joao costa Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 esses discus já eram Obrigado Joao Costa
ligia mango Publicado: Junho 19, 2006 Autor Publicado: Junho 19, 2006 Achas???? Não quero acreditar, tenho esperança que recupere. Foi das mudanças? De manha estava optimo, só mudou há pouco. Que faço O outro esta normal.
joao costa Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 não faças mais nada, espera, pois tanta azafama tá a stressalos Obrigado Joao Costa
Joao Machado Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 .Devo fazer algo ou deixá-lo estar até amanha e faço o tratamento de tarde (para controlar melhor as horas, que é quando estou em casa) com o p.p.?Querem que envie alguma foto de agora? Boa noite. Agora não há nada a fazer, só esperar. Amanhã faz o "tratamento de choque"~, a ver se os conseguimos recuperar. Boa sorte. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
ligia mango Publicado: Junho 19, 2006 Autor Publicado: Junho 19, 2006 ok, até estou gelada, em estado de choque. Já nem quero olhar. Ele tanto esta inclinado como esta normal. Penso como vocés, tanto stress em tão pouco tempo. Vou fechar as luzes do sitio onde estão para acalmar.
Hugo Santos Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 olá Ainda bem que os peixes estão melhores. (desculpa mas não vi os ultimos posts..) encontrei uma foto que penso ser o problema que descreveste. Se assim for e for na cabeça, segue os conselhos do pessoal bjs
ligia mango Publicado: Junho 19, 2006 Autor Publicado: Junho 19, 2006 Bingo!! Eu quero tanto que resulte....! Os "palitos" do meu pareciam maiores, mas é isso mesmo.
Hugo Santos Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 OPA Que rápida. Se queres a minha ultima opinião... tem calma e mantem a água limpa... Algo me diz que estás a intoxicar os peixes... Os fungos iam desaparecer só com as trocas de água... Bj e boa sorte
ligia mango Publicado: Junho 19, 2006 Autor Publicado: Junho 19, 2006 Intoxicar como?? Agua limpa, 30% de cada vez, 1 ontem, 2 xhoje. A unica coisa que poderia ter alterado o estado é a dureza (torneira), ou o ph, que já de si estava a ca. 7, porque com os tratamentos anteriores já tinha retirado a agua parcialmente do comunitário, que tinha posto no tanque de tratamento (ca.50%) para não sofrerem grande alteração do ph inicial, pois no comunitário estava a ca. 6,4/6,8. Estamos a falar em ca. 10 dias desde lá. Não sei o que poderia ser para envenenar. Medo de envenená-los tenho eu (acredito em voçês, de verdade, mas o p.p. está cá a fazer-me um nervoso miudinho....).
Hugo Santos Publicado: Junho 19, 2006 Publicado: Junho 19, 2006 olá Ligia, olha a foto é tua e nela, a não ser que esteja enganado visualmente é mais que notório que o peixe tem buraco na cabeça inclusivé parece.me até que o olho do peixe já está macerado pela doença...para mim estás até com sorte porque o peixe é grande...os olhos estão saidos porque o BNC (buraco na cabeça) é uma porta de entrada de bactérias e estão a infectar o olho. Quanto aos "alfinetes" já te disse é um fungo e melhorar a qualidade da água chegava. O cerne da questão, para mim claro, é tratar o BNC!! Sendo assim EU acho que deves tratar o peixe Com metranidazol, quando e se o peixe deixar de ter os problemas de equilibrio. Os problemas de equilibrio nos peixes estão associados normalmente a 2 factores, intoxicações e problemas na bexiga natatória. tenho pena de não ter visto este tópico mais cedo Espero que corra tudo bem. Bjs
ligia mango Publicado: Junho 19, 2006 Autor Publicado: Junho 19, 2006 Olá Hugo, obrigada por, a esta hora, ainda estares tão atento. Não, na altura não tinha nenhum buraco, sobre o olho tens razão, não era buraco (pelo menos visível), mas sim uma infecção, provocada pelos "vermes" (continuo a não saber dar-lhe nome...) o que parece buracos são (poucas pintas/manchinhas que o peixe tem. Nesta foto porém vê-se perfeitamente os "vermes". Ele tem agora a pele lisa, excepto uma pequena cratera (cabeça de alfinete ou menos)visto de frente do lado esq., que parece estar a melhorar. Sobre o olho continua infectado e agora sim, pareçe aberto (olho dto.), e os olhos muito salientes, um deles principalmente. Visto de frente mais de que de trás. Além disso tem a zona da cabeça mais clara (dificil de distinguir, visto que é amarelo). Estão agora no escuro e esta em posição normal. Vamos ver amanha...
joao costa Publicado: Junho 20, 2006 Publicado: Junho 20, 2006 Poderá ser pop eyes??? e os vermes talves verme ancora!!!!nao??? Obrigado Joao Costa
ligia mango Publicado: Junho 20, 2006 Autor Publicado: Junho 20, 2006 Na foto do Hugo é exactamento o que o meu tinha, so que mais comprido, aliás, vê-se bem na minha foto. Haleluja, o peixe hoje esta normal. Vou fazer hoje o p.p. mas estou ca com um receio.....
ligia mango Publicado: Junho 20, 2006 Autor Publicado: Junho 20, 2006 Boa tarde acabo de os por em pp e a agua esta lilas escuros, quase não os vejo. É normal?? usei 4x25 mg em pastilha para 50 l. parece que os peixes estão a ficar irrequietos. Isto é normal.Se vir que não estão bem, que faço??? Mudo-os ou faço tpa e quanto??
ligia mango Publicado: Junho 20, 2006 Autor Publicado: Junho 20, 2006 Gente estas foram as minhas piores horas desde que me lembro. Pus o pp e achei que estava a ficar muito escuro, embora fosse até menos dose, uma vez que tinha mais que os 50 l e as pastilhas não estavam completamente dissolvidas (dissolvi-as com 5 l agua do tanque em balde à parte). De repente vejo os bichos a ficarem intranquilos, a vir à superficie apanhar ar, etc. etc.. o azul já estava a ficar branco. So me lembrei de encher um balde com agua da torneira (32º, mas seguramente c/ph superior a 7,5/8!) , e mete-los la dentro. Ficaram completamente em estado de choque, inmóveis, a respirar muito lentamente. Pensei que tinham morrido. Esvaziei o tanque e enchi c/a mesma agua da torneira (melhor esta que nenhuma) e um pouco de haloex. Agora pú-los la dentro e (espantosamente) continuam a respirar, embora lento, o amarelo deitado no chão, o outro vertical, também no fundo. Alguem me sabe dizer o que se passou??? P.P nunca mais. Que faço de seguida, caso continuem vivos? O azul esta entretanto com a cor normal e estão tranquilos mas muito fracos. Que violencia
Joao Machado Publicado: Junho 20, 2006 Publicado: Junho 20, 2006 Boa noite. Lamento o sucedido. O P. P. é EXTREMAMENTE seguro como "aniquilante" para tudo o que são parasitas externos. Eu próprio já o usei várias vezes e num sistema de 1.000 LT que comporta 6 casais de discus. Os peixes não mostram NENHUNS OU MUITO POUCOS sinais de stress. O problema surgido, na minha opinião deve-se ao estado extremamente débil em que os peixes já se devem encontrar ou haver presença de formol na àgua. Ao contrário do que normalmente se diz, o p. p. pouco afecta o filtro biologico. Algumas recomendações são indispensáveis como o sistema estar BEM LIMPO e haver um CALCULO rigoroso da dosagem. Consulta a seguinte url: http://edis.ifas.ufl.edu/FA027 JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Esgalha Publicado: Junho 20, 2006 Publicado: Junho 20, 2006 isso já vai para ai uma salganhada : usaste bomba de ar durante as medicações?
ligia mango Publicado: Junho 21, 2006 Autor Publicado: Junho 21, 2006 Fiz iexactamente como indicaste. A agua tinha tido tres mudas de 30% desde anteontem. Não alimentei desde há dois dias. Tirei o algodão sintetico do filtro interor. Limpei uma vez mais o chão, antes de meter o pp diluido previamente em 5 l da mesma agua do tanque. Intdroduzi lentamente mediante uma injeção grande, já para não ser brusco. Donde deveria vir o formol??? Não havia rigorosamente nada dentro tirando os discos. Deixei o filtro trabalhar sem nada, só jacto de agua e deixei a bomba de ar forte. Pensei que morriam. Começaram a ter muito muco, os olhos do amarelo sairam quase (ou estão) da orbita,. O mais espantoso é que, depois do que vos contei, não é que hoje de manhá estão os dois na vertical, crista em riste, a respirar relativamente normal, como nada tivesse acontecido!! Ainda só olhei de passagem. Meti ontem (pior já não podia acontecer...) o Haloex, vitaminas, e umas folhas de para baixar o ph) e o Melafix. Hoje a agua esta turva (do muco?) Faço tpa? Não irá estressar? Penso que o efeito do pp deve estar relacionado com o pH (estava seguramente a 7,5/:wink: e/ou c/atemperatura, tenho cá um feeling..
joao costa Publicado: Junho 21, 2006 Publicado: Junho 21, 2006 O que usas para acondicionar a água da torneira????? Obrigado Joao Costa
ligia mango Publicado: Junho 21, 2006 Autor Publicado: Junho 21, 2006 Desta vez pus o Haloex, mas normalmente uso o da Sera. Garanto-te que fiz tudo como descrito. Não tenho explicação. Não sei como ainda estão vivos, estão calmos, só o amarelo tem aqueles olhos à volta todos "pisados" (parece sangue à volta, por baixo da pele) e respiram um pouco mais rápido que o costume, mas nada que seja excessivo. Hoje meti algodão sintético no filtro, mais um pouco de Melafix. O muco já não o têm, "nada" na agua devido ao ar que esta a circular, más deve ser apanhado agora no filtro. Vou agora trabalhar. Não sei como vivem, então o azul esta como sempre, se tivessem visto antes (quando jazia moribundo)e agora, incrivel, esta igual que sempre. O amarelo, tirando os olhos, nota-se que esta doente, mas nem magro, nem mudou cor, espero só que recupere de tudo. (Vou trabalhar, despois relato). Fiz o test rápido da Sera e o ph esta agora a 7, dureza 5 e o resto normal.
Joao Machado Publicado: Junho 21, 2006 Publicado: Junho 21, 2006 Bom dia. Penso que a tua reacção se deveu à cor da àgua e não ao "stress" que a mesma possa ter provocado aos peixes. O p. p. uma das coisas que provoca é a "eliminação" do muco dos peixes bem como de todos os parasitas, bactérias, fungos, etc., etc. Pena que não tenham lá permanecido as 4 horas. Boa sorte. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
joao costa Publicado: Junho 21, 2006 Publicado: Junho 21, 2006 tenta ver quais são os sintomas da doença pop-eyes!!!!!! pois os sintomas são algo semelhantes com os do teu peixito.... tenta evitar ao maximo situaçoes de stress no aqua, pois assim a doença seja ela qual for pode atacar com mais força e matá lo de um dia para o outro.......... Tb pode ser Buraco na cabeça vê www.aquariofilia.online.pt/default.asp?pagename=doencas_peixes&id_doencas=5 Olhos Embaçados ou Dactylogirose Causada pelos trematodos monogenéticos Dactylogirus sp. e Gyrodactylus sp. Os peixes apresentam os olhos cobertos com uma espécie de névoa, inchaço das brânquias, respiração ofegante, falta de apetite e outros sintomas associados às infecções por fungos ou bactérias. Deve-se associar Labcon Ictio e Labcon Aqualife no tratamento. Olhos Inchados (Pop-eye) Os olhos apresentam-se inchados e com o aspecto "saltado". Os peixes com olhos inchados podem ainda apresentar a barriga inchada e as nadadeiras roídas. www.vidaaquatica.com.br/cp/loja502/web/doencas.asp Obrigado Joao Costa
Hugo Santos Publicado: Junho 21, 2006 Publicado: Junho 21, 2006 Oi tenta ver quais são os sintomas da doença pop-eyes!!!!!! pois os sintomas são algo semelhantes com os do teu peixito.... tenta evitar ao maximo situaçoes de stress no aqua, pois assim a doença seja ela qual for pode atacar com mais força e matá lo de um dia para o outro.......... também (palavra corrigida) pode ser Buraco na cabeça vê www.aquariofilia.online.pt/default.asp?pagename=doencas_peixes&id_doencas=5 Olhos Embaçados ou Dactylogirose Causada pelos trematodos monogenéticos Dactylogirus sp. e Gyrodactylus sp. Os peixes apresentam os olhos cobertos com uma espécie de névoa, inchaço das brânquias, respiração ofegante, falta de apetite e outros sintomas associados às infecções por fungos ou bactérias. Deve-se associar Labcon Ictio e Labcon Aqualife no tratamento. Olhos Inchados (Pop-eye) Os olhos apresentam-se inchados e com o aspecto "saltado". Os peixes com olhos inchados podem ainda apresentar a barriga inchada e as nadadeiras roídas. João Costa desculpa lá mas tens acompanhado as respostas? OS "VERMES" SÃO UM FUNGO!!! Não tem nada a ver com verme ancora!!!!!! Parece-me que a Ligia já entendeu o problema e alias o João Machado está a acompanhar o 1º tratamento com ela... Dactylogirus???? Depois de tratado o peixe com PP??? Não leiam os tópicos na diagonal!!!!!!!!! Pá desculpem lá mas cada vez que leio o tópico há mais divagações. Ligia segue os conselhos do João até as infecções EXTERNAS estarem controladas, depois trata os peixes com metranidazol. Abraços a todos Bjs
joao costa Publicado: Junho 21, 2006 Publicado: Junho 21, 2006 PRONTO PEÇO DESCULPA POR tentar ajudar....... um Abraço Joao E já agora tenho acompanhado todas as respostas , e pelo que sei há um disco com os olhos em alta e embassados......... Só tentei ajudar mas se quiseres mandar mais setas tás á vontade Obrigado Joao Costa
ligia mango Publicado: Junho 21, 2006 Autor Publicado: Junho 21, 2006 ó gente, eu compreendo que as vossas divergencias que no fundo têm um fim em comun: ajudar! E de verdade que vos agradeço e confio no que me dizem. Para ti João C.- de facto poderias ter razão, mas tudo começou com uns "pirulitos" que o peixe começou a ter, vé o inicio com atenção. Os olhos não ficaram baços. Só depois de desaparecerem ditos pirulitos, os olhos incharam etc. etc. Eu inclino-me mais para a doença do buraco, talvez por mudança de ambiente (o peixe vinha de aqua com 34º, ph 7 ou mais, No2 e N3 nem te conto, enfim) no meu aqua estava com 27/28º com ph de 6,4/6,8. Embora fizesse uma passagem lenta, talvez não fosse o suficiente e ele começasse a apresentar os sintomas só 2/3 semanas depois. Eu conheço este peixe ha MESES naquele aqua no estabelecimento, sem problemas (por isso ainda sinto mais remorsos. talvez estivesse já habituado às más condições que tinha e a reacção foi simplesmente mudança pela mudança. Para ti Hugo S: Foi pena não teres mostrado a foto antes, se qualhar tudo tinha sido diferente (afinal o que são os pirulitos??), mas não tens culpa. A tua opinião parece-me sensata e faz sentido. Eu não tenho experiencia com doenças, embora já tenha aqua há 10 anos, mas sempre com poucas baixas e nada tão complexo ou demorado. Para ti J. Machado: Eu não gosto de aumentar e se há quem tenha sangue frio e sensato, eu pertenço a eles. A agua estava lilas escura, alias, nem pude meter os 5 l, porque tudo se precipitou antes. O azul ficou branco, boca branca, a saltar fora da agua para apanhar ar, completamente descontrolado, os olhos do amarelo quase que le sairam foram a olhos vistos, igualmente a ficar de lado. Começaram a boiar, e eu não podia ficar indiferente, mudei-os. Ficaram como mortos, alias pensei que o estavam. Depois da muda para o aqua já limpo, ficaram deitados no chão até há meia-noite, porém a respirar. volta e meia mexi-lhes tentando pó-los na vertical, e o amarelo, muito mais doente que o outro estava, foi o primeiro a por-se de pé. Hoje continuam relativamente bem, embora o amarelo esteja com os olhos uma desgraça. A minha preocupação neste momento é - a agua esta turva derivado ao muco etc. Apesar de ter posto fibra branca no filto interior, ela continua assim. Faço TPA ou não? Mudo o interior do filtro?A minha ideia é mudar ca. 20%, (quanto mais não seja para limpar o chão) deixá-los em sossego e dentro de 1-2 dias compeçar com o Flagyl (este pode dar alguma reacção?) De manha deitei 3 grãos de granulado para disco e parece que o azul estava interessado (tive que sair para trabalhar, não deu para esperar)
Recommended Posts