[_SkAzI_] Publicado Junho 10, 2006 Publicado Junho 10, 2006 Boas! Tenho as plantas do meu aqua a ficar neste estado... Evidentemente que algo está mal... mas o que? Valores acabados de medir (10/06/2006 21:45) : Ph- 6,6 Nitratos (NO3)- apox.30 Nitritos (NO2)- 0.05 Gh- 8 Kh- 3 Fe- 0,4 Injecto CO2, tenho substrato fertil, adubo liquido a cada TPA (de 15 em 15 dias e deito apenas 1/3 da dosagem indicada no rotulo uma vez que me disseram na loja que isso vicia as plantas)... alguma sugestão? Gonçalo Foto geral do Aqua -> http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg
Joaoavo Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 Vicia as plantas... Os donos das lojas de aquariofilia dizem com cada treta... A ultima foto (parece-me um echinodorus rose) dá ideia que tens algum animal a comer-te as plantas. Mas nas outras ve-se que é carência de nutrientes. Não mediste fosfatos...podem estar baixos e estar a dificultar a absorção dos outros nutrientes. Pode ser falta de potássio, que é mais comum. Começares a usar a fertilização na dosagem adequada é capaz de ajudar João AvóO meu blog - Naturescaping
André Silvestre Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 Se " perdesses" algum tempo a pesquisar neste sub-fórum, mais concretamente na secção de " artigos a não perder", saberias o que causa essa carência nas plantas e como resolvê-la. O problema é que, como tu, há muitos que pensam que mais rapidamente obtêm uma resposta aos problemas colocando um tópico novo, sem sequer se darem ao trabalho de procurar...
miguel angelo 2 Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 Boa, Falta de potásio, vais ter que comprar por ex. Sulfato de potássio e adicionar. Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
[_SkAzI_] Publicado: Junho 11, 2006 Autor Publicado: Junho 11, 2006 Boas de novo! Andre Silvestre: Permite-me dizer-te que esse caso não se aplica a mim! eu li os artigos que escreveste, nomeadamente o "Manutenção de plantas aquáticas - Parte I: Nutrientes", "Escolha do Substracto" e "Podar as plantas – Quando, como e porquê?" (este ultimo postado pelo Just_me)... Simplesmente não consegui chegar a uma conclusão porque ao olhar para as minhas plantas vi sintomas que indicavam um tipo de problema e sintomas que me indicavam outro tipo de problema! Acho que não deves chegar e acusar as pessoas do nada porque cada caso é um caso... Coloquei a minha duvida porque tambem gosto de saber as opiniões dos outros independentemente de ter ou não a minha opinião formada! Acho que um forum é disso que se trata... Não leves a mal esta minha resposta! É na boa! Joaoavo: pois... foi o que me disseram... é verdade que tenho uns caracois escondidos pelo aquario, mas tambem tenho um L278 e um L174... Será que eles se andam a meter com as plantas? Não medi fosfatos porque ainda não comprei o teste! :D miguel angelo 2: Vou seguir a tua ideia... a curto prazo parece-me o melhor a fazer uma vez que tenho cá um suplemento de potassio e não gosto nada de estar de braços cruzados a ver as plantas perecerem! Obrigado pelas vossas respostas! Abraço Gonçalo Foto geral do Aqua -> http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg
André Silvestre Publicado: Junho 11, 2006 Publicado: Junho 11, 2006 Olá Gonçalo. Não foi uma acusação, foi mais um desabafo. É um bocado frustrante perder tempo a escrever artigos para a malta consultar, enriquecendo assim a experiência que se ganha com aquários plantados e depois colocarem dúvidas que se encontram nesses mesmos artigos! Dizes que: Simplesmente não consegui chegar a uma conclusão porque ao olhar para as minhas plantas vi sintomas que indicavam um tipo de problema e sintomas que me indicavam outro tipo de problema! penso que queres dizer que pelas tuas plantas o problema deveria ser um e pelo artigo deveria ser outro; não concordo! Está bem explícito no artigo esses sintomas que apresentas pelos fotos como estandor relacionado com o potássio! Aliás, a característica deste nutriente é precisamente folhas " ratadas". Os peixes não comem plantas, como também já tinha colocado no artigo... Se por outro lado quiseres dizer que reparaste que há mais do que uma carência tendo em conta sintomas diferentes, é perfeitamente plausível. Num aquário plantado até podes ter carência de todos os nutrientes que a planta precisa. Claro que não levo a mal tal como espero que tu não leves e concordo plenamente que isto é um fórum e devem ser divulgadas dúvidas... Mas todas estas dúvidas já foram respondidas centenas de vezes atrás e foi por isso mesmo que até se fizeram artigos. PAra serem consultados em vez de se voltar a colocar tópicos repetidos. Os aquários são diferentes mas os problemas são os mesmos... Pesquisar Pesquisar Pesquisar Abraço
Miguel Silva Publicado: Junho 12, 2006 Publicado: Junho 12, 2006 Boas Mede também os Fosfatos Quanto a mim parace-me carência de MacroNutrientes á excepção da folha ratada que claramente é fruto de algum "caracol" que para ai anda, ou de alguma "peixe" (sim há peixes comedores de plantas - por ex: PACU) e como não os mencionas aqui... Visto teres nitratos de sobra suplementa com o potássio mas mede sem falta os fosfatos pois senão os tiveres de nada serve adubares com o potássio (ou quase nada)
[_SkAzI_] Publicado: Junho 12, 2006 Autor Publicado: Junho 12, 2006 Boas! Andre Silvestre: Se por outro lado quiseres dizer que reparaste que há mais do que uma carência tendo em conta sintomas diferentes, é perfeitamente plausível. Num aquário plantado até podes ter carência de todos os nutrientes que a planta precisa. Era isto mesmo que eu pretendia dizer! :D Compreendo perfeitamente o teu lado e sei que é frustrante tar a ter imenso trabalho para o boneco, mas como disse anteriormente, gosto de saber as opiniões das outras pessoas! Em relação as plantas... é verdade que tenho as folhas ratadas como se vê na foto 2 e 3, mas esta é que me deixou em dúvida! Isto é considerado ratado? O potassio, presumindo que o nivel de fosfatos está bom, vai-me resolver este problema? Abraço a todos e obrigado pelas vossas respostas! Gonçalo Foto geral do Aqua -> http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg
Luís Fortunato Publicado: Junho 12, 2006 Publicado: Junho 12, 2006 Olá. Não é em termos de fazer bem ou mal... Tenta imaginar os nutrientes como peças essenciais de um aparelho... Basta retirares uma delas, que o aparelho se torna obsoleto :D Com os nutrientes das plantas passa-se o mesmo... Se tiveres carência de um deles, o potássio sendo um macro o caso torna-se ainda pior, todos os outros deixam de ser assimilados/consumidos pelas plantas... E se tens nutrientes não utilizados pelas plantas na coluna de água... quem fica com eles são as algas. E/Ou então, acontece aquilo que vês nas tuas fotos... as plantas querem crescer, precisam de se alimentar, e não conseguem Mas sim, se tiveres os níveis de fosfatos bons, o potássio vai fazer bem às plantas. Não propriamente "bem", mas vai fazer com que as plantas cresçam... por ser o (ou um dos) nutrientes em falta. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
[_SkAzI_] Publicado: Junho 13, 2006 Autor Publicado: Junho 13, 2006 Boas! Comprei hoje o teste de fosfatos e até me assustei! A cor ficou azul escuro o que equivale a 5mg/L... com este valor é mesmo de admirar como é que ainda não me apareceram algas nenhumas! Devo fazer TPA para baixar este valor? Ou por agora não faço nada para permitir que as plantas absorvam melhor o potassio? Pelo que li nos artigos então faço bem se agora podar as folhas ratadas e mortas? Abraço Gonçalo Foto geral do Aqua -> http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg
Luís Fortunato Publicado: Junho 13, 2006 Publicado: Junho 13, 2006 Olá. Ao adicionares Potássio na água, combinado com o TMG, vais obrigar a que as plantas absorvam Fosfatos e Nitratos que tens na tua água. Agora tens é de tomar atenção... mesmo adicionando o Potássio poderás vir a ter algas... Podes sempre fazer uma TPA antes de começares a fertilizar com Potássio e TMG, sempre trazes esses níveis de NO3 e PO4 um pouco para baixo. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Pedro Borges Publicado: Junho 13, 2006 Publicado: Junho 13, 2006 Ninguém mencionou, mas a planta da segunda foto não é uma Spatiphyllum wallissii ? Se sim, não recupera nem com KAu (ourato de potássio, vulgo, potássio pintado de ouro) pois é uma planta não aquática. O TMG já traz bastante potássio e NUNCA adubar uma aquário de 15 em 15 dias, pega no que dizem as instruções, divide para dose diária e aduba quando dás comida aos peixes - é alimento para uns e para os outros. Esse valor de fosfatos só quer dizer uma coisa, eu nem sei quanta comida dás, mas seja quanta for dá a mesma dose, mas só dia sim dia não. Quanto ao adubo "viciar" as plantas hehehehehe bem podes dar uma murraça na cabeça de quem te disse isso Abraço, 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Luís Fortunato Publicado: Junho 13, 2006 Publicado: Junho 13, 2006 Olá. Se sim, não recupera nem com KAu (ourato de potássio, vulgo, potássio pintado de ouro) pois é uma planta não aquática. Eu sei que o que conta é a intenção, neste caso a forma de expressão, mas Ourato de Potássio ou Aurato de Potássio não existe... Já agora... o TMG traz bastante potássio? Vamos fazer umas contas... Eles anunciam 0.79% p/p, e dizem que a densidade anda à ordem de 1,04 (100 ml de TMG pesam 104 gramas). Para tornar os cálculos mais simples, vamos admitir que a densidade é 1 g/ml, o erro não é muito significativo. Em 1 litro de TMG, temos 1 kilo de TMG... Em 1 kilo de TMG temos 1000 gramas de TMG, o que equivalem a 7,9 gramas de K. Dividindo 7,9 gramas de K "puro" num litro, obtemos uma concentração do fertilizante de 7900 ppm de K. Para termos uma ideia, se diluirmos 10 ml de TMG em 100 litros de água estamos a dividir os 7900 ppm por um factor de 10000. Resumindo e concluindo, diluir 10 ml de TMG em 100 litros equivale a aumentarmos, nesse mesmo aquário 0,79 ppm de K... Talvez não seja bastante Ou então esqueceste-te, e querias dizer bastante pouco Mas de resto, concordo plenamente contigo. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Acho que não me enganei em nenhuma conta... Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Pedro Borges Publicado: Junho 14, 2006 Publicado: Junho 14, 2006 Viva, nunca tinha feito as contas (que estão certíssimas) apenas me baseei no facto da concentração de potássio no TMG ser bastante superior à concentração de todos os demais elementos (micros). Agora experimenta fazer as mesmas contas ao Fe: 0,07%. O resultado nas mesmas condições dá (fácil) 0,07 mg/l, não te parece também pouco? A ideia é, como disseste e bem "aumentar" 0,07ppm. Eu normalmente aconselho Nitratos entre os 5 e os 20 para aquários plantados, mas se adubar com muita precisão posso manter plantas a crescer perfeitamente com Nitratos vestigiais, basta que vá repondo continuamente o que é consumido. A mesma coisa aplica-se ao K e ao Fe e aos demais. Não quero com isto dizer que a introdução de K extra não traga benefícios, acredito que sim, mas só o TMG já nos tira da linha de risco em termos da concentração de K no aquário. É claro que KAu não existe, era um trocadilho Abraço, 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Recommended Posts