Claudio Cabral Publicado Junho 13, 2006 Publicado Junho 13, 2006 Bom dia! este é o meu aquario de camarões, é um aquario de 80x35x35, tem 20w de luz, o ph ronda os 7.2. agora o pedido de ajuda, eu no plano traseiro do aquario tenho ceratophylum demersum, mas o problema é que como não criam raizes estao sempre a soltar-se, e é um bocado chato estar a planta-las uma vez por semana porque nunca se sabe se estamos a plantar algum camarão juntamente com ela! :D precisava que me dessem palpites para trocar estas plantas por outras. convem que não cresçam mais que 40 cm, e se crescerem que dê para podar como as plantas de caule. ja pensei em troca-las por Cryptocoryne crispatula var. balansae, mas preciso de mais opiniões! espero que os experts deste sub-forum me possam ajudar!
Luís Fortunato Publicado: Junho 13, 2006 Publicado: Junho 13, 2006 Olá. Ludwigia repens... é pouco exigente, daí que seja boa para a tua iluminação. Mas qualquer planta de caule, muito pouco exigente poderás ser usada, digo eu. Higrophila polisperma? Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Joaoavo Publicado: Junho 13, 2006 Publicado: Junho 13, 2006 Higrophila difformis parece-me uma boa escolha. Ou então valisneria spiralis, que não cresce muito mais que 45 cm. João AvóO meu blog - Naturescaping
Claudio Cabral Publicado: Junho 13, 2006 Autor Publicado: Junho 13, 2006 boas! por enquanto gostei da sugestão do ivanpantz da ludwigia e da sugestão do joão em meter valisneria spiralis. ivanpantz, diz-me uma coisa, achas que a ludwigia se daria bem com esta quantidade de luz e sem fertilização? é que por causa dos camarões tenho de evitar a fertilização porque ainda não descobri um fertilizante sem cobre! para ja a ludwigia deveria ser a solução ideal. continua aberto a sugestões! obrigado
Luís Fortunato Publicado: Junho 13, 2006 Publicado: Junho 13, 2006 Olá. Os invertebrados também precisam de Cobre... agora um pequeno excesso é muito prejudicial a eles, face a outros seres vivos Não quer dizer que eles não possam ver Cobre à frente... Eu aconselhei a Ludwigia repens porque é das únicas plantas de crescimento "rápido" que se dá no meu aquário dos Loricarídeos, e com a qual eu tenho alguma experiência. Aquário esse que tem 63 litros teóricos e somente 15 Watts de iluminação. Em termos de flora só tem ludwigia repens, anubias nana, vallisneria tiger (salvo erro) e alguns fetos de java. O aquário já não está assim, mas para ficares com uma ideia do que já foi... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Filipe Santos Publicado: Junho 13, 2006 Publicado: Junho 13, 2006 agora o pedido de ajuda, eu no plano traseiro do aquario tenho ceratophylum demersum, mas o problema é que como não criam raizes estao sempre a soltar-se, e é um bocado chato estar a planta-las uma vez por semana porque nunca se sabe se estamos a plantar algum camarão juntamente com ela! precisava que me dessem palpites para trocar estas plantas por outras. Acho que o teu problema deve estar na altura do areão ... á frente parece ter altura suficiente, mas atrás não sei ... o minimo recomendável é 5cm, com 5 cm de areão acho dificil elas soltarem-se ... escusavas de trocar de plantas ... a não ser que queiras mesmo ... Cumprimentos Filipe Santos Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof
Claudio Cabral Publicado: Junho 13, 2006 Autor Publicado: Junho 13, 2006 filipe, o areao atras tem mais altura !
Filipe Santos Publicado: Junho 14, 2006 Publicado: Junho 14, 2006 então acho que o teu problema é ao plantares ... tens pinça?? ou plantas com o dedo? A planta tem de ficar mesmo ao fundo ... Cumprimentos Filipe Santos Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof
Claudio Cabral Publicado: Junho 14, 2006 Autor Publicado: Junho 14, 2006 planto com o dedo! tenho de arranjar uma pinça! a granulometria do areao é de 4mm.
Filipe Santos Publicado: Junho 15, 2006 Publicado: Junho 15, 2006 o problema pode estar em ambos os casos ... na pinça e na galonometria... que deve ser 2/3 mm ... Cumprimentos Filipe Santos Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof
Claudio Cabral Publicado: Junho 15, 2006 Autor Publicado: Junho 15, 2006 obrigado pelas vossas sugestões! eu ja decidi trocar de plantas, vou meter ludwigia repens, higrophyla polysperma e bacopa caroliniana. que dizem? ja agora aceito sugestões de disposição das mesmas no aquario.
Claudio Cabral Publicado: Junho 17, 2006 Autor Publicado: Junho 17, 2006 hoje finalmente fui buscar as plantas, apesar de só ter conseguido arranjar a ludwigia e a bacopa. será que não ha ai nenhuma sugestão de disposição no aquario? possivelmente irei colocar a bacopa do lado do termostato pois é a que aguenta temperaturas mais altas. que dizem?
Pedro Borges Publicado: Junho 29, 2006 Publicado: Junho 29, 2006 De entre as bacopas, a B. australis é menos exigente em termos de luz do que a B. caroliniana. Encontras com facilidade. Abraço, 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
David de Jesus Publicado: Julho 10, 2006 Publicado: Julho 10, 2006 Boas, Só uma achega no que respeita à questão levantada relativa aos camarões, normalmente uso Ferropol num aqua com Caridina japonica e nunca tive problemas, não houve baixas e eles parecem satisfeitos; no entanto já me aconteceu ter camarões a morrerem por causa de umas pedras (compradas numa loja de aquariofilia) com uns veios de partículas metálicas que tinha num pequeno aqua, na altura fiquei meio à nora sem perceber porque aquilo aconteceu, uns tempos mais tarde noutro aqua com pedras idênticas introduzi uns Amano e imediatamente ficaram que pareciam que lhes tava a dar uma coisa ruim! Tirei-os de lá e "liguei 2+2" e percebi que era das pedras, não cheguei a fazer testes mas acredito que elas estavam a largar algum elemento metálico para a água. No entanto com o Ferropol nunca tive o mais pequeno problema... Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Recommended Posts