orpheu Publicado Junho 13, 2006 Publicado Junho 13, 2006 gostara de saber o k se entente por fermento biologico e onde se pode comprar?? obrigado
Luís Fortunato Publicado: Junho 13, 2006 Publicado: Junho 13, 2006 Olá. Fermento biológico são fungos/leveduras (salvo erro, as leveduras são fungos), que conseguem obter energia de um modo anaeróbio (nós ttambém, mas não continuamente). Ou seja, na ausência de Oxigénio. As leveduras metabolizam açúcares, obtendo-se no final, energia (sobre a forma de ATP), Etanol (Álcool Etílico) e CO2 (Dióxido de Carbono). CO2 este, que nos bolos e pão é o responsável pelo "inchar" destes. Nas bebidas alcoólicas, o que nos interessa é o Etanol produzido. Já o fermento químico, é a mistura de Bicarbonato de Sódio e um sal monobásico do Ácido Fosfórico (por exemplo). Quando adicionas um ácido a uma solução que tenha o ião bicarbonato dissolvido, estás a promover (deslocar o equilíbrio) a formação de CO2. Formação de CO2 que é potenciada com o aumento de temperatura, daí que o Pó Royal funcione melhor com calor (forno). Quanto a sítios para comprar. Tens o Fermipan que é Fermento biológico seco (liofilizado??), que é o que a maior parte das pessoas usa. E tens o fermento de padeiro, que deita um grande pivete, mas as pessoas que o usam dizem ser igual ou melhor ao Fermipan. Eu não opino face a isso porque nunca o usei, sem ser na faculdade. O Fermipan encontras em qualquer super e hipermercado. O fermento de padeiro em qualquer padaria te vendem isso, acho é que tens de pedir com antecedência. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Joaoavo Publicado: Junho 13, 2006 Publicado: Junho 13, 2006 Sendo de Almada, sabes onde é a Socopal? É lá que eu compro, eles têm sempre isso. Custa à volta de 3 € o quilo. Para mim, 100 g dão para fazer umas 5 ou 6 "doses de injector". E sim as leveduras são fungos, neste caso é a Saccharomyces cerevisiae. João AvóO meu blog - Naturescaping
orpheu Publicado: Junho 14, 2006 Autor Publicado: Junho 14, 2006 muito abrigado pela ajuda! vou por em pratica e vou tentar fazer a mh receita de CO2 caseira!
Recommended Posts