Recommended Posts

Publicado

Sou um pouco novato neste belo hobby que é a aquariofilia no entanto já tive 3 aquários, 1 de 80x40x35, 1 de 90x50x35 e finalmente 1 de 120x70x50, os 2 primeiros foram adquiridos por precipitação, no entanto não queria fazer mais nenhuma asneira ou precipitação.

Quero montar um aquário de Discus e plantado.....eu sei, tenho pouca experiência, mas eu vou arriscar.

Gostaria que alguém me ajuda-se com algumas duvidas:

1 - Tenho 2 filtros externos um Rena de 1350h e um Eheim de 1050h.

Devo colocar os dois ou não?

2 - Devo colocar substrato ou placas de fundo e a correspondente bombas de aspiração/circulação.

Aguardo ajuda,

Publicado:

Boas. Bem-vindo ao hobby ou melhor um bom regresso.

Certamente que o pessoal mais especializados nos "jardins" lhe darão umas dicas mais detalhadas sobre os mesmos mas cá fica a minha opinião.

Antes de mais deve ler (se ainda não o fez) este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36380.

Quanto aos filtros, na minha opinião filtragem nunca é demais (está lançada a polémica 8) :D ). O facto de possuir os dois filtros permite-lhe jogar com as matérias filtrantes e com os intervalos de limpeza, garantindo assim que pelo menos um deles está a trabalhar em pleno. No entanto é de ressalvar que as plantas usualmente não gostam de correntes muito fortes. Não é caso insólito nos setup's descritos no forum, pessoas que optaram por dois filtros.

Quanto ao substrato, este é útil no arranque dum plantado (não sendo obrigatório) principalmente para iniciados neste campo, permite-lhe alguma margem de erro na aprendizagem de como tratar um plantado, fornecendo os nutrientes necessários enquanto não chega à "fórmula mágica", fruto da experiência acumulada.

Placa de fundo fora com ela, acumula detritos, as plantas não se dão bem com ela e para colónia de bactéria está lá o filtro. Não a ponha.

Espero que estas dicas o ajudem. Vá colocando as suas questões/dúvidas e boa sorte.

launch1au.gif

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Publicado:

Se queres um plantado, em primeiro lugar aconselho-te a ler muito aqui no forum sobre isso, incluindo a colocação do substrato que é o primeiro passo importante para o sucesso.

Quanto aos filtros e como estamos a falar de um plantado, eu arriscaria a colocar só um, mais do que suficiente para esse volume. Se depois achares que a filtragem não se faz da melhor maneira, o que duvido, então colocarias o 2º já que o tens disponível 8)

Há muitos bons tópicos sobre plantados aqui no forum, por isso mãos à leitura :D

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Muito obrigado pela vossa ajuda, no entanto uma das minhas duvidas mantem-se na minha cabeça, uma vez que existe pessoas que dizem que um filtro é o suficiente e outras dizem que basta apenas um, para mim todos têm razão no meu entender, o problema é que eu não sei o que fazer.

Relativamente ao substrato, já está defenido que vou coloca-lo, apenas tive uma "má experiencia", com o substrato, cada vez que é necessário trocar alguma planta lá vai a mesma história......tudo turvo.

Vou ter mais duvidas de certeza...... e ai vou-vos chatear novamente.

Mais uma vez obrigado.

Publicado:

Boas

O aquário tem 120*70*50 o que dá 420L brutos.

Assumindo esse valor parece-me que o filtro rena (1350L/h) será mais apropriado e sendo o aquário para plantado e Discus , não me parece que seja necessário ou mesmo conveniente usar 2 filtros.

Tanto os discus como as plantas não são grandes apreciadores de correntes fortes por isso não vale a pena colocar os 2 filtros em funcionamento.

É pelo menos a minha opinião.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas,

Pois a meu ver e contra a opinião geral ,deves colocar os 2 filtros.

1º - Os discus fazem bastante lixo

2º- podes fazer limpezas periódicas sem interferir muito com a colónia de bactérias se limpares um filtro de cada vez

3º- essas limpezas podem ser mais distanciadas entre si.

4º- os discus exigem uma boa filtragem

5º -o caudal dos respectivos filtros pode ser sempre regulado

Conclusão

Eu optaria por 2 e não por um (Só benefícios)

Eu tenho em aquário de 240 l com plantas e discus e com 2 filtros de 1100 l cada e não me parece nada de mais, antes pelo contrário.

Para terminar nunca me morreu nenhum discu arrastado pela corrente

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!