Equipa de Limpeza

scampanico

Recommended Posts

Bom dia.

Desde já muitos parabéns pelo Fórum, acho que é uma mais-valia para todos os amantes de Aquariofilia.

Agora a pergunta... adquiri um aquário de 15L (água doce fria) e na loja informaram-se que seria útil ter um peixe de fundo que fizesse a limpeza. Sugeriam-me um Coryodora sp.. Gostava de saber se é uma boa hipótese e se existem outras espécies que tenham hábitos semelhantes e que eu possa utilizar.

Neste momento tenho no aquário 3 Carassius sp. pequenos.

Obrigada

Sandra

Partilhar nas redes sociais

Boas

Uma loja aconselhou-te corydoras para agua fria??? eu nunca mais lá punha os pés! A não ser que ele esteja com ideias de te vender uma por semana...( para além de não serem peixes que se consigam manter abaixo dos 20ºC 15lt é muito pouco. a corydora pinmeu é pequena mas gosta de espaço para nadar em cardume...)

O unico animal que te aconselho para limpar aquas de água fria é a Pomacea bridgesi, (caracol dourado, ampularia dourada).

agora outro conselho 3 pimpões em 15lt?? isso nem dá para um, mas já os compraste... para aquas desse tamanho e sem aquecimento só mesmo os Tanichthis (Falso neon ou neon chinês).

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Quando me aconselharam um Corydora não foi para água fria mas sim para água quente aconselhando-me a adquirir um termostato. Expliquei-me mal. E não estava propriamente a pensar em adquiri-lo sem ter o aquário bem termostatizado, nada disso. Também me disseram que os Carassius sp. suportam temperaturas até 25-26ºC (tal como eu li depois num livro). Só queria saber era se existe uma alternativa à Corydora. Mas obrigada pela dica quanto ao caracol dourado.

Aquaben, uma Pomacea bridgesi para água fria???? Consegues mantelas a que minimo de temperatura? Pela minha experiencia, abaixo dos 24 graus elas começam a ter comportamentos de hibernação...... Será boa ideia? E 15 litros de volume de água para uma Pomacea adulta...... :wink:

Um abraço :?

Boas

15lt para um pimpão é que me espanta…

Tu tens Pomacea bridgesi ou Pomacea canaliculata? As minhas bridgesi a 24ºC põe ovos…durante o Inverno passado mantive muitas em água fria, dentro de casa, e a única diferença é que cresceram mais de vagar, mas continuavam activas, agora tenho umas quantas na rua, no aqua das Dafbias, e estão lindamente…Quanto as Pomacea canaliculata, essas é que parece ficarem menos activas em água mais fria, mas as minhas vieram do nordeste brasileiro… pode ser por isso, pois visto que elas também habitam na Argentina, e lá faz frio…

Voltando ao tamanho do aqua, o problema não é ter pouca água, mas sim se não tiver tampa, pois assim tens toda a razão, ela vai sair dele à procura de uma “poça” com mais água como fazer na natureza…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

São de facto Pomaceas bridgesi. Elas com 24 graus põe ovos, mas tem tendencia a começar a enterrar se no areão e a mexerem se menos e a crescer mais lentamente. Não sabia que era possivel mantelas fora de casa a temperaturas mais baixas. :wink: