Recommended Posts

Publicado

Tenho visto uns aquarios cujo solo é constituido principalmente por akadama. Ora eu estou a montar um aquario de 60l e precisava de ajuda em relação ao solo k vou colocar porque tenho intençoes de colocar bastantes plantas,apesar de não ter intençoes de montar um plantado.

Gostava que me respondessem a estas questoes:

Qual o melhor solo a colocar,areao ou outro tipo? Akadama da-lhe um estilo k axo bastante natural.

E ja agora devo colocar algum tipo de fertelizante? E preços dos fertelizantes e do Akadama alguem sabe? E quantidades para um aquario de 60l?

Precisava de ajuda,é que para se montar um bom aquario tem de se começar de baixo certo?

Obrigado!!

Publicado:

Mas alguem que me possa informar mais sobre os preços para montar o substracto para poder manter as plantas? é k essa também é uma grande duvida minha

Obrigado

Publicado:

ja procuraste pelo forum?

Tipo ai nesse post tens os produtos usados, vai a um site de uma loja e ve os preços, se nao tiver procura ai pelo forum. ha ai ppl a dizer o preço da akadama.

cumps

Publicado:

a Akadama deve rondar os 25€ cada saco de 15L.

Go ahead...make my day

Publicado:

Boas, tens duas marcas boas de substractos:

ADA E ELOS

Tenho os preços da elos que sao semelhantes aos da ada:

Terra Elos 5L M - 32.50

Terra Elos 5L S -32.50

Terra Elos 15L M - 75.58

Terra Elos 15L S - 75.58

Se estiveres interessado apenas em, colocar plantas sem a preocupação do plantado aconcelho um substracto da jbl ou sera (12 euros) e por cima akadama inerte, assim tens uma boa base para plantas menos exigentes yikes

Publicado:

Ainda vao ter de me explicar essa da akadama ser inerte...sinceramente nao percebo...e não é a primeira vez que o escrevo, e o pessoal continua a ser recorrente.

a AKADAMA não é inerte...é um substrato rico em MICROS e a sua composição é muito similar á composição base da ELOS ou da ADA já que a base argilosa é muito parecida sendo que estes dois ultimos são enriquecidos com MACROS!!!

se querem substratos INERTES, teem areão de rio, areões basalticos, areia, etc... mas a AKADAMA não é inerte!

E finalmente, nenhum substrato rico em macros dura para sempre...os macros acabam e as necessidades de fertilizar aparecem mais cedo ou mais tarde.

É possivel fazer plantados vencedores de concursos apenas com areão de rio e é possivel fazer plantados vencedores de concursos com ELOS ou com ADA.

É mais fácil ter plantas a crescer bem com ADA ou com ELOS, sem ter de se preocupar muito com grandes fertilizações no principio? É!

É mais fácil ter uma sopa de algas com ELOS e ADA no principio? É!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Obrigado,

resumindo tenho de colocar algum tipo de fertelizante a cobrir o fundo(12 euros)

e depois akadama certo? Mais 35 euros...

Ok,n vai ficar nada barato!!

GRRRRRRRRRRRR!!

Publicado:

Acho que estas a fazer as contas muito por cima... um aquario de 60l deve ser um 60x30x35, vai precisar de qualquer coisa como 5-7 cm de substrato, o que dá cerca de 9l de substrato....9-10l de substrato

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Ainda vao ter de me explicar essa da akadama ser inerte...sinceramente não (palavra corrigida) percebo...e não é a primeira vez que o escrevo, e o pessoal continua a ser recorrente.

a AKADAMA não é inerte...é um substrato rico em

Permite-me que te corriga, não é a primeira vez, nem segunda nem terceira vez que escrever isso. Não percebo qual é o problema que o ppl tem com o botão Pesquisar... só iam ganhar com a amizade deste.

Eu tenho um pouco de receio em usar akadama num projecto que em breve iniciar porque não vou ter plantas de crescimento muito rapido e como tal mesmo com a lenta libertação de micros na agua prevejo alguns problemas.

É preciso ver que tipo de plantado é que se quer antes de uma pessoa gastar dinheiro (que não é pouco). Por muito bom que o ada, elos, qualquer coisa seja, não quer dizer que seja bom para o que se pretende.

Pesquisem e estudem.

Publicado:
a AKADAMA não é inerte...é um substrato rico em MICROS e a sua composição é muito similar á composição base da ELOS ou da ADA já que a base argilosa é muito parecida sendo que estes dois ultimos são enriquecidos com MACROS!!!

Não são nada, pelo menos o Aquasoil da ADA não é. O que ele é enriquecido é para amolecer a água por forma a proporcionar um pH 5.5 ideal para o desenvolvimento das raízes. O que é enriquecido com macros (e não só) é o PowerSand, que se coloca por baixo do Aquasoil.

Abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Tens razão não fui especifico. meti os ADA todos no mesmo bolo... mas fi-lo porque a ADA recomenda usar os dois em conjunto, e por isso para mim, o substrato ADA é a junção dos dois produtos. Mas devia ter sido mais especifico.

Publicado:
É mais fácil ter uma sopa de algas com ELOS e ADA no principio? É!

Sim. É muito provavel se nao fizermos TPA's ou escolhermos poucas plantas no inicio ou ainda com plantas de crescimento lento.

Mas a partir dos 3 meses... fica muito mais fácil ter o aquário numa sopa de algas com Akadama. E contrariar esta tendência não é fácil para um novato ou até mesmo para alguém com já alguma experiência.

Outra vantagem do ADA em relação a Akadama que eu pelo menos sinto, é na facilidade com que se planta o aquário com água. Por vezes tenho de ajustar qualquer coisa no aquário e com Akadama vejo-me grego em sitios mais apertados para conseguir plantar. Com ADA parece manteiga, é sempre siga.

Acreditem que isto é muito importante, não pelo grau de dificuldade da operação... mas simplesmente pela nabice e falta de paciencia que muitas vezes temos. :P

Abraço,

logo.jpg
Publicado:
Acreditem que isto é muito importante, não pelo grau de dificuldade da operação... mas simplesmente pela nabice e falta de paciencia que muitas vezes temos.

estou plenamente de acordo com o que foi dito pelo membro Ricardo Pinto....

tenho o meu aqua com AKADAMA e por vezes sinto essa dificuldade...

aquando das podas faço os possiveis para não me enervar muito....mas de facto é preciso muita paciencia...

fiquem bem....

teste6uk.png

cumps

Manu33.

Publicado:

Qual akadama :P a normal ou a extra-fina :wink:

Publicado:
Qual akadama :D a normal ou a extra-fina :D

Exacto! Tenho a extra-fina no aquário de 60 cm e posso dizer que a textura, granulometria e facilidade de plantar é igual ao Aquasoil ( sim, já tive aquasoil também) :D

Quanto a nutrientes, capacidade de amolecer a água ( o akadama também o faz e muito bem) e capacidade de reter iões da coluna de água, o Aquasoil leva vantagem. Daí que, senão fosse um investimento tão puxado, era Aquasoil nos aquários cá de casa. Quem sabe um dia destes... :wink:

Publicado:
Qual akadama :D a normal ou a extra-fina :D

Sei lá... acho que era a própria para bolos e cozinha :D :wink:

Abraço,

logo.jpg