s enão quiseres ir já para aí, e aocnselho a que não vás e falo por experiencia propria, pelo meu 93 litros, para te inciares, podes começar com umas anubias, tens as nanas que são muito giras, o musgo de java em relação aos fetos e às valisnéras, depende bastante da altura do aquário, pois são plantas de grande altura e que podem encher o aquário... :oops:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png