joaotcsilva Publicado Junho 11, 2006 Publicado Junho 11, 2006 Boas, Estou a pensar em adquirir uma nova iluminação para o meu aqua de 60 cm (54 litros reais) e estou inclinado para uma calha power compact 55W, ou equivalente. Tenho em mente usar akadama e areia fina braca para fundo. Gostaria de ouvir a opinião sobre o tipo de iluminação (recomendações, etc.) e sobre o "areão". Obrigado Cumps, Citar JTCS
Luís Fortunato Publicado: Junho 11, 2006 Publicado: Junho 11, 2006 Olá. Depende... o que é que queres fazer? Que tipo de plantas é que queres colocar? Que tipo de fauna é que queres colocar? Assim torna-se mais simples de opinar... Substracto e luz... isso já foi debatido milhares de vezes aqui no Fórum. Porque é que não pesquisas? O pessoal ainda pensa que os componentes mais importantes de um aquário, seja plantado ou não, são os filtros, ou a iluminação, ou o substracto... O mais importante de todos é o aquariofilista!!! De que vale termos calhas da Lifetech ou do ramirezi, substractos da ADA ou da Elos, plantas da Tropica, camarões Red Cristal ou Hypancistrus Zebra... Se não soubermos conjugar aquilo que temos, então é meio caminho andado para a desgraça... Eu falo por mim, manter um aquário plantado, minimamente saudável exige alguma "teimosia" de nossa parte... Não é comprar as melhores coisas, enchê-lo de plantas, e esperar que a "Natureza" siga o seu curso... Manter um aquário plantado não se aprende num Fórum, ou com o Amano ou o Knott... o que se pode aprender é truques e manhas. Agora cada aquário é um caso, e cabe a cada dono fazer dele o melhor que pode... E isso adquire-se com experiência... seja ela boa ou má. E fico por aqui que a conversa já vai longa... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
joaotcsilva Publicado: Junho 12, 2006 Autor Publicado: Junho 12, 2006 Caro Luís Fortunato, Antes de mais peço desculpa por não ter sido tão exacto quanto deveria. Estou a tentar iniciar um plantado e pela informação recolhida no fórum resolvi optar por Akadama como fundo, e areia por mais uma questão de estética do que propriamente funcionalidade, dado que me dará mais trabalho. Pesquisarei em breve por plantas que a outros iniciados foram aconselhadas e juntarei em baixo o setup do aqua. Quanto à iluminação, queria seguir a lógica do 1W por litro de água e portanto ter uma boa iluminação independentemente da exigência das plantas. Setup: Dimensões: 60x30x30, 54L reais Sistema filtragem: Eheim 2211 Termóstato: 50W Jagger Iluminação: 1x15W Fundo: Areão preto e Amtra system plant depot 2L Fauna: 1 Tubarão bala 1 Coridora elefante 1 L-118 Flora: 2 Anúbias anãs 3 Valisnérias americanas Citar JTCS
Recommended Posts