Recommended Posts

Publicado

Boas.

Adquiri uma Botia palhaço para fazer companhia a uma outra já habitante do meu aqua. Ao fim de um dia do novo habitante ser colocado na agua, deixei de o ver (isto já lá vai 1 semana), pensei que tivesse morrido e sido devorado pelos outros.... estranho... ñ via residuos de tal chaçina, como se costuma dizer "sem espinhas" :shock: .

Qual o meu espanto quando ontem á noite chego a casa depois de uma festa de anos (e ñ, ñ estava a ver a dobrar) acendo a luz da sala vejo as 2 botia, esfrego os olhos para ter certeza do q via, a mais antiga deixou se estar como se n fosse nada com ela, mas a outra, numa manobra digna de 1 F-16 dá 1 volta á parte de cima do aqua cool e enterrase literalmente no areão. :D

A pergunta é: Alguem já assistiu a uma situaçaõ destas com este peixe??

Se n souberem responder fica aqui o meu testemunho, até pode ser uma situação normal, :sleeping: mas como isto para mim é tudo novo, fiquei indignado com este "fenomeno"

Obrigado ao forum por tudo.

Cumps

Pedrosa

bué da fish

Publicado:

Phoenix. Nunca assistí a tal coisa, mas como diz o outro "só sei que nada sei", ou neste caso, só sei aquilo que se passou comigo :sleeping:

Também estou curioso em saber se mais alguém testemunhou um fenómeno destes.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Oi!

Tenho muitos bótias no meu aquário entre eles 6 palhaços e também nunca ouvi falar que se enterrassem, uma das minhas é mais furtivasó aparece mesmo para comer e não é sempre.`Já uma Bótia modesta que eu tenho tem um comportamento parecido, escavou um boraco no areao e esconde -se por baixo de uma rocha vulcânica, é raro vê-la vir comer mas de vez em quando....

Dá-lhe mais um tempo, os bótias normalmente demoram a habituar-se às pessoas tenho duas que já estão comigo há mais de um ano que me vêem comer à mão.

Cumps

Cris

Publicado:
tem um comportamento parecido, escavou um boraco no areao e esconde -se por baixo de uma rocha vulcânica,

Boas, a minha é muito mais radical... n precisa de rochas nem plantas, o areao serve :sleeping: .

De qualquer das formas parece q o "susto" q apanhou opntem tornou-a mais desinibida, tanto q durante a manha de hoje já a vi umas quantas vezes.

Mas já agora aproveitava o topico para o pessoal discutir o comportamento, alimentação reprodução (conheço alguem que afirma já ter feito), distinção sexual, etc.

Participem!

Cumps

Pedrosa

bué da fish

Publicado:

Boas!!

Não sei se enterra, mas eu tb tenho dois bótias palhaços e quando os comprei e depois de os pôr dentro do aqua, não os vi durante dias, depois o mais pequeno começou a fazer umas aparições e agora já andam os dois lá todos contentinhos, mas tb andaram desaparecidos, só que como tenho uma "gruta" e não consigo ver lá para dentro não sei se estavam lá dentro ou se andavam a escavar buracos...

Um abraço

Publicado:

oi

bem ja tenho o meu palhacito ha umas semanas e n andou desaparecida mto menos se entrrou no areao mas k de vez em qd faz umas piruetas pa fugir aos meus olhos isso faz...

xauz

Publicado:

tenho dois botias palhaços e nunca notei tal comportamento neles...sao muito agitados...de vez em quando escondem se atras do filtro..mas ate se aventuram bastante.! :D

ja repararam se os vossos mudam de cor?? ja tenho um botia a algum tempo e esta semana comprei outro para lhe fazer companhia, este novo, de vez em quando tem as riscas pretas mesmo muito clarinhas...outras vezes tem elas mt escuras como é normal..mas agora tb fui ver e tao mm muito clarinhas..ja vos aconteçeu?? do q se trata?

Publicado:

Isso das cores mais claras é normal, não sei a razão, mas penso que terá a ver com o stress ! Pelo menos no caso dos escalares já li que esse sintoma se deve mesmo ao stress.

Publicado:

será mm stress????... no outro nao notei nunca isso..nem mm qd era recente ...mais opinioes sao bem vindas :D

Publicado:

Costuma ser sim... n quer dizer que seja a única explicação possível né?

Mas stress pode ser mta coisa, pode ter medo da outra, pode estar a estranhar a água, pode simplesmente ser medrosa, etc...

***s

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Boas!!

Tive botiass durante bastante tempo e nunca tal vi, no entanto os meus eram estranhos pq comiam as plantas...!!

Experimenta fazer +1 toca para o desgraçao nao ter de andar a enterrar!!!

Abraços

Publicado:

isso da cor mudar li noutro site qualquer que e normal. Nao e necessariamente stress ou algo de negativo.

Nesse site (nao faco ideia exactamente aonde) dizia que as vezes era o peixe dominante que apresentava a descoloracao. Ja reparei isso nos meus (tenho 3), ja vi o peixe dominante as turras com outro e a ficar esbranquicado e depois rapidamente voltar ao normal.

Publicado:
Experimenta fazer +1 toca para o desgraçao nao ter de andar a enterrar!!!

Boas mex1co

Ñ é por falta de tocas, o aqua tem varios esconderijos, qd puder meto aqui umas fotos :D

Cumps

Pedrosa

bué da fish

Publicado:

Olá a todos: :D

Tenho dois botias palhaço a cerca de 5 anos lembro-me de no inicio se esconderem ao minimo movimento no exterior do aqua, hoje em dia quando está na hora das refeições veem comer á mão, mas se alguem exterior á casa se apróximar do aqua escondem-se num ápice. O grande dilema é que continuam a mordiscar as plantas, quanto ao enterraren-se na areia nunca vi.

Fiquem bem :D

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Publicado:

Quanto à questão da mudança de cor, pela minha experiência, ela não significa nada.

Por exemplo, os meus, nesta altura do ano, quando chego a casa (já de noite), e acendo a iluminação do aquário, também têm a parte preta muito descolorada, isto é, cinzenta muito clara. Daí a cinco minutos, mais ou menos estão já com as cores normais. É claro que esses momentos são quando os alimento. Mas parece-me que a questão da cor tem essencialmente que ver com a luz que incide a cada momento no aqua.

Abraços

Publicado:

ja tenhos 2 botias a cerca de 11 meses e realmente há alturas em que ficam mais descoloridas, principalmente quando se tornam mais furtivas, mas tambem ja me disseram que pode ser do tempo que ficam escondidas fora do alcance da luz

Publicado:

alguem me disse k a descoloraçao decorre do stress..

nd demais

ha produtos bons pa melhorar a coloração dos peixes... nc experimentei

Publicado:

ja tive cenas desse genero mas com as minhas kuhlies alias piore.s.. uma kuhlie parecia morta durante dias andava assim ja nem respirava ia para a deitar fora... ao tira-la do hospital ela cai.. eu levo o hospital vou buscar a rede e kual o meu espanto que kuando chega nd de kuhlie.. fiz uma grutinha k ja modifikei mts vezes e tava lq a outra fui a ver tavam la as duas vivinhas da silva agr ja passou um mes e andam as duas bem vivas.... axo k se a deita-se fora.. arrependia-m lol ainda bem k n cometi esse erro... sorte do destino... :wink:

Posted Image

Um abraço

Pedro Almeida

Publicado:

ois

ja agr o meu botia tem-me paecido mto agrssivo e o meu pleco tem a barbatana danificada

normal?!

xauz

Publicado:
ois

ja agr o meu botia tem-me paecido mto agrssivo e o meu pleco tem a barbatana danificada

normal?!

xauz

Os meus bótias custumam ser agressivos/egoistas na hora da comida, pois kerem chegar sempre primeiro à comida e nao deixam os outros comer, nem que tenham k tirar a comida da boca dos outros(a serio, lol).

Pelo menos os meus nao sao agressivos, apenas são brutos!!!! :D

Ah, é verdade!!Depois das refeições eles (são 2) andam sempre à porrada!!!Parecem sardinhas enlatadas pk ficam mto tesos. :P

Bué da Fish's!

Publicado:
ois

normal?!

xauz

De facto os meus botia so tiveram comportamento agressivo entre eles durante a hora da comidinha, mas no entanto uma cory albina apareceu zarolha!!! O que deve ter acontecido ao teu pleco foi algo do genero do que me sucedeu. O pleco devia estar no fundo descansadinho da vida qd um dos palhaços à procura de comida pelo areao lhe deu uma traçadela!!!. Lembra-te que eles tem a boca muito forte, usam-na para comer os caracois!!!

Foi um acidente de percurso