Opinião de uma planta vermelha


Miguel Silva

Recommended Posts

Boas

Estou a montar um "Iwagumi" e noto falta de uma planta pequena e vermelha e como tal venho aqui pedir opiniões e sugestões para a aquisição de uma.

 

Já pensei na Criptocoryne Wendti "Brown" mas como cresce demais para o efeito... preciso de recomendações

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo a admiração...depende do sitio onde queira colocar a planta...

Imagina que ele quer fazer qualquer coisa parecida com isto

palmtank.jpg

 

só que usando uma planta vermelha...estaria "errada" a minha sugestão?

Eu respondo por ti...não estava!

Mas pronto tentei contribuir com uma sugestão, acho que o Miguel também vai apreciar se deres alguma...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu iria para os myriophyllum ou para as rotalas. No entanto a usar myriophyllum a luz teria de ser intensa e com uma forte componente no azul.

 

no entanto não me parece muito boa a utilização de plantas vermelhas em iwagumis, já que as plantas vermelhas para ficarem vermelhas gosta de uma boa dose de fosfatos e de micros com baixo teor de azoto, enquanto que as plantas tradicionalmente usadas para iwagumi preferem baixos tores em fosfatos e altos valores de azoto.

Vais ter problemas ou em ter as cores como desejas, ou em controlar as algas...

 

se fores para cryptos, uma wendtii "my oya" ou uma becketti ou becketti "petchii" seriam boas escolhas.

 

as cryptos são muito menos exigentes a nivel nutricional para manterem boas colorações, sendo os micros os mais importantes.

 

Boa sorte

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha sugestão é de não colocares qualquer planta vermelha ou de caule, sob pena de tirares o ênfase que se pretende dar às pedras neste tipo de montagem...

 

Plantas rasteiras ou plantas que se misturem bem com as pedras são o ideal.

 

Coimbra o teu exemplo é diferente do que o Miguel pede; ele quer uma planta vermelha e isso vai tirar toda a atenção do arranjo de calhaus... Esse aquário que referiste está mais equilibrado, ainda que a Eriucaulon sp. seja ligeiramente distractiva. Mas, não é uma planta vermelha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei André que não é vermelha bowdown:P :P

O que pretendia mostrar é que era perfeitamente possivel colocar uma planta de caule vermelha e com resultados satisfatórias (usando um pouco de imaginação e substituindo a eriochaulon pelas uma das duas plantas que tinha sugerido...)...

 

 

Contudo, para todas as sugestões de plantas vermelhas falta como informação o que se quer fazer com ela -ou seja onde se quer colocar, que efeito se quer fazer e inclusivé que mais plantas esse iwagumi tem.-...porque assim é "chutar " "plantas" vermelhas para o ar, alguma servirá :P

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bowdown

 

Expliquei-me mal. Não quis constatar o óbvio dizendo que ela não é vermelha mas sim reiterando que, apesar de ser uma planta de caule ( eriocaulon), o facto de não ser vermelha levou a que ficasse melhor num aquário deste estilo.

 

Miguel podes dizer mais concretamente onde e como tencionas colocar a planta, se possível ilustrando a disposição das pedras?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu fui o 1º a "chutar" uma planta...fiz mal? :?

Estava a pensar num bolbo plantado entre pedras, com as folhas a pousarem sobre elas. Ou plantado ao lado de uma, com algumas folhas em cima de uma pedra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coimbra o que eu queria dizer foi o que já foi dito. Não digo que não é possivel encaixar uma planta vermelha num aquário deste estilo, mas deve ser extremamente dificil de o fazer e requer um nivel de condições muito mais refinado que a vulgar "verdinha".

 

Só se os calhaus forem de tom avermelhado, mas penso que mesmo assim se iria perder a "tranquilidade" que caracteriza esta forma de montagem.

 

Mas como já disse :? um gajo gosta e de surpressas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D :(;)

 

Um gajo distrai-se um pouco e vocês carregam o tópico ;)

 

Obrigado a todos

 

Tendo anotado algumas sugestões vou optar por não colocar a vermelha pois acho que o ponto focal pretendido ia se perder

 

Sim, eu também não pretendo plantas de caule e o máximo de altura pretendido nas plantas foi atingido com a Acicularis, e já é bastante.

 

Estou a montar um Iwagumi e imaginem só!!! Com Pogostemons e Acicularis, vai ser do catano para o manter pois optei por PowerSand no fundo e uma iluminação com 2x39 + 2x70 para 200L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Também acho que no teu layout não cabe uma planta vermelha, visto não haver nenhuma que não cresça muito ... eu próprio já andei á procura de uma (planta vermelha baixa) para o meu, e não a encontrei (até a sites estrangeiros fui)... percebo o teu ponto de vista, visto conhecer o teu novo projecto, mas acho que como eu ... tás com azar :wink:

 

Boa sorte para isso ... vai ficar um show :?

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais