Preciso de Ajuda - urgente


nmam

Recommended Posts

Boas tardes,

 

Queria relatar uma situação que se passou e que me fez ficar muito alarmado.

Ontem fiz uma alteração de layout que consistiu da seguinte forma...

Retirei uns troncos pequenos que tinha no aquário para colocar uns maiores (troncos de videira) envoltos em musgo de java.

 

Nota: os troncos estiveram submersos num tanque em casa dos meus avós, foi também colocada água a ferver umas 3 vezes e adicionado sal. Os troncos estiveram submersos sensivelmente 1 mês.

 

Continuando...(na alteração do layout) como já tinha uma pequena parte de água evaporado, retirei mais água para um alguidar para colocar todo o musgo e coloquei nos novos troncos.

Nessa altura tinha cerca de 2/3 de água no aquário.

Coloquei os novos troncos, enchi o aquário com 1/3 que restava e assim ficou.

 

A TPA que fiz foi directamente com água da torneira, sempre faço assim e nunca tive problemas. Apenas tenho um certo cuidado com a temperatura. No caso de ontem apenas coloquei água fria porque agora no verão o meu quarto parece um forno e a água do aquário tem estado perto dos 30.

 

Hoje para meu espanto quando acordei estava toda a fauna à superfície com respiração ofegante (não tinham manchas nem qualquer outro sintoma).

 

Fiz os seguintes testes:

 

nutrafin

 

água da companhia: PH - 7.2/7.4

PH - 7

KH - 80

GH - 200

NO2 - 0

NH3 - 0

 

De seguida fiz uma TPA, passado uns 5 min, os peixes já nadavam normalmente sem qualquer problema. A água do meu aquário normalmente tem o PH a 6. Tendo colocado os troncos (ainda maiores do que os que já tinha) e tendo Co2 de garrafa espero que volte a esses parâmetros.

 

O que devo fazer caso volta a acontecer novamente e quais poderâo ter sido as causas desta situação? Agradeço desde já a quem me possa ajudar.

 

cumps,

Nuno Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Ainda sou um noob na matéria...mas pelo que percebi, o melhor que tens a fazer caso a situação se repita é uma TPA! Se fez bem da primeira vez, provavelmente ira resultar novamente (digo eu).

Mas espera pelas opiniões ai do pessoal experiente...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente vejo dois erros:

 

1º Colocaste a água da torneira directamente no aqua sem tratamento (dizes que sempre fizeste). Nunca te esqueças que a água contem produtos que são nocivos aos animais e tem que ser tratada.

 

2º Colocaste água fria directamente num aqua com a temp. 30º o que dentro em breve poderá trazer-te alguns problemas (doenças nos peixes). Fora isso, verifica a temperatura, pode ser que o aqua não tenha oxigenio suficiente (coloca uma bomba para dar oxigenio para o aqua).

 

Agora vê o comportamento dos peixes, pode ser que algum começe a apresentar alguma doença.

 

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive um problema identico recentemente e tambem esteve relacionado com a introdução de um tronco, mas nao tive tanto cuidado como tu. limitei-me a lava-lo. (entretanto ja o retirei).

 

O que me acontecia era k o nivel de Nitratos disparava os peixes ficavam todos ofegantes, digamos k em 3 dias fiz diariamente TPA de 20-30% e no dia a seguir os valores mantinham-se. Desde que retirei o tronco a situação normalizou.

 

Depois por experiencia fiz um teste á agua k tava de molho com o tronco e reparei que os niveis de amónio subiram....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

quanto à temperatura realmente devia ter tido mais cuidado ontem. Hoje a tpa que fiz já foi com água morna. Bem, de manhã lá fiz a tpa e até agora os peixes não se queixam, andam por aqui normalmente. quanto a ser directamente da torneira, realmente já não utilizo a água a repousar 24h há uns bons tempos. quanto a colocar líquidos para eliminar alguns produtos nocivos ou eliminar o cloro presente na água não uso simplesmente. Não sei se foi azar desta vez, mas não quero estar a fazer disso hábito....talvez comece novamente a colocar a água "de molho" durante 24h.

 

quanto aos testes que fiz pareceram-me normais, só com excepção ao ph que estava um pouco elevado para aquilo que tinha, mas de qualquer forma como ainda é recente deve estabilizar nestes dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais