mormix Publicado Junho 9, 2006 Publicado Junho 9, 2006 Boas pessoal e parabens pelo maravilhoso forum. Iniciei há uma semana o hobie da aquariofilia (por causa dos putos) e já vi que tenho muito para aprender. A minha questão é: tenho um aqua de 20 litros para água fria da Tetra (kit já montado) meti umas plantas e tenho 2 kinguios penso eu ñ sei o nome mas custaram 1€ cada lol e gostava de saber quando é melhor ter a luz acesa e quantas horas...pode ficar apagada de dia e acesa de noite? já agora que peixes posso meter no aqua visto ser de agua fria? o homem da loja disse-me que podia meter peixes ao fim de 48 horas mas pelo k tenho visto aki parece k ñ é bem assim hehe. Obrigado por qualquer ajuda. Citar
Guta G Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 Penso que não seria muito conveniente teres a luz acesa durante a noite e não durante o dia, a não ser que tenhas o aquário num sítio com muito pouca iluminação, mas mesmo assim isso ia provocar alguma confusão... Depois, quando fosse para alimentá-los, ou para fazer as trocas de água, ias ter de fazê-las à noite, que ia ser durante o "dia" dos peixes Para compreenderes o tempo que deves esperar para colocar mais peixes, vê a informação deste link: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html Quanto aos peixes, acho que esses dois para esse aquário chegam, mas se quiseres podes tirá-los e comprar 1 betta splendens macho e 2 ou 3 bettas fémeas, ou deixá-los e comprar só o betta macho. Citar Cumps, Gonçalo Garcias
krushandkill Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 Sou totalmente contra a pôr Bettas em água fria. Ou manténs esses, com luz de 8 horas a 10 horas (ligar às 12h e desligar às 22h), ou compras um termostato para aquecer a água, regulas para 24 ou 26 graus e aí sim, pões um Betta. Mas ainda nem sequer tens o ciclo do azoto completo, não é lá muito bom para os peixes. Vai ao link que o Guta G deu, dá uma leitura naquilo, depois podes ir aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/search.php e escrever "Betta" e "Ciclo do azoto". Aparece muita coisa, tem muita informação espalhada aqui pelo fórum. Mais dúvidas depois, basta perguntares. Num falta aqui pessoal disposto a ajuudar quem está a começar. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
mormix Publicado: Junho 11, 2006 Autor Publicado: Junho 11, 2006 Obrigado pelas dicas. Acontece que comprei um globo de vidro para ter um peixe para o meu filho levar para a escola mas depois comecei a ver assuntos relacionados com aquas e comprei este pequeno de 20LT e meti lá 2 peixes...futuramente vou comprar um maior e farei as coisas como deve ser qualquer das formas gostaria que estes peixes vivessem o mais possivel pode ser que se aguentem até o aqua fazer o ciclo de azoto. Citar
cesar_dias Publicado: Junho 13, 2006 Publicado: Junho 13, 2006 E vai um pouco mais de lenha para a fogueira :D Um aquário de 20 litros é um pouco complicado controlar a qualidade da agua! Ou mantemos uma rotina muito certinha de trocas parciais, ou ao minimo descuido aquilo desctrola-se tudo Tive 2 aquas de 15 litros que serviam de apoio (maternidade e creche) ao de 60 litros que tinha na altura e tinha que andar sempre em cima. Agora a maternidade/creche é de 60 litros e o aqua principal é de 120. Acredita que dá muito menos dor de cabeça. Mesmo que me descuide uma semana, as variações na qualidade da água não são significativas Como se costuma dizer... o erro fica mais diluido A minha sugestão é que se possivel adquirir um aquário maior e de preferência com filtro externo pois são mais eficientes. E não são assim tão caros como isso! Um filtro interno de uma boa marca custa por exemplo uns 25,00€, eu ainda a cerca de 1 mes comprei aqui no forum um externo usado por 30 Caso não haja hipotese de arranjar um volume maior, é mesmo ter em atenção às manutenções (TPA, aspiração, etc) que não podem nunca falhar! Já agora... Não tenho nada contra os peixes de água fria, mas os tropicais dão um ar mais agradável e colorido ao aquário e a unica diferença no equipamento é um termostato apenas Citar Cumprimentos, Cesar Dias
Recommended Posts