Muda de água


kipo

Recommended Posts

Eu estou a tentar iniciar-me em salgados e ando a ler muito antes de avançar, para tentar dominar o basico (teoria) mas tenho uma duvida para a qual ainda não encontrei resposta:

 

- A água que se coloca no aqua pode ser "feita"? Ou seja, para uma pessoa que não tenha mar perto de casa, como faz para ter água salgada para fazer as mudas? Deve existir sal para juntar à agua não? omg

 

Obrigado pela atenção.

 

Fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a agua salgada ou vais apanhar ao mar (o que como moras em queluz nem é muito dificil omg ) ou fazes em casa.

Existem no mercado varias marcas de sal para aquarios. Qualquer loja de aquariofilia tem.

È só misturar com agua de osmose e ja está :)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um "reefer" de Queluz :wink: Olha como és de Queluz vais ali a cascais ao cabo raso perto do guincho e enches uns bidons conosco passas uns momentos agradáveis e chegas a casa e pum! Água nova!

 

Quem não tem água perto, faz água de osmose e junta-lhe o sal :D

 

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

a opção entre água sintética e água salgada é uma das questões mais polémicas em água salgada, amplamente discutidas nos foruns.

 

Os que advogam a água salgada sintética, chamam a atenção para o facto da água salgada natural poder trazer metais pesados e outros poluentes orgânicos se forem colhidas no local ou momento errados; que podem trazer doenças, algas ou batérias nocivas ao aquário. Por outro lado, defendem que a água salagada sintética, com os seus defeitos, inerentes ao respectivo fabrico, oferece um ambiente mais estável, esterilizado e protegido de agentes patogénios que possam vir na água natural.

 

Os que advogam a água salgada natural, apontam para o facto de ter menores custos para quem está relativamente perto do mar e incorporar uma série de zooplankton e microplankton que são benéficos para os corais. Por outro lado advogam que a água sintética, por ser preparada em laboratório, está longe de ser perfeita e nalguns parâmteros bastante afastada da água natural.

 

Independentemente da opção que se queira tomar, e dos risocs associados a cada opção há que não esquecer que a água do mar não tem a mesma salinidade em todo o lado e apresenta níveis de cálcio na nossa costa inferior ao que é recomendado nos aquários e que existe nos reefs. Assim, é preciso estar atento aos parâmetros da água recolhida e dispor de meios para a sua correcção.

 

Para quem esteja a começar, e queira usar água natural, o verdadeiramente importante é estar atento à salinidade (nível de concentração de sais e que é uma variável independente da temperatura), no pressuposto de que esta seja recolhida em local e condições adequadas.

 

E atenção que a salinidade é diferente da densidade, mas a diferença pode ser vista em qualquer livro de iniciação.

 

Relativamente à preparação da água salgada sintética, é importante que se faça a oxigenação da água de osmose inversa durante várias horas antes da adição do sal sintético. Tal deve-se ao facto da oxigenação fazer aumentar o PH da água, o que é muiuto importante para evitar que alguns dos sais a dissolver, e que são importantes para a constituição da água, sejam logo consumidos pelos ácidos presentes na água.

 

Pessoalmente costumo controlar também a reserva alcalina (ou alcalinidade) de modo a reforçar a capacidade da água em manter o PH, através da adição de carbonatos. Desse modo, os ácidos atacam os carbonatos primeiro, antes da adição do sal, protegendo-o e assegurando-se assim que tenhamos uma dissolução mais completa de todos os seus componentes. Todavia, para quem está a começar, acho suficiente assegurar a oxigenção prévia que referi.

 

Já agora um à parte - geralmente o primeiro investimento que se faz quando se avança para os salgados é comprar umas bombas ou uma caixa de vidro. Pessoalmente, acho que o primeiro investimento deve ser no conhecimento, quer através da compra de um bom livro de iniciados, quer através das leituras assíduas dos tópicos dos foruns nacionais e internacioinais mais conhecidos.

 

Boa sorte :D

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais