pedroplx Publicado Fevereiro 12, 2004 Share Publicado Fevereiro 12, 2004 Li hoje num livro uma coisa que nunca tinha visto em lado nenhum. Segundo este livro (Baensch Aquarium Atlas) para inibir o crescimento das algas se deve desligar a luz por uma hora ou duas a meio do dia. ?! O que acham disto ?? Terá algum fundamento ? Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Fevereiro 12, 2004 Share Publicado: Fevereiro 12, 2004 A minha opinião é a seguinte: Sem luz as algas não crescem Sem luz as plantas também não crescem Se as plantas não crescem sobra para as algas nutrientes Pessoalmente não vejo nenhuma razão para desligar a luz uma hora ou duas a meio do dia (a não ser que o aqua não esteja plantado) Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Fevereiro 12, 2004 Share Publicado: Fevereiro 12, 2004 boas! não vejo utilidade nenhuma, antes pelo contrário! repara que as algas, como são mais pequenas, começam a fazer fotossíntese mais rápido que as plantas. se desligares a luz a meio do dia vais estar a interromper a fotossíntese das algas, mas também vais interromper a das plantas. quando a luz voltar a ligar as algas vão começar a fotossíntetizar mais rápido que as plantas e vão multiplicar-se mais. esquece, essa ideia não é boa. é melhor desligares a luz durante um dia inteiro uma vez por semana para dares oportunidade aos comedores de algas realizarem a sua tarefa sem as algas crescerem ao memso tempo. abraços! Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Fevereiro 12, 2004 Share Publicado: Fevereiro 12, 2004 Ya, faz muito mais sentido um dia negro como o taslixado disse do que intermitência na iluminação. Até diria mais, podes mesmo ter a luz apagada até uma semana que as plantas não se recentem grandemente e as algas atrofiam todas. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Fevereiro 12, 2004 Share Publicado: Fevereiro 12, 2004 boas! desculpa estar a discordar, mas algumas plantas sentem-se em apenas 3 dias de escuridão, qaunto mais uma semana. abraços! Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Fevereiro 12, 2004 Share Publicado: Fevereiro 12, 2004 A grande maioria aceita este periodo de escuridão razoávelmente bem, e nas que se ressentem costuma ser perfeitamente reversível. Imagina só o prob que era importar plantas da Austrália que morressem com 3 dias de escuridão? tinham que vir todas de avião :D De qq forma em caso de dúvida podemos rachar pela média... entre o teu dia e a minha semana, dás-lhes 3 dias de escuridão :D Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Fevereiro 12, 2004 Share Publicado: Fevereiro 12, 2004 não tenham medo das algas... dêem boas condições para as plantas metam muitas plantas e as algas ficam sem espaço... tudo o que prejudica as plantas (exemplo cortes na luz) é contraproducente... resulta sempre mal...ou quase sempre... As plantas ficam menos saudáveis, as algas ficam em hibernação...quando vem a luz as algas apanham com plantas menos saudáveis... e dão cabo de tudo... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jccsfilho Publicado: Fevereiro 14, 2004 Share Publicado: Fevereiro 14, 2004 Pessoal tinha até colocado ontem um tópico sobre algas no meu aquário, minha água estava verde, nunca tinha passado por isso, mas já tinha lido algo sobre deixar o aquário dois dias sem luz e realizar mais trocas parciais, pois hoje fez o segundo dia, quando ligei a luz minha água estava normal quase cristalina, antes mal dava para ver o fundo do aquário e outra coisa incrível foi o crescimento de minhas cabombas, eu recomendo dois dias sem luz para problema como o meu, puxa achei incrível o que aconteceu, achei que ia me dar muita dor de cabeça, mas hoje foi tudo tranquilo. Valeu Fotos do Meu Aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...7554&highlight= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luiz Arthur Publicado: Fevereiro 17, 2004 Share Publicado: Fevereiro 17, 2004 Li no livro "O aquário de água doce sem mistérios" de Sérgio Gomes pag. 176 a "Teoria da Siesta", que transcrevo parcialmente abaixo. A teoria recomenda o desligamento das lâmpadas do aquário por um período de 4 horas. A explicação da conceituadíssima empresa Alemã Dennerle é que as algas, por serem seres primitivos, não têm a mesma capacidade de adaptação das plantas que, são seres mais modernos, e por isso, terão problemas. Segundo eles, o método e extremamente eficiente no combate às algas, e não vem apresentando nenhum tipo de problema como um todo. Este método deve ser usado apenas por um mes. O autor não é responsável por este método e diz que as dúvidas podem ser dirimidas no site da empresa Dennerke Natur-Aquaristik que é www.dannerte.de. Um forte abraço, Luiz Arthur Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Fevereiro 18, 2004 Share Publicado: Fevereiro 18, 2004 eles podem dizer isso... mas as coisas não são bem o que parecem... sim as plantas são seres superiores...será? será que são superiores? As algas já cá andam há muito tempo...e elas também evoluiram, muitas das plantas que usamos em aquário nem sequer estão bem adaptadas ao ambiente aquático, precisando CO2 e coisas diversas... por vezes, o facto de serem mais simples, é fundamental para a sua sobrevivênvia... a dennerle cria as plantas fora de água...se forem lá ás estufas podem ver isso mesmo, eles nesta recomendação falham redondamente. com a redução do tempo de luz, provocará concerteza problemas a nivel do relógio biológico das plantas, as algas não têm destes problemas e adaptam-se mais rápido... se houver acumulação de nutrientes no aquário, a redução do tempo de luz irá promover ainda mais esse acontecimento...se não sabem, existem nutrientes que a determinados niveis tornam-se tóxicos para as plantas...exemplo nitratos...as cyanobacterias aguentam quantidades enormes de nitrtatos sem problemas... com tudo isto prefiro não reduzir a quantidade de luz! posso usar a perspectiva da dennerle para contra argumentar: as algas como seres inferiores, perdem na batalha desde que haja boas condições para as plantas (e para as algas)...ou seja iguais armas... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Fevereiro 18, 2004 Share Publicado: Fevereiro 18, 2004 Pessoal tinha até colocado ontem um tópico sobre algas no meu aquário, minha água estava verde, nunca tinha passado por isso, mas já tinha lido algo sobre deixar o aquário dois dias sem luz e realizar mais trocas parciais, pois hoje fez o segundo dia, quando ligei a luz minha água estava normal quase cristalina, antes mal dava para ver o fundo do aquário e outra coisa incrível foi o crescimento de minhas cabombas, eu recomendo dois dias sem luz para problema como o meu, puxa achei incrível o que aconteceu, achei que ia me dar muita dor de cabeça, mas hoje foi tudo tranquilo. Valeu isso poderia ter acontecido se mantivesses as luzes acesas... já tive a água levemente esbranquiçada quando caiu algum açucar dentro do aquário (co2 caseiro), mas depois de 2 dias desapareceu.. e não apaguei as luzes... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jccsfilho Publicado: Fevereiro 18, 2004 Share Publicado: Fevereiro 18, 2004 Pessoal até hoje minha água está super cristalina, já estou usando período de 10 horas, na próxima semana, já vou passar pra 12 horas. Recomendo novamente dois dias sem luz. sim as plantas são seres superiores...será?será que são superiores? Não há dúvida alguma que as plantas são seres superiores, as algas continuam a ser os seres primitivos e frágeis de sempre. As algas são seres muito simples que não suportam grandes mudanças no meio físico ocasionando sua morte, como o corte de luz. Já as plantas são seres, superiores, com tecidos diferenciados e que por sua estrutura suportam pequenas variações no ambiente. Fotos do Meu Aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...7554&highlight= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jccsfilho Publicado: Fevereiro 18, 2004 Share Publicado: Fevereiro 18, 2004 António minha água estava verde e eu não tenho a menor dúvida que eram algas verdes, a não ser que o açucar da gente seja verde e me parece ser branco. Fotos do Meu Aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...7554&highlight= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Fevereiro 18, 2004 Share Publicado: Fevereiro 18, 2004 António minha água estava verde e eu não tenho a menor dúvida que eram algas verdes, a não ser que o açucar da gente seja verde e me parece ser branco. A água branca eram bactérias, e algas (mas muito mais bactérias)...que se alimentavam do açucar. É assim eu só referi a minha experiência...e por muitas tentativas que fiz...nunca tive água verde! e já ando nisto (aquários densamente plantados) há mais de 2 anos... nunca alterei o tempo de iluminação do aquário, sempre as mesmas 10horas...sempre...isto é capaz de querer dizer alguma coisa... ...talvez queira dizer que não é a redução da luz que resolve os problemas... mas claro, se acham que devem reduzir o tempo de iluminação, força... só estou a expressar a minha opinião...que vale o que vale... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Fevereiro 18, 2004 Share Publicado: Fevereiro 18, 2004 Não há dúvida alguma que as plantas são seres superiores, as algas continuam a ser os seres primitivos e frágeis de sempre. As algas são seres muito simples que não suportam grandes mudanças no meio físico ocasionando sua morte, como o corte de luz. Já as plantas são seres, superiores, com tecidos diferenciados e que por sua estrutura suportam pequenas variações no ambiente. Porque será que elas andam cá na terra há mais de 2 mil milhões de anos? frágeis? aguentaram todas as grandes extinções em massa que aconteceram na terra...foram muitos periodos de extinções... enquanto seres superiores iam desta para melhor...as algas continuaram... no dia em que as algas desaparecerem ...morre tudo...até as plantas...são o alicerce primordial da biosfera! eu não diria que são primitivas...mas sim simples...e isso tráz vantagens quando existem mudanças radicais no ambiente... as algas adoram essas mudanças... No teu caso apenas reduzistes o número de algas, não morreram todas, e se as condições iniciais que provocaram o tal boom de algas se mantiveram podes ter a certeza que elas regressam... sim é uma solução reduzir a luz, mas não creio que seja definitiva...há que procurar as causas que provocaram o tal boom. só a luz não provoca booms de algas, é necessário a associação de outros factores... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jccsfilho Publicado: Fevereiro 18, 2004 Share Publicado: Fevereiro 18, 2004 António estou na dúvida se o que provocou a proliferação delas foi excesso de luz ou de comida ou se escapou um pouco de húmus para a água, pois recentemente troquei plantas de lugares, antes disso usava fertilizante líquido, mas cortei pois estava sofrendo pequenos ataques de algas cabelos e manchas pretas nas folhas. Fotos do Meu Aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...7554&highlight= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Fevereiro 18, 2004 Share Publicado: Fevereiro 18, 2004 António estou na dúvida se o que provocou a proliferação delas foi excesso de luz ou de comida ou se escapou um pouco de húmus para a água, pois recentemente troquei plantas de lugares. Ora aí está! foi a associação luz + nutrientes a mais, esperemos que quando a luz esteve apagada as plantas tenham absorvido esse nutriente a mais...evitando possiveis booms. (as algas estão à espera disso) Se prolongasses o tempo de escuridão (tipo 1 mês), as plantas iam desta para melhor, e haveria algas ainda à espera (vivas)... elas estão sempre à espera... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luiz Arthur Publicado: Fevereiro 19, 2004 Share Publicado: Fevereiro 19, 2004 Estou com algumas algas no meu aquario. Estou pensando em desligar a iluminação por dois dias. Como o aquario fica cerca de 4,5 metros de distância de uma janela, seria recomendável colocar um anteparo para reduzir a ilumicação natural? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jccsfilho Publicado: Fevereiro 19, 2004 Share Publicado: Fevereiro 19, 2004 Luiz durante a manhã não entrava nenhuma iluminação no meu quarto, onde fica meu aquário, mas na parte da tarde a janela do quarto ficava aberta, mas não havia iluminação direta, mas não me preocupei com a claridade do dia. Fotos do Meu Aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...7554&highlight= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Fevereiro 19, 2004 Share Publicado: Fevereiro 19, 2004 boas! o que acontece é que as plantas têm mais reservas energéticas que as algas, logo aguentam mais tempo de escuridão. isto de desligar a luz durante dois dias até resulta, mas apenas se for esporadicamente. abraços! Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergioveterano Publicado: Fevereiro 20, 2004 Share Publicado: Fevereiro 20, 2004 mas isso só pode resultar se as algas tiverem desaparecido ao fim desses dois dias, se estiver na mesma quem paga é as plantas, porque se alterou o seu ciclo de luz. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jccsfilho Publicado: Fevereiro 20, 2004 Share Publicado: Fevereiro 20, 2004 Pessoal a questão dos dois dias sem luz, por experiência própria vale contra as algas verdes, não adianta nada contra outra tipo a alga cabelo que ainda tenho no aquário ou aquela que dá umas manchas pretas nas folhas. Agora se sua água tiver verde, aplique o método que é uma boa. Valeu Julio Fotos do Meu Aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...7554&highlight= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luiz Arthur Publicado: Abril 17, 2004 Share Publicado: Abril 17, 2004 Por incrivel que pareça eu efetuei testes com o meu aquário e funcionou. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Abril 17, 2004 Share Publicado: Abril 17, 2004 Boa noite! Bem, no meu aquário a iluminação é controlada por timer e está programado da seguinte maneira: :D a luz acende as 11 horas e desliga as 15 horas. liga novamente as 19 horas e desliga as 23 horas. Isto totaliza 8 horas de iluminação. Por que assim? Porque as algas começam assimilar luz para fotossíntese apartir da quarta hora, então é onde a luz é apagada para interromper este ciclo. Até mais!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
minidiogo Publicado: Abril 17, 2004 Share Publicado: Abril 17, 2004 Olá! Não tenho a certeza se está certo o que vou dizer. Tamos aqui numa discussao agradavel onde se aprende um pouquito mais. Então aqui vai, Jefferson tu ao estares a parar a fotossintese das algas automaticamente também estarás a parar a fotossintese das plantas, não? Adeus mini Diogo Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts